Correio do Condômino

Amigos, clientes, admiradores das pimentas e chocolates
o PIMENTA COM ARTE DESEJA A TODOS

Desejamos que a emoção de viver caminhe na busca da realização dos sonhos de cada um 
contribuindo para o coletivo em que vivemos!!!!!!
Abraços a todos
CRistiane e Demetrius



15 comentários:

  1. Oi Pessoal,
    Acho que vocês podem me ajudar através do blog.
    Estou procurando diarista para trabalhar dois dias na semana. Se puderem divulgar agradeço, pois de repente alguém conhece quem esteja procurando.
    Moro na Mogno (fase 4) e gostaria que essa pessoa também morasse em Viamão.
    Desde já agradeço.
    Cristina
    c_martin@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, na semana passada ainda recebi um pedido de uma moça que quer trabalhar como empregada ou faxineira. Tenho o telefone dela. Não a conheço, mas o seu esposo prestou serviço para mim. Estou em férias mas retorno dia 27. Se quiseres, podes me ligar para eu te repassar o numero.
      Maria Paula.
      cel: 99.69.69.24

      Excluir
    2. Olá, eu estou procurando uma faxineira para 01 dia por semana, se alguém souber, por favor me avise.
      Obrigada
      Andrea (Pau Brasil) Fase II

      Excluir
    3. ola trabalho no cantegril fase 4 rua mogno 922 toda sexta feira to la fico só em casa e meu fone é 84764231 ana paula e tenho alguns dias disponiveis se precisares

      Excluir
  2. Ao Grupo do Mais Cantegril

    Confesso que não sei se este é canal que devo expor minha ideia. Como sou assíduo leitor deste blog e comungo com tudo que vem sendo defendido pelo grupo, gostaria de comentar o seguinte.
    Nosso Condomínio "Condomínio Cantegril Fase II" é um dos mais beneficiados pela natureza devido sua área, diferente do Fase III, pois temos uma mata nativa que protege um minguado arroio na divisa entre os dois condomínios. Esta mata, segundo me consta, é uma reserva do IBAMA, mas tenho observado que isto não vem sendo observado por moradores e pelos novos adquirentes de terrenos no condomínio. Sei que quem compra terreno quer construir e o tamanho deles não comporta uma série regulamentos internos de nosso Plano Diretor.
    Este ano é o terceiro Fórum dos Pensamentos que participo sendo esta edição de 2012 toda voltada a proteção ambientalista. Os dois últimos conferencistas, Arquiteto Cameron Sinclair e o Economista Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá, defendem o emprego de recursos naturais e a humanização das cidades com mais espaço para laser como o alargamento das calçadas e criação de ciclovias. Penso que tudo isso poderíamos fazer em nosso condomínio que ainda é jovem.
    Mas uma das coisas mais importantes, e é esta que gostaria de colocar em pauta neste blog, é do Condomínio começar um plano de compra de terrenos para criar praças e reflorestar nossa áreas. Defendo a ideia, se for o caso, de criar um fundo especifico para recompra de terrenos, principalmente aqueles nas costas dos arroios e ai realizarmos o replantio de árvores nativas e com isso, quem sabe, trazermos de volta os Bugios, os Lagartos, as Preás e outros animais que nos abandonaram em razão da urbanização.
    Fica o assunto para discução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da iniciativa. Definir áreas verdes e reflorestar com as nossas espécies nativas é interessante. Isso valoriza e ao mesmo tempo resgata as características originais do nosso Condomínio. Começamos como um clube campestre .... que depois virou clube + condomínio que conciliava mata nativa com área residencial. Como o condomínio cresceu bastante ... perdemos um pouco a medida, ou seja, há (na minha visão) perda intensa na área verde e priorização da área residencial. Loteamentos, interesses, negócios, etc. sem pensar de forma equilibrada. Vou mostrar no meu site que é possível preservar e ao mesmo tempo construir no Cantegril. Precisamos apenas de regras claras e de cumprimento das mesmas. Conscientização das pessoas tb é fundamental. Procuro fazer a minha parte ... considero que já fiz bastante, mas ainda vou fazer mais. Tenho elaborado laudos de cobertura vegetal por aqui e sempre aproveito estas oportunidades .. para me aproximar dos clientes. Converso, uso argumentos e quase sempre consigo convencer os nossos futuros moradores (aqueles que estão ainda a remoção de vegetação para a construção da casa) a preservar boa parte da vegetação sem deixar de contruir. Normalmente a bordadura dos lotes pode ser utilizada para a preservação. Em geral costumo definir junto com o cliente pelo menos uma fachada na bordadura ... na qual ele poderá manter algumas nativas. Repito !! Vou mostrar isso no meu site e provar para as pessoas que é possível.
      Porém, considero fundamental .... antes de começar a executar esta idéia ... verificar junto a prefeitura se existe Reserva Legal devidamente averbada no Cantegril. Se existe ... quando é que ela foi definida?? Se foi definida há muito tempo atrás ... é quase certo que ela está desatualizada, pois deveríamos ter 20% de Reserva Legal. Na medida em que a área residencial cresce ... deveria crescer também a área de Reserva ... ñ concorda?? Até porque houve um avanço significativo na nossa mata devido aos loteamentos e ... consequentemente construções. Há diversos proprietários que simplesmente limpam o terreno 100%, ou seja, fazem terra arrazada para depois construir. Isto REALMENTE ... não deveria ser permitido. Já falei com o pessoal do blog e se a equipe de meio ambiente (que foi formada na F2) quiser dialogar comigo .... estou à disposição. Tenho idéias que poderiam facilitar essa reposição gradual de espécies nativas no nosso Cantegril.

      Augusto Alves Graeff

      Excluir
    2. Augusto

      Obrigado por defender junto comigo esta causa. Gostaria que você me enviasse o endereço do site que fazes referencia no post, para que eu pudesse acessar. Acredito que são poucos os moradores e proprietários que pensam da mesma maneira, que estejam preocupados com a preservação da natureza. Hoje mesmo passei na Rua Canjerana e terrenos que possuem nos fundo um córrego, foi totalmente desmatado, pior ainda, colocaram uma placa de Vende-se. O Condomínio não poderia permitir este tipo de devastação, vá que o novo proprietário quisesse aproveitar as árvores.
      Como podemos criticar a destruição da Floresta Amazônica se no nosso alcance esta sendo feito a mesma coisa e nada fazem?
      Muito obrigado pelo brilhante comentário e vamos continuar nesta campanha, quem sabe uma hora destas “O Mais Cantegril” posta uma matéria específica sobre o tema, e tome a si esta bandeira.

      Dirceo Stona

      Excluir
    3. Sou moradora da fase IV e quando decidimos construir a nossa casa no Cantegril planejamos para preservar uma área natural, temos um terreno com a mata nativa totalmente preservada, e no outro no qual está a casa também preservamos uma boa parte. Acontece que nos terrenos atrás da minha residencia, Fase II há nascente, lutei muito para que essa fosse preservada, acionei o Município, o Estado e etc. na ocasião e simplesmente a SEPLAN permitiu que a vegetação de 5 unidades fosse retirada por uma construtora, foi terra arrasada. A nascente é muito grande, e as garças, gambás, aves, lagartos e etcs perderam casa, abrigo, espaço onde conseguiam seu alimento. Hoje por aqui só aves usam nosso pátio como dormitório e os gambás que tanto cuidamos, vizinhos estão envenenando. Fico muito triste com isso, e não consigo entender como pessoas que escolheram viver aqui retirem toda a vegetação e ainda matem animais. Gostaria muito de conhecer pessoas que assim como eu tenham profundo respeito por todas as formas de vida, que compreendam que qualidade de vida só é possível quando o humano e a natureza estiverem integrados. E sobre as flores nativas, há anos faço registro fotográfico sobre elas e, a cada nova estação Mamãe -Natureza me afaga com a beleza de novas formas e cores... Mas elas "quase já não existem", a urbanização vem violenta, intransigente, cruel... A esperança é que mais pessoas possam despertar com consciência, amor e respeito por tudo que existe de natural nesse pequeno mundo que habitamos...

      Excluir
    4. Também sou morador da Fase IV e fiquei muito alegre de que existam pessoas nas Fases II e IV que demonstrem preocupação com o meio ambiente, como eu. Há mais de quatro anos morando aqui, vi matas e matas nativas sendo derrubadas (inclusive esta dos cinco terrenos, na Rua Pau Brasil - nome nobre). Além do lagarto, do gambá e muitos pássaros, no meu terreno já cruzaram o ouriço e o tatu-bola e no mínimo quatro espécies diferentes de roedores. É muito difícil defender os animais e as plantas nativas por aqui. Estou tentando defender algo mais simples e que depende de cada um de nós: o passeio (a calçada) e encontro uma dificuldade incrível. Escrevi um artigo sobre os aspectos legais do passeio e que faz parte do logradouro e tem por objetivo o trânsito de pedestres. O número de carros aumenta, com as novas casas, meu cachorrinho foi atropelado e quase morreu e a gente não consegue passear a pé, pelas fases IV e II, sem que seja pelo meio da rua. Até que alguém seja atropelado e seriamente ferido, não vamos fazer nada? Quem desejar cópia do meu trabalho, com algumas fotos de passeios intransponíveis, favor solicitar para o meu email: rcorte.real@hotmail.com
      Renato Côrte Real
      Rua Mogno, 757 - Fase IV

      Excluir
    5. TRABALHO NOSSO, SOBRE "AS CALÇADAS OU PASSEIOS NO CONDOMÍNIO CANTEGRIL", FOI PUBLICADO E PODE SER ACESSADO NO NOSSO BLOG: http://renatocortereal.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Rosângela S. da Silva3 de outubro de 2012 às 10:13

    No dia 30/09/2012 (domingo)passado, quando estava saindo da garagem de minha casa, faltou energia elétrica, o que ocasionou a parada do portão eletrônico e consequentemente, bati com o brack-ligt do meu veículo no portão da garagem, danificando-o.
    Como fiquei sabendo, que segundo legislação vigente, a CEEE tem que indenizar danos causados pela falta de energia elétrica, quero saber como devo proceder para ser ressarcida do dano.
    Atenciosamente,

    Rosângela S. da Silva,
    Rua Carobá, 80 - Fase II.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Eu sou Leila Moraes, moradora da fase II (Pau Brasil). Gostaria de saber como participar do bazar que ocorrem eventualmente no cantegril.
    Meu email é leilamioto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila. Os bazares que queres participar são os que ocorrem no Clube? Nós, do Blog, não sabemos te informar sobre os eventos do Clube nem os que acontecem dentro das fases do Condomínio. Geralmente as pessoas nos mandam os convites e então divulgamos. Mas certamente, terás informações sobre os bazares entrando em contato com a secretaria do clube, lá eles te darão a programação, datas e contatos.
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir

  5. Amigos do blog, BOA NOITE!
    Preciso da ajuda de todos. Por favor, compartilhem esta história com seus amigos, conhecidos, enfim.
    Conheci, há pouco mais de uma semana, uma linda amiga de quatro patas (cadela de aproximadamente 11-12 anos). A família com a qual morava, na fase 4, mudou-se e, por motivos que desconheço, a deixaram na casa onde moravam. Na verdade deixaram 2 cães, nossa amiga e um outro que acabou morrendo. Quanto à nossa amiga, o estresse da solidão a abalou seriamente. Sozinha, adquiriu doença de pele e infecção no ouvido e, por isso, precisamos levá-la ao veterinário. Lá, o diagnóstico de estresse profundo, devido a situação da abandono. Estresse que causou os problemas com os quais tem convivido e, agora, estão sendo tratados. O tratamento veterinário está em andamento (medicação, banho), no entanto, precisamos encontrar um novo lar para nossa amiga. Ela não pode permanecer morando sozinha. Há uma vizinha que a alimenta, aliás graças à esta pessoa de bom coração nossa amiga ainda está viva. Mas ela precisa de calor humano, de um novo lar, de pessoas que a acolham com carinho.
    Adoraria ficar com ela pois é um doce, temperamento super dócil mesmo...mas temo porque já tenho 4 cães em minha casa, sendo 2 cadelas que são um pouco agressivas.
    Por isso estou pedindo a ajuda de vocês meus vizinhos. Se não puderem adotar nossa amiga, se não conhecerem ninguém que possa, por favor, compartilhem esta história. Tenho certeza de que com a ajuda de vocês encontraremos uma lar para nossa amiga.
    Estou à disposição e. repito, tenho fé que conseguiremos, juntos, ajudar nossa amiguinha...contato para fotos da amiguinha pelo e-mail: mipapuc@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gente, quero comunicar que nos dias 03, 04 e 05 de Dezembro de 2013, das 09:00 h ás 22:00 h, ocorrerá a Feira Literária de Viamão (Feira do Livro de Viamão), em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Haverá stands com temas diversos, com shows musicaisl, Apresentação de Danças, Apresentação teatral, Sessões de Cinema, Palestras com escritores, autógrafos, e muito mais. Relaização da Prefeitura Municipal de Viamão, Secretarias e parceiros. Queremos que este seja um grande evento e que Viamão passe a ter este evento tão destacado quanto ele é em Porto Alegre. Aguardaremos todos vocês! Não Percam!

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.