sábado, 3 de setembro de 2011

Receitas Oficina de Faxina Ecológica

Olá pessoal,
como prometemos vamos colocara aqui no blog, ao longo das próximas semanas algumas receitas básicas de produtos e soluções para cada um de vocês adotar uma postura mais consciente em relação ao ambiente na hora de limpar a casa. À medida que a semana for avançando, você pode procurar o marcador faxina ecológica e lá localizar todas as receitas. De modo a facilitar as buscas vamos organizar os posts por categoria de limpeza.
Para inaugurar o tema:

LIMPEZA DA COZINHA

Solução para desentupir a pia
Coloque uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio em pó direto sobre o ralo da pia,acrescente meia xícara de vinagre de álcool, deixe borbulhar, você vai perceber que essa mistura produz gás e vais escorrer para dentro da pia, deixe agir por pelo menos meia hora, sem abrir a água sobre a solução. Se o problema persistir, repita a operação, o ideal é fazer isso pelo menos uma vez por semana.

Para evitar cheiro na geladeira
A geladeira, à medida que usamos acaba adquirindo o cheiro de muitos alimentos, para evitar que isso ocorra coloque dentro de um pote furado (de preferência com tampa também furada) um pequeno pedaço de carvão de churrasco. Ele vai absorver todos os cheiros, mas deve ser trocado a cada 15 dias.

Para limpar o fogão
Use um produto que chamo de" limpa -tudo": 04 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. Acrescente uma colher de sopa de vinagre de álcool, uma colher de sopa de suco de limão (dissolve a gordura).

Microondas
Coloque uma jarra refratária contendo uma xícara de água e duas rodelas de limão ( ou um copo transparente não coberto). Ligue por dois minutos na potência máxima e pronto, adeus odores desagradáveis no microondas. Se o micro contiver respingos de colida no interior, antes faça uma limpeza com a solução "limpa-tudo" descrita acima antes de remover os odores.

Como prometido ao longo da semana colocaremos outras receitas no ar.
Bom final de semana!

8 comentários:

  1. Déia, foi super útil a oficina! Tiramos muitas dúvidas e aprendemos muitas novidades. Já fui no Pedralli comprar os ingredientes das receitas para colocá-las em prática! Estou no aguardo das próximas. Aproveito para encaminhar uma receita de repelente de mosquitos que é fácil de fazer e funciona. Aí vai:
    1/2 litro de álcool;
    1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
    1 vidro de óleo de nenê (100ml)
    Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
    Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
    Passe nos braços e pernas e o mosquito foge do cômodo.
    O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
    O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos.

    ResponderExcluir
  2. Legal pessoal esse Movimento Mais Cantegril está a mil,que belíssima oficina,aprendemos a preservar recursos,usando material de limpeza ecológico.Legal o Alexandre síndico da IV prestigiar.Parabéns a todos

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a oficina....produtos baratos que não agridem o meio ambiente, fáceis de encontrar.....

    Achei a participação do síndico da fase 4 importante pois mostra que ele quer interar com o condomínio e principalmente com os moradores.

    Por favor....sigam essas oficinas...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia e as receitinhas já estou testando!
    Parabéns pela iniciativa.
    Abs Lylyane

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não pude participar da oficina,mas achei a iniciativa muito interessante. Em casa e no meu trabalho como Organizadora de Ambientes já venho utilizando alguns produtos de limpeza que eu mesma fabrico.Em agosto participei de uma oficina de fabrição de produtos para Faxina Ecológica na Casa de Cultura de POA com um ambientalista canadense. Ele tem um livros com receitas, dicas e informações muito interessante que pode ser comprado na lojinha da Casa de Cultura:"A Casa Limpa da Faxineira Ecológica" Denis Beauchamp.Em breve algumas dessas dicas e receitas estarão disponíveis no meu blog:organizarcomarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde,
    Excelente idéia de assunto para o Blog.
    Acredito que esta idéia possa ser difundida em outros condomínios.
    Convido a participarem do Forum Condomínios.
    Um local livre de boa convivência onde é possível trocar idéais sobre seu condomínio e conhecer as demais situações vividas em outros condomínios.
    Visitem: http://condominios.freeforums.org

    ResponderExcluir
  7. Olá....

    Coloquei o carvão em minha geladeira e é maravilhoso...

    Obrigada pela dica e continuem esse trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. - Olá !
    - Gostei da receita da Paula e vou testá-la. Gosto muito do cheiro de cravo.
    - Pretendo, inclusive, divulgar algumas receitas (Jornal Cantegril). Em breve, vou conseguir uma receita de sabão líquido com um ex colega de trab.

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.