sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Texto do vizinho Rafael Mottola Rocha

Bom Dia a Todos os Vizinhos e Condôminos.

No último ano morreram atropelados dezenas de animais silvestres aqui no nosso condomínio e no acesso do clube.

Em março, por exemplo, saímos de madrugada de casa para uma viagem longa até o Uruguai e no acesso do Clube ao lado do muro havia um enorme tatu atropelado e morto. Muitos gambás também morreram no último ano, inclusive dentro do Condomínio.

Quando vejo uma cena destas, penso:

O que podemos fazer?

Reduzir a velocidade, prestar mais atenção, instalar aparatos de proteção?

A verdade é que, além da flora, estamos destruindo a fauna nativa e silvestre do local onde moramos.

Com muros e cercas criamos 'bretes' para estes animais pioneiros que não tem para onde fugir ou estão condenados a permanecer na mesma microrregião não mais acasalando ou tendo problemas genéticos.

O que podemos fazer??

Fica a pergunta. Vejam a reportagem abaixo...


Lombadas e tela instaladas na Estação Ecológica do Taim tentam evitar mortes de animaisQuem cruzar a Estação Ecológica do Taim rumo ao Uruguai no Carnaval encontrará novidades na estrada que liga Rio Grande a Santa Vitória do Palmar (BR-471). Além das telas que evitam o vaivém dos animais na rodovia, novos controladores de velocidade convidam o motorista a tirar o pé do acelerador.

Com os equipamentos, a expectativa é que a mortandade de animais caia mais de 90% neste ano. Em 2011, 730 bichos, a maioria capivaras, morreram atropelados nos 16 quilômetros. Somente em janeiro de 2011, foram 75 mortes. No primeiro mês deste ano, o número caiu para sete.

– Muitos atropelamentos resultaram em acidentes. Já deu muito carro e caminhão caído no banhado – lembra o chefe do Instituto Chico Mendes (que substituiu o Ibama na gestão da reserva), Henrique Horn Ilha.

A garantia de menos riscos de atropelamentos é efeito de uma espera de quase 10 anos. O material para reposição da tela em 11 quilômetros do lado direito da pista (sentido Rio Grande-Santa Vitória do Palmar) havia sido doado pela Gerdau em 2002, quando uma enchente destruiu a estrutura que já existia. Mas a burocracia empurrou a permissão de uso para julho do ano passado. Em dezembro, o trabalho foi concluído.
De acordo com o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Pelotas, engenheiro Henrique Coelho, existe a previsão de cobrir mais um quilômetro do trecho do lado direito e fazer reparos na proteção que já existe do lado esquerdo até o final do ano.

Para controlar a velocidade dos motoristas e fazer com que a velocidade máxima de 50 km/h em parte do trecho seja respeitada, duas lombadas eletrônicas foram instaladas, uma em cada ponta do percurso. Até julho, conforme estimativa do Dnit, será providenciado mais um controlador de velocidade. A metade do percurso servirá como ponto de instalação, por volta do km 545, onde há cerca de três anos havia um pardal.

Casa de pelo menos 30 espécies diferentes de mamíferos e 250 aves, o Taim é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente uma das maiores e mais importantes reservas ecológicas do país.

6 comentários:

  1. Rafael, desde que vi primeiro um gato e depois um gambá mortos na estrada antes da padaria, venho pensando em como chamar a atenção para as pessoas que transitam no clube também reduzirem a velocidade. Acho que seria importante solicitarmos autorização para o clube e colocarmos uma placa com os dizeres: DEVAGAR, TRAVESSIA DE FAUNA NATIVA. Pode parecer simplista, mas é um passo.

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  2. Olá. Sou morador da fase 4. Moro na curva em "S" da Mogno (nº 336) a mais ou menos 8 meses. Concordo com as colocações sobre o cuidado que nós todos como motoristas temos que ter com os animais que inocentemente cruzam as ruas.Vez por outra vemos um tatu ou lagarto passando aqui pela frente. PARA REFORÇAR.Aqui na fase 4 talvez alguma coisa mude quando alguém for atropelado nesta curva na frente de casa.Os carros de pedreiros, empresas e até de moradores fazem a curva como se tivessem em uma estrada. Quando saio de ré da minha casa, o pessoal passa muito rápido por detrás na pista contrária pois não tem paciência para esperar a manobra.PARA PIORAR, ANIMAL OU ATÉ CRIANÇAS, podem ser atropeladas nesta parte do condomínio enquanto não forem colocadas lombadas ou outras formas de contenção. Já avisei o pessoal do condomínio que não me incomodo com o barulho do carro passando na lombada se for na frente de casa. Se na fase 02 com lombada acontece tudo isso que foi relatado, imagina nesta curva que eu já vi um funcionário da Oi bater com seu carro no poste de luz. Só lombadas não vale, claro, tem que conscientizar.O pessoal quando está no asfalto da fase 04 esquece da vida e dos cuidados. VAMOS CUIDAR DAS NOSSAS CRIANÇAS E DOS NOSSOS ANIMAIS QUE DEVEM VIVER LIVRES E EM SEGURANÇA. NÃO CORRA, NÃO MATE, NÃO MORRA.

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  3. A preocupação de todos sobre o assunto é válida. Porém, representa o primeiro passo ao qual deve ser dado continuidade com o envolvimento de todos. O que o André falou acima é muito sério: alguém vai precisar ser atropelado, quem sabe morto, dentro do Condomínio para que se tomem providências? Eu vou e volto a pé da minha casa até a parada de ônibus da RS 40 todos os dias. O que mais vejo são carros visivelmente passando a velocidades incompatíveis. Campanhas de conscientização são complementares, na minha opinião. O que para um veículo são lombadas nos pontos mais perigosos. Não há mais lugar para ingenuidade em algumas questões ligadas ao inchamento do Cantegril. Infelizmente essa é a realidade.

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  4. Entendo que devemos pressionar os síndicos para que apliquem pesadas multas nos “fitipaldis de araque” e nos “pilotos de motocross”, que se vê com freqüência transitando pelo condomínio. Se o limite de velocidade é de 30 Km/h, qual o motivo de não respeitarem? Se precisa chegar a tempo é só sair uns minutos antes.
    Sds.

    Maria Elsi Prestes Jacques

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  5. Sugiro fazer uma campanha de conscientização para a importância dos animais na natureza. Colocar placas tb. pode fazer algum efeito.
    Aldaiza Alves Graeff

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  6. não esqueçam de avisar que para pilotar motos e dirigir carros é necessário habilitação que muitos não tem: duvido que a criança de +- 8 anos, no colo do pai (?), a tenha e quase me atropelou por não saber fazer a curva da praça e passar pelo quebra-molas. E jogar animais mortos em saco de lixo nas ruas Ospa e suas transversais também não é muito educado, os moradores de lá não precisam ter que aguentar mal cheiro, lixo, desejos, corpos de animais em sacos de lixo, restos de poda e lixo doméstico jogados por lá... seja de quem passou de carro por lá ou jogou por cima do muro do clube. Eu vi e presencio todos os dias esse descarte ilegal e mal educado.

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