segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A pedido, publicamos a carta do vizinho Pedro Costa

Olá gostaria de relatar um fato não muito agradável para nós todos, que moramos na fase 2. Um casal que acabara de comprar uma residência estava comemorando a aquisição de seu bem junto com amigos na rua pitangueiras,71, no sábado 25 de fevereiro, por volta das 3h da manhã perceberam uma movimentação em frente da casa, abrindo a janela viram um grupo correr. No outro dia se depararam com uma cena não muito digna, que envergonha a todos, seu automóvel um Renault Scenic foi riscado toda a lateral. Isso os fez pensar se estavam vindo para o lugar e que teriam um mínimo de tranquilidade e se seu investimento que não fora baixo tenha valido a pena. Sugeri a ambos fazer uma ocorrência policial e buscar junto a administração uma maneira de acionar o seguro do condomínio para pelo menos amenizar o seu prejuízo.
Já algum tempo tenho notado falhas em nossa segurança,no dia 8 de janeiro passado (domingo) registrei no livro de ocorrência a falta de um funcionário encarregado de turno que não estava no posto e que no turno não houve ronda de moto (não recebi ainda nenhuma resposta da administração sobre esse fato) há também uma grande rotatividade com relação aos nossos funcionários é difícil mantê-los, isso também contribui para que ocorram falhas. Minha esposa que trabalha até tarde,no computador notou que ronda de moto á noite é reduzida.
Penso que todos os moradores deveriam colaborar com nossa segurança relatando em livro as possíveis falhas ou conduta irregular tanto por parte de dos condôminos, como de funcionários que devem ser bem treinados e escolhidos para atender as demandas que aumentam a cada dia.
Pedro Costa
Pitangueras, 25

23 comentários:

  1. Prezados Vizinhos e Condôminos,

    Este blog do 'Mais Cantegril' está sendo o mais verdadeiro veículo de comunicação da nossa coletividade pela liberdade de expressão, transparência, respeito e propostas construtivas.
    Infelizmente, estamos com diversos problemas e pouca ou nenhuma assembléia.
    Sugiro que todos pressionemos em livro e por carta a realização de assembléia para discussão prioritária dos problemas de segurança, instalação de câmeras, incremento das rondas e outros assuntos atinentes à segurança.

    Rafael Mottola Rocha.
    Q30

    ResponderExcluir
  2. Tive minha casa arrombada duas vezes este ano. Na primeira vez comuniquei o fato na portaria e nada fizeram. Na segunda vez, levaram tudo que puderam.
    Foi no mesmo dia que reclamei para o sindico que haviam cortado a água. Este atendeu-me prontamente encaminhando um hidraulico, que constatou que "alguém" havia fechado o registro. Coincidentemente no dia seguinte a casa foi arrombada. Nesta segunda vez não registrei nada no condomínio porque não resolve, é perda de tempo e até tenho receio de possíveis reflexos na segurança, caso venha a reclamar.

    E a segurança, está recebendo pra fazer o quê?

    Pagamos condomínio, mas o serviço de segurança está precário. Tem dias que não se vê o guarda circulando.


    Francisca Reis
    81872081

    ResponderExcluir
  3. Há duas semanas atrás telefonei para a portaria para perguntar se eles teriam uma indicação de uma pessoa que pudesse me ajudar numa faxina no meu sótão, seriam por 4horas de trabalho comigo e eu pagaria bem. Quem me atendeu foi o Vitor e ele me pediu 5 minutos para me dar uma resposta. Até hoje ele não entrou em contato comigo, já passei de carro por ele e não obtive qualquer retorno.
    Acredito que no mínimo ele deveria me telefonar e dizer: não encontrei ninguém.
    Seria uma atitude de consideração e respeito comigo da mesma forma que tenho em relação a todos os funcionários da segurança e demais funcionários do condomínio.

    ResponderExcluir
  4. Vamos ficar atentos! Nosso condomínio não pode se tornar um palco de "brincadeirinhas" protagonizadas pelos adolescentes riquinhos enfastiados.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Rafael, é preciso fazer pressão por uma reunião com os síndicos cobrando os problemas de segurança que estamos enfrentando. O pior é que fica claro que são pessoas do próprio condomínio que estam protagonizando estas cenas lamentáveis. No facebook, o pessoal tem reclamado e querem uma reunião também. Ao que parece configura-se um desejo geral, porém, não estamos conseguindo articular esta reunião. Os assuntos meio ambiente, segurança, clube estão caindo de maduros.

    ResponderExcluir
  6. Embora concorde com a lógica que diz: Que mundo vamos deixar para os nossos filhos, me preocupo muito mais com "Que filhos vamos deixar para o mundo?". Os PAPAIS E MAMÃES tem sim a obrigação de dar um jeito no vandalismo de adolescentes e nem tanto. Claro que a segurança tem que funcionar, mas chegar ao absurdo de os próprios filhos de moradores detonarem o espaço que é de todos??? Temos que pensar na fauna e na flora...claro. Mas e as pessoas??? Ficam em que grau da hierarquia de prioridades aqui?? As pessoas vêem para vier aqui para ter o contato com esta bela natureza, mas também precisam de um espaço de respeito mútuo.Se não há respeito entre as pessoas, o que esperar delas em relação ao resto, ao meio ambiente inclusive??? É para pensar. E PAIS, DIGAM NÃO SE FOR NECESSÁRIO. Chega de folgados fazendo o que querem.

    ResponderExcluir
  7. Lamento saber que são filhos de moradores destruindo o que seus vizinhos estão construindo.
    Quanto a administração nada fazer não é de se admirar.

    Adriana - Fase 2

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    Fico estarrecida em saber destes atos de vandalismo no noso condomínio.

    O que eu tenho notado muito nos últimos tempos é a enorme quantidade de caminhões de grande porte que circulam pela Rua Pinheiro na Fase II, e diga-se de passagem em alta velocidade, consequentemente freiam em cima do quebra molas que existe em frente a minha casa.
    Meu medo é que qq dia um desses caminhões se desgoverne e adentre uma casa.
    Antigamente um guarda de moto seguia tais caminhões inibindo assim, o excesso de velocidade, mas ultimamente eles circulam livres como se as ruas internas do condomínio fosse a RS 040.
    Elisa
    Pinheiro, 340

    ResponderExcluir
  9. Acredito que temos de tomar atitudes mais eficazes com relação a depredações. Minha casa foi brindada com ovos no Haloween.
    Tenho duas casas. Ambas obedecem a um proposta ecológica: Aquecimento solar, coleta de água da chuva para lavar calçadas e molhar plantas, fossa séptica especial (conhecida como 3 águas). Meu terreno, quando foi retirada a capoeira ficou nu. Plantei diversas árvores, que estão crescendo e embelezando, além é claro, do benefício para o meio ambiente.
    Sds.

    Maria Elsi Prestes Jacques

    ResponderExcluir
  10. Parabenizo o MAIS CANTEGRIL pelo trabalho sério de informação e transparência. A administração sabendo desses fatos deveria sim relatar aos moradores o que realmente ocorre em nosso condomínio. Não quero gerar estado de pânico, mas são fatos gravíssimos e não me deixam mais seguro de deixar minha casa sozinha. Que as pessoas relatem aqui no Mais Cantegril os problemas que tem, pois só assim saberemos como está o nosso dia a dia. No momento presencio muitos agentes de portaria novos, parentes meus dão somente boa noite aos guardas e entram tranquilamente, serviços quando vejo batem a minha porta, não recebo ligação, adolescentes andando de motos, caminhões em velocidade elevada. Moradores já não vão ao livro. Para que? Não adianta. Como relatado em comentários... Então registremos aqui nossas inseguranças e insatisfações, e que as pessoas que hoje reclamam abertamente aqui que o façam nas assembléias. Onde andam as comissões apresentadas na assembléia.... Nunca recebi informativo dizendo que tais comissões aguardariam moradores em reuniões. Nunca recebi a data das reuniões do conselho como havia sido colocado em assembléia de 3 ou 4 anos atrás.
    QUERO SABER O QUE ACONTECE NO MEU CONDOMÍNIO....ELE É MEU TAMBÉM...Preciso saber se ainda estou morando em um local seguro.

    Ricardo -Fase 2

    ResponderExcluir
  11. Sobre relatar ocorridos em reunião. Na reunião que participei, tentei levantar a mão para falar, nos pediram para aguardar o término de toda pauta para fazer nossas observações. Fato que no final foi cômico, se tinha 12 pessoas era muito, todos já tinham se retirado. Comentei sobre o furto da bicicleta, na ocasião e o ex síndico me disse que ja sabia até quem era, no etnanto até hoje aguardo me contarem.... Olha fazem da gente uma piada e isto tem me deixado muito aborrecida, não vou pedir pra pintar a parede riscada, pois ainda tenho tinta e posso muito bem fazer isto, mas quero que descubram que esta quebrando vaso, floreiras, riscando em carro, jogando ovos nas fachadas e façam alguma coisa, isto pra min é vandalismo e não tem espaço pra este tipo de comportamento aqui.

    Silvia MAhlmann
    Caroba 327

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvia, não podemos deixar que estas situações nos desanimem ou intimidem. Ir às assembleias, falar, votar, são direitos de todos. Só assim poderemos mudar este quadro de inoperância que estamos vivendo aqui dentro. Vamos fazer valer nossa voz e tem que ser pessoalmente. Não precisamos que outros se posicionem por nós...
      Vamos lançar uma campanha: PROCURAÇÃO - TÔ FORA!
      Que achas???
      Paula
      Fase 2

      Excluir
  12. Estou negativamente surpresa com tudo o que estou lendo aqui. Que horror, onde vim morar? num local prestes a se tornar um cortiço, por conta da atual administração? Estou completando um ano morando aqui no Condomínio. E depois que esta administração foi eleita parece que tudo piorou. E ainda pior: foi eleita pela maioria dos moradores. É contraditório.
    É de responsabilidade da administração, sim, tomar atitudes concretas de segurança, entre outras coisas, começando por ouvir os moradores.
    Sergio e Roze, Fase II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados vizinhos. A atual administração, como as anteriores tem sido eleita pela maioria representativa, ou seja, por procurações. Na última eleição, o outro concorrente a vaga de sindico teve maioria presencial, mais ou menos 14 votos a mais. Mas legalmente o que ainda vale são as inúmeras procurações trazidas por alguns poucos...
      Temos que participar das assembléias e votar! Não é mais possível delegar esta tarefa a outros.
      Paula
      Fase 2

      Excluir
  13. Rose, para teres uma idéia na assembléia em 2010, não havia mais de 50 pessoas, Mas o síndico eleito teve quase 100 votos. As pessoas não vão nas assembléias por saberem que aqui quem controla os votos são as procurações. Isso tem de acabar
    Gilmara - fase 2

    ResponderExcluir
  14. Pois é, pessoal, lamento dizer que não estou nem um pouco surpreso com tantas histórias que evidenciam aquilo que todos nós estamos carecas de saber. Se estamos carecas de saber, então, somos igualmente responsáveis por tudo isso.
    Se há omissão e incapacidade das administrações, por outro lado existe omissão e incapacidade de revertermos essa situação inaceitável, isto é, somos também responsáveis por tudo isso. Juro que estou dividido entre revoltar-me com tudo isso ou um belo bem-feito e dane-se!!! Desculpem mas é assim que me sinto!!!
    Reconheço a preocupação sincera de todos e me solidarizo com esse vasto cardápio de dramas envolvendo vizinhos.
    Gente...alguém tem alguma dúvida que as coisas estão só piorando??? Piorando porque as administrações são fracas e desinteressadas em gestão eficiente. Tá um tal de empurrar com a barriga que chega a dar nojo. Tá tudo se arrastando!!! As administrações já não respondem às demandas. O Condomínio cresceu e as Adm não dão conta nem se interessam em adequar-se aos novos tempos. Também não evoluem porque, e me desculpem, somos umas Maria-Queixeiras que fazemos de um bendito blog um verdadeiro Muro das Lamentações e só.
    Se querem acreditar que a solução é conscientização e bate-papo então tudo bem, apenas aconselho que esperem o resultado sentados.
    Sugiro que enquanto alguns idiotas não se conscientizam, que sejam aplicadas penalidades ou que se discutam ações que deem respostas a curto prazo. Teremos, vejam só, que criar uma espécie de Adm paralela. É ridículo mas é...
    Estou imaginando nesse momento algumas pessoas dando risadas de nossas lamentações. Eles estão acostumados com muita reclamação e pouca ação. Estão tranquilos e se divertindo!!!
    Quem precisa se conscientizar somos nós e acho que é isso que me revolta!!!
    Desculpem!!!

    ResponderExcluir
  15. Como seria feito esta administração paralela, pois tem coisas que precisam ser feitas e dependem de investimento. O Síndico foi impedido de agir devido alguém ter entrado na justiça contra a eleição que teve pouco tempo de divulgação e as pessoas não conseguiram de fato saber mais dos candidatos, como alguém vai agir não podendo agir? Nós mesmo ou um pessoa impediu que se fizesse algo por nós. Dependemos do resultado deste processo ou levantamos as mangas e vamos fazer algo. Não sei de concreto o que, além de comunicar a todos, colocar mais câmeras nas ruas, garantir que a entrada do IV esta segura, pois quem vem de la entra no II, usar o livro da entrada do condomínio para reclamar do que acontece e dos guardas que não circulam a noite como alguns falaram aqui. Não sou a favor de ninguém e não defendo nem o síndico, mas vamos ser honestos, acredito que todos sabem que ele foi impedido de agir e agora por çao poder fazer nada, não pode ser jogado pedra, vamos descobrir então quem fez isto e paro o nosso desenvolvimento aqui. Também estou a 1 ano aqui e achei que as coisas por aqui fossem mais tranquilas, mas acredito que onde tem a participação do ser humano, tem conflitos, pois somos seres em evolução.

    Silvia MAhlmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Silvia, "Agir não podendo agir", não entendi, pois o Síndico jamais foi impedido de nada, no momento que ele na assembléia de eleição se declarou um empresário bem sucedido
      automaticamente ele mostrou ser a pessoa ideal para o cargo, faltou apenas vontade de trabalhar e executar as mínimas funções de um Síndico de zelar pelo menos pela segurança do
      condomínio. De agosto quando assumiu o cargo o que se vê é uma debandada geral de funcionários que investimos para termos proficionais capacitados no serviço de segurança e portaria. O pior é que os novos (alguns) são contratados sem nenhuma experiência e indicados por conselheiros que exigem a contratação dos mesmos por se acharem no direito de contratar seus "indicados". São quase oito meses de "Nada", "Absolutamente NADA", o que chama a atenção é que OS DIREITOS ou seja o salário equivalente a 3 salários mínimos e a isenção da cota condominial o Sr. Síndico está recebendo
      rigorosamente em dia , então fica a pergunta ;
      E OS DEVERES ? Até onde a tal ação esta impedindo o Síndico de Trabalhar ? O que sabemos é que ele "O Sindico" sem consultar em assembléia esta usando o serviço do "Advogado"
      contratado pelo condomínio para defender a sua
      eleição ; outra pergunta , e se a tal ação for perdida ? Havera a devolução desses valores ?
      Como a senhora falou, somos seres em evolução ok ! E na hora da devolução ? É esperar para ver. Shalon .

      Eurico Guilherme Nunes

      Excluir
  16. Silvia...

    A questão do morador que colocou a assembléia sob judice é exatamente por a administração não seguir a convenção nem o Regimento. Já os leu?

    Se em assembléias as pessoas não são ouvidas, elas recorrem a outros meios, nada mais legal que a lei. E na verdade , mesmo sem conhecer a pessoa que fez isso admiro-o muito pois acho que é uma pessoa autêntica e que luta pelo seu direito. Jamais o condenaria, pois cada um sabe de seus problemas aí dentro...eu mesmo, por várias vezes reclamei que meu vizinho não poda suas árvores e que enche com suas folhas minha piscina. Portanto se algum dia souberem de alguém que pulou o muro e podou todas as arvores sem o consentimento do vizinho, por favor não me julguem como louca, intolerante, anti-social, inescrupulosa ou maldosa. Apenas quero o que tenho direito.

    Já ví inúmeras pessoas relatando problemas em assembléias e as administrações sempre fazem vista grossa para alguns (assim como teu caso).
    Mas deixamos claro que o problema não é somente desta administração e nem dos guardas que apenas obedecem ordens. Você está somente há um amo morando aqui e não participou de inúmeras onde as pessoas sentiam-se como verdadeiros palhaços. Em uma delas dizer que o condominio estava negativo , depois de as pessoas votarem vem proposta para aumento de salário do sindico, que nunca fica um horário fixo para receber os condôminos para conversas. Tudo isso acontecendo e onde estão as comissões de conciliação, meio ambiente, jovens e outras que apresentaram? Todo o verão passou e não vi nada sobre isso....até os informativos pararam. Quanto a câmaras nas ruas teremos de perguntar se a da portaria sempre funcionou. Não adianta investir, gastar R$ só para tê-las.

    Também não sou contra a administração, contra síndicos ou conselheiros, mas quero que a convenção e o regimento que os moradores votaram seja executado, sem favorecimento para quem deu ou não procuração, para quem é ou não amigo, pois é isso que acontece aqui.

    Quem ocupa qualquer cargo sabe que está sujeito a críticas, mas se não souber administrar achando que as críticas é contra sua pessoas não pode ocupar cargo nenhum.

    Adriana - Fase 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto tem acontecido muitas coisas ruins e a Administração não tem se manifestado, mesmo quando o problema é relatado no livro. Me parece que o problema da ação judicial referente a anulação da eleição não impediria a administração atual de seguir o regimento, de orientar os agentes de portaria, de fazer reuniões com os interessados, ou seja de administrar. Notamos que tudo está parado, os agentes de portaria passam rapidamente pelas ruas, não observam nada. No feriado de carnaval, quando faltou luz, acho que (segunda-feira)não houve ronda durante umas 4 horas. Disseram que quebrou o motor da strada, será que alguém cuida da manutenção dos veículos do condomínio??? Quem é o responsável pela revisão do nosso patrimônio (carros e motos)??? Restos de obra continuam nas calçadas, passando um aspecto de abandono em um condomínio de classe alta.

      Excluir
  17. Prezados

    Vi e li (embora não tenha participação no facebook dos condôminos do cantegril) que tem alguém colocando som alto todas as noites não obedecendo o horário do silêncio.
    Moro aqui há pouco tenho e estou com dificuldades de dormir de dia (trabalho a noite) devido aos uivos e latidos constantes dos animais ao meu redor...

    Diante dos relatos colocados neste blog, transparente e liberado a todos os condôminos, não vou ir a um livro reclamar já que a administração nada faz. Mas que é um absurdo não poder dormir isso é. Isso também é perturbação do sossego. Fora os gatos do vizinho que invadem minha cozinha andando por cima da mesa. Meu filho acordou em pânico com um gato em sua cama. Quanto ao gato é só engaiolar e levar ele para um abrigo, mas e os cães?

    Pergunto: se os cães dos vizinho latem dia e noite perturbando meu sossego, porque eu não posso perturbar meus vizinhos com musica, obras e outras coisas?
    Perguntei somente aos guardas o que daria para fazer, mas estes responderam que não tem competência para verificar essas questões, pois tem lugares críticos com essa situação e é difícil resolver.

    Por gentileza alguém poderia responder?

    Moradora nova

    ResponderExcluir
  18. Sra Sílvia,
    Esclareço que moro na Fase IV, porém vejo que a maioria dos problemas são comuns entre as Fases, com raras exceções.
    Quando falo em Adm paralela é que vejo "as" Adm não cumprindo com suas atribuições básicas, como já relatado por muitos. Parece que precisamos, depois de muito custo, reunir pessoas para discutir e propor ações que são absolutamente rotineiras e básicas mas que as Adm não cumprem ou cumprem de forma insatisfatória.
    Li sobre nosso condomínio ser de classe alta. Concordo plenamente. Mas será que temos administrações proporcionais, isto é, gestão de condomínios de classe alta? Acho que está bem aquém!!!
    Li também sobre responsabilidades e atribuições. Não são críticas pessoais aos síndicos, não são críticas levianas, não são críticas de cunho político ou qualquer coisa que não seja a simples cobrança pela eficiência e pelo comprometimento.
    Deveríamos estar em estágios muito mais avançados no que diz respeito a busca de soluções de problemas difíceis de resolver e que teremos que enfrentar.
    Enquanto isso não vejo sequer o rotineiro e básico funcionando e as iniciativas que vi são de construções de pistas de skate e aparelhos de ginástica na pracinha com custo elevado. Faz sentido?
    Quem cuida das obras?
    Quem cuida da segurança?
    Quem cuida das calçadas?
    Quem cuida dos desmatamentos?
    Quem cuida do trânsito?
    Quem cuida da água e da luz?
    Quem desenvolve planos, políticas, ações, campanhas, projetos enfim...
    Eu não estou satisfeito porque acho que pode e deve ser muito melhor!!!
    Gosto de debater com opiniões contrárias, acho que constrói, mas parece que estamos falando sozinhos.

    ResponderExcluir
  19. Esclarecendo um pouco sobre a eleição da administração da Fase II, sobre haver sido eleita pela maioria, lembro que 5 pessoas (síndico eleito, 3 membros do atual conselho e o ex-síndico) possuiam mais de 90 procurações em uma assembléia que contou em torno de 260 votos, é só confirmar no livro de presença na Aux. Predial.
    Como já verificado por outros, não há necessidade de atender a demanda dos condôminos reclamantes se isto provocar algum tipo de atrito que possa impedi-los de manter estas procurações. Já perceberam que a administração não entra em atrito com ninguém para fazer cumprir o Regimento Interno? Cumpre quem quer.....quem não quer cumprir tudo bem!!
    O pior disto tudo é que as 90 procurações em poder da administração continuam a valer e se não houver mobilização dos condôminos todos os atos / contratos / despesas / projetos da administração serão aprovados por eles mesmos.
    Na situação atual a administração não faz o que ela não quer.

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.