quarta-feira, 28 de março de 2012

Notícias da Assembléia

Vizinhos, a Assembléia de ontem foi muito produtiva.
Várias questões foram levantadas, a administração trouxe suas propostas e muitos foram os questionamentos a respeito dos problemas que vivemos em nosso condomínio.
Estávamos representados por boa parte dos condôminos. Esperamos que a cada assembleia hajam mais moradores, pois a mesma se torna muito mais produtiva, elucidativa e democrática.
Um ponto central, apesar de não ter sido tema da pauta, foi a questão das procurações. Prática que não está mais sendo aceita (apesar da legalidade) pois entende-se que representar um ou outro vizinho não é o mesmo que representar muitos. O que vale mesmo é o voto individual, assegurando o processo democrático.
Das tantas questões levantadas e das solicitações da assembléia ao administrador síndico, ficou estabelecido que haverá outra Assembleia daqui a 45 dias para discutirmos as propostas,  porém com maiores detalhes, e pareceres técnicos e memoriais descritivos, pois são investimentos que na apresentação somaram aproximadamente R$ 46.000,00, bem como as irregularidades citadas e pendentes para regularização
Anotem em suas agendas.
A reunião ocorreu na mais perfeita ordem, com civilidade, apesar dos tantos temas polêmicos levantados. Isto prova que podemos conduzir com seriedade assuntos que nos interessam a todos, e as reuniões de condomínio possam vir a ser também um bom momento para encontrarmos nossos vizinhos enquanto cuidamos de nosso bem comum.
Participem!

13 comentários:

  1. Muito boa a assembléia. Todos os moradores que lá estiveram falaram abertamente os assuntos que nos atingem e também levantaram muitas demandas.A fala de duas moradoras foi espetacular resumindo bem a situação em que o condomínio se encontra,pilas de procurações que desestimulam os moradores a participar das assembleias e também sobre o trabalho da administração que não está sendo eficaz.Parabéns a todos que lá estiveram.Pedro Costa lote r17

    ResponderExcluir
  2. Aguardamos a nova assembléia para daqui há 45 dias de forma a obtermos os estudos e os orçamentos (SFTV, motos, carro, etc.), bem como os esclarecimentos necessários quanto às questões levantadas e que constaram em ata.

    Parabéns aos que compareceram pelo alto nível dos questionamentos. Parabéns à lucidez das pessoas que se posicionaram cobrando maior controle e mais atitude da administração.

    Precisamos limitar o número de procurações a uma por lote. Esta é a ação mais urgente.

    A próxima: profissionalizar a gestão, talvez por meio de um síndico profissional que dedique 8 horas ou mais por dia a gerir nosso condomínio.

    Rafael Mottola Rocha.
    Q30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael
      Quanto as questões das câmeras para auxiliar na segurança proponha a administração que convide os síndicos das fases que entraram no rateio do valor, já que beneficiará a elas.
      Já que estamos integrando, nada mais justo a participação de seus representantes..

      Gilmara Oliveira - fase 2

      Excluir
  3. Segundo os defensores das procurações, a limitação de procurações deveria constar na Convenção e para modifica-la teríamos que ter no mínimo 2/3 dos votos, praticamente impossível.
    Se a nossa Convenção não especifica nada sobre a utilização da procuração nós deveríamos definir em assembleia suas características para que tivesse validade.
    Quem sabe exigirmos que a procuração seja pública, aquela expedida pelo tabelião com hora marcada, com validade para assembleia específica e constando a pauta a ser debatida naquele dia?
    Se a exigência fosse esta acredito que teríamos uma redução drástica de procurações.
    MAURO COELHO
    FASE II - A21

    ResponderExcluir
  4. No final da assembleia parece que foi lido um acordo judicial feito entre dois moradores,onde um foi acusado de receber dinheiro indevido do condomínio.alguén poderia disponibilizá-lo no blog pois não fiquei até o final,quando foi lido.Obrigado.Pedro Costa R17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, vamos ver o que podemos fazer em relação ao teu pedido.

      Excluir
  5. Fico feliz pelo resultado positivo da assembleia. infelizmente, estava viajando a trabalho desde 2ª feira, voltei hoje, 5ª. fiquei chateada por não poder estar presente. receberemos a ata? Sou totalmente a favor da limitação no número de procurações. é o mais urgente. quanto a contratar um síndico profissional, é preciso buscar mais subsídios, conheço experiências negativas em outros condomínios. é preciso estudar e avaliar os prós e contras. Roze (Rua Guajuvira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roze, para termos síndico profissional teríamos que mudar a convenção, o que é bastante difícil. No entanto podíamos pensar em termos um administrador profissional e o síndico (morador do condomínio) com capacidade de gestão, com habilidades para acompanhar e orientar o profissional que se encarregaria de coordenação de funcionários, conflitos, problemas, etc... Mas de qualquer maneira, este tema deve ser muito bem avaliado e discutido.
      Maria Paula
      A21 - Fase 2

      Excluir
  6. Quando as pessoas começam a se unir em prol de um objetivo, percebemos o quanto podemos mudar as coisas. Que cada vez mais nos unamos para defender nossos interesses, seja no nosso condomínio ou no nosso país. Unidos somos muito mais fortes e podemos desestruturar os que estão no poder e acham que podem mandar e desmandar. Só assim poderemos construir uma sociedade melhor. Parabéns a todos que estavam presentes interessados em fazer a diferença! Cleci Mombach!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de responder ao Pedro que estou disponibilizando
    os documentos junto a Imobiliaria para que tudo que foi
    dito conste na Ata da Assembléia.
    Aproveito para sugerir a todos que reflitam o quanto a participação é importante , peço que leiam a Ata em sua íntegra e que se tiverem dúvidas, por favor busquem informações, questionem, lutem por seus direitos antes que
    seja tarde. Pode parecer exagero da minha parte, alguém
    poderia dizer que é política, mas, garanto que se não nos
    mobilizarmos agora tudo vai continuar como está ou seja
    na mão de meia duzia de pessoas que se perpetuam nos cargos de Síndico e Conselheiros, achando que para sempre
    vão fazer valer a força de suas procurações decidindo tudo já que as 57 procurações apresentadas nesta última assembléia estavam em poder de 3 ou 4 membros do atual conselho. Assim fica fácil !
    Mas, provamos nessa reunião que a MORAL voltou a prevalecer, mostramos que a atual administração não teve
    a mínima competência nestes 6 meses, provamos a falta de
    conhecimento dos atuais administradores em relação a qualquer dúvida perguntada na assembléia. E conseguimos
    que em nenhum momento, apesar de estarem com os votos das
    procurações, fosse votado algum itém que estivesse em
    desacordo com a legitimidade dos fatos .
    Sabemos que as procurações não são ILEGAIS, mas, temos
    certeza que são IMORAIS, no momemnto que são usadas para
    votação em causa própria, como tem sido nas eleições, quando síndicos e conselheiros usam as procurações para
    votarem em si mesmos. CHEGA.....CHEGA....CHEGA....CHEGA..
    VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PARA MORALIZAR NOSSO CONDOMÍNIO.
    Fui candidato na última eleição fiquei 6 meses em silêncio , até acreditei em mudanças, e as coisas
    realmente mudaram, pena que foram para pior.
    Clamo a todos que compareçam em massa na próxima
    Assembléia . SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS FAZER O NOSSO
    CONDOMÍNIO PROSPERAR ........"FORA PROCURAÇÕES"

    ANTONIO BOELHOUWER
    CEL 91854856

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei!!!
      Assisti a Assembléia mesmo sendo morador da Fase IV. Na minha humilde opinião as coisas vão começar a tomar um outro rumo, isto é, um rumo melhor, no momento em que as pessoas saírem de uma eterna zona de conforto em que anestesiadamente se encontram (parece que começa a mudar). É necessária uma reação a este estado de coisas que só beneficiam àqueles que se nutrem de uma conveniente ineficiência.
      Talvez a ineficiência esteja sendo eficiente para alguns objetivos.
      Acho que o que faltou foi forçar um posicionamento quanto ao que pensa a Gestão atual sobre alguns pontos e o que ela está fazendo para modificar isso.
      Ora...a questão das procurações é emblemática.
      Qual a posição do síndico sobre eleger-se através de procurações de pessoas que não moram no Condomínio, não comparecem nas Assembléias, não participam dos problemas, não falam, não escutam, não cobram e muitos que votaram, inclusive, sequer conhecem o atual síndico?
      Que representatividade tem um síndico eleito nessas condições? É evidente que se estivessem interessados em moralizar essa situação já teriam encontrado uma forma. Façam ele se posicionar.
      Síndico este que só trabalha no Condomínio nas horas vagas.
      Comissões que só existem no papel.
      Rafael, aquela história de levantamento planialtimétrico sendo feito sem custos e sem passar pela Comissão de Meio Ambiente, sinceramente, nunca vi!!! Acho que ele apenas fez orçamento e isso é muito pouco para quem fez parecer que estava fazendo algo significativo em relação ao esgoto. Aliás, por que não perguntam o motivo da não implantação do Plano de Arborização? Qual o motivo? Quando farão? Qual o dia? Responda, Sr síndico. Quando? Quando as Administrações se envolverão nos desmatamentos? Não é da conta delas? É, sim!
      É por isso que não acredito em conscientizações. A mobilização e a pressão atendem melhor a urgência das mudanças. Participo dessas reuniões porque os problemas são comuns às Fases com a diferença que na Fase IV não temos um grupo organizado.
      Parabéns a todos.

      Excluir
  8. Entendo que esta útima assembleia foi uma das importantes,pois ficou claro que temos muitos moradores interessados e preocupados com a maneira que tem sido administrado este condomínio. Várias das propostas ficaram para serem decididas após a apresentaçao pela administração de um estudo e de argumentos plausíveis para o convencimento da maioria.
    É necessário que todos que participaram, compareçam na próxima assembleia e que tentem levar mais um vizinho para participar e decidir, temos ainda mais de 30 DIAS para divulgar e convencer outros moradores da necessidade de participar. Nossa indignação deve gerar outras ações, vamos falar com nossos vizinhos, convidá-los para assembleia e divulgar as ações da administração.

    Lenio Fraga

    ResponderExcluir
  9. “Prezados Visinhos da Fase-2,

    Minha impressão geral sobre as necessidades e problemas de nosso condominio e ao final uma sugestão:

    Minha impressãoàNão é mais possível um síndico/morador dar conta de todo trabalho e necessidades que nossa querida fase-2 precisa e merece. Ainda mais se este síndico(seja este quem for) ter sua profissão/empresa e se dedicar paralelamente a função de síndico.

    Consideração geral à Criticar e fazer sugestões, ainda que por direito de todos nós, é muito fácil, difícil mesmo é lalguém de nós conseguir cumprir com todas as funções e atribuições de um síndico e a contento do que precisamos.

    Minha sugestãoà Temos que contratar um PREFEITO(TAMBÉM CHAMADO DE SINDICO PROFISSIONAL)que seria um funcionário administrador em horário integral(horário comercial)que se reportaria ao síndico/morador eleito e a um conselho fiscal também eleito em assembléia; Estes últimos seriam os responsáveis por passar ao prefeito todas deliberações e cobranças da assembléia. Com certeza teria que ser um profissional remunerado a altura da sua função e com qualidades e competências também a altura da função. Investimento que com certeza receberiamos em dobro com melhorias e economias diversas. Um Grande Abraço a Todos. Gilberto Odilon Teixeira. R. Caroba, 177- fase -2”

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.