quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HALLOWEEN

A festa de Halloween está chegando. No dia 31 de outubro – neste ano será numa 2ª feira – é comemorado o Dia das Bruxas. Esta não é uma festa que esteja ainda totalmente incorporada em nossa cultura, mas cada vez mais estamos assimilando esta comemoração importada principalmente dos Estados Unidos.

Em nosso condomínio tem sido usual a comemoração do Halloween e tem sido bastante divertido a participação das crianças e a ‘caminhada pelo condomínio’ realizada também pelos pais e adultos que acompanham seus filhos nesta divertida brincadeira.

Cabe salientar que, justamente por esta não ser uma comemoração de nossa cultura, muitas pessoas não lembram a data e são surpreendidas pela manifestação juvenil de crianças e jovenzinhos fantasiados pelas nossas ruas pedindo ‘gostosuras’. Para tanto, é oportuno lembrar que devemos orientar nossas crianças a chegar às residências com calma e educação, pois no afã da excitação, algumas crianças se excedem, e por isso, nós devemos orientá-las. É importante pedir que batam com calma nas portas e campainhas, que respeitem os jardins, que entendam quando alguém não está em casa ou não quer participar (este também é um direito) e busquem as gostosuras em outras casas... Sem esquecer-se de colocar o lixo das balas em sacolas que carreguem consigo ou nas lixeiras, mantendo a limpeza e beleza de nossas ruas e praças.

A maioria dos moradores já está aguardando pelas crianças com balas e pirulitos e participam da comemoração com entusiasmo...

As crianças se divertem, e nós também, ao vê-los tão entretidos e alegres com suas fantasias, ganhando as gostosuras e usufruindo da delícia que é ser criança.

A nós cabe também a delícia de passear pelo condomínio, encontrar os vizinhos, acompanhar e orientar nossas crianças e nos divertirmos com elas. Isto é de uma riqueza que, como reza o comercial televisivo, não tem preço.

Então pessoal, abasteçam suas casas com doces e aguardem pelos bruxinhos, fantasminhas, etc... E bom divertimento a todos. Nós já estamos nos aprovisionando com as balas.....

5 comentários:

  1. Ao Grupo Mais Cantegril

    Achei muito pertinente esse texto sobre a festa das bruxas. Espero que seja lido por pais que acompanharem seus filhos no dia que tiver essa festa.
    Há uns 3 anos fui forçado a colocar cerca em meu jardim pois um bando de crianças pisoteou minhas flores estragando um mês de cuidado pedindo gostosuras que eu não tinha. E os adultos que os acompanhavam nada fizeram. Isso sem falar nos papéis das gostosuras que deixam pelo caminho.
    Por favor, pais, este ano cuidem o jardim dos outros para que não precisem gastar como eu fiz.
    É a primeira vez que participo deste blog, e estou aqui para parabenizar o texto.

    José Carlos – Morador da Pinheiros

    ResponderExcluir
  2. Vizinhos

    Desde que as comemorações do dias das bruxas chegou a o nosso condomínio preparo-me com balas.
    E acho ótimo que este texto esteja circulando em nosso condomínio. Sempre saia com meus filhos, mas notava que alguns pais não tinham o mesmo cuidado que eu ao pedir aos filhos que batessem educadamente as portas, cuidassem o jardim, não se empurrassem, não ofendessem moradores que não tinham, ( é...infelizmente isso acontece com algumas crianças educadas do condomínio). Ano passado até o transito na pracinha foi um horror, as crianças atacando carros nas ruas, podendo até gerar algum acidente.
    Parabéns Mais Cantegril pelo trabalho de incentivo e ao mesmo tempo preocupação com todos.

    Adriana - fase 2

    ResponderExcluir
  3. PS - não sou contra a festa, sou a favor.

    Mas esta tem que ser monitorada para não prejudicar outros moradores.

    Adriana - fase 2

    ResponderExcluir
  4. Vizinhos
    Venho participando da festa das bruxas cuidando minha filha Ana Luiza. Realmente nessa comemoração que é bater de casa em casa as crianças ficam afoitas, pois uma quer pegar mais doces que as outras. Há uns 4 anos atras no empurra empurra um criança machucou o pé tendo de usar tala. Tem crianças menores que não participam do empurra empurra e não ganham doces, pois ficam por ultimas.
    E tem moradores que não querem participar, não gostam e temos de respeitar ao invés de ofendê-los como já vi acontecer. Os jardins também temos de orientar para eles não passarem por cima. Estava na praça ano passado e as crianças saltavamm a frente dos carros podendo provocar um acidente.

    Particularmente não sou fã dessa comemoração por esses motivos. Mas ela está aí e minha filha gosta de participar, então oriento seu comportamento junto aos outros.

    Gilmara de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Acho muito interessante a movimentação e animação das crianças e de seus pais.

    Aproveito pra informar e lembrar que em 2005 foi instituído o Dia do Saci no Brasil, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween, Dia das Bruxas, famosa festa de origem anglo-saxã comemorada nos Estados Unidos. O Dia do Saci é um movimento para a defesa dos mitos brasileiros comemorado no dia 31 de outubro, O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal O Estado de São Paulo. Com o título de "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", Lobato colheu respostas dos leitores do jornal que narravam as versões do mito, no ano de 1917. O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra Saci-Pererê: resultado de um inquérito, primeiro livro do escritor.

    Mais informações e curiosidades acesse www.clubedasombra.com.br

    Vou ficar na torcida para que na minha casa apareçam muitos Sacis.

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.