quarta-feira, 9 de maio de 2012

Texto sobre as vans, postado na íntegra, a pedido do morador Jair.

Bom dia
Sou Morador da Caroba 325  desde Julho do ano passado
Estou recorrendo a voces para pedir ajuda no sentido de aumentar  ou readequar os horarios das Vans entre 19:00 e 20:00 (sentido clube - fases 2 e 4)
COMO ERA ANTES
Antes de eu vir morar aqui fiquei sabendo já existia os horarios 19:15 e 19:45 e o motivo que alegaram para cancelar esses horarios era que nao havia  publico suficiente para esses  horarios.
Porem, de 1 ano para cá aumentou muito o numero de moradores novos (trabalhadores e estudantes) que como eu dependem desta conduçao para retornarem as suas casas
CONGESTIONAMENTO ENTRE A BENTO E RS 040
Tambem de uns tempos  para cá devido ao grande congestionamento na Av. Bento Gonçalves, quem sai de  P. Alegre as 18:00 (do trabalho, escola, faculdade etc..) nao consegue chegar antes das 19:00 na Portaria do Clube Cantegril.
Comecei a notar isso ano passado mas aumentou bastante com inicio da aulas em março a quantidade de pessoas que perdiam a van das 19:00 (chegando as 19:05) e tambem outras que perdiam das 19:30 (chegando as 19:32) e tinham  que ficar esperando 30 minutos até a outra van chegar.
SEGURANÇA
Muitas pessoas como eu resolvem ir a pé para casa e ja escutei relatos de  moradores sobre  assaltos na parte escura do trajeto.
Ontem mesmo cheguei as 19:35  e fui a pé acompanhando uma adolescente que tambem nao teve paciencia de aguardar a van.
Sei que a carona é bem vinda porem sinceramente falando quase ninguem oferece carona vendo aquele pessoal em´pé na portaria do clube.
A questao neste caso é  que o dono do carro que deve oferecer carona e nao quem esta a pedir pela mesma.
INVERNO
O inverno está chegando e ficar esperando 30 mInutos em tempo de chuva e frio vai ser dureza.
Gostaria então que vocês colocassem meu trexto para saber se outras pessoas tambem pensam da mesma forma que eu e se sim  de pensarmos numa forma de pressionar o condominio a readecuar estes horarios
Quem sabe uma abaixo assinado virtual?
Aguardo contato e obrigado
Jair - Caroba 325

(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado.
Grupo MaisCantegril)

14 comentários:

  1. Vizinho Jair

    Concordo com seu texto. Eu chego no clube na maioria das vezes 19:30/20:00h, e as vezes por 2 min perco a Van e tenho de aguardar mais 28 minutos. Poderia ser diminuído alguns horários durante a tarde e acrescentar no horário que chegamos entre 19:00 e 20:30h. Foi lançado aqui no blog a Carona Solidária, mas são poucos os moradores que oferecem carona.

    Você falou com a administração? Eles poderiam alterar o horário?

    Vamos aguardar se terá mais pessoas gostariam de alterar o horário.

    Abraços
    Gilmara de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Enviei mail para administração do condominio no dia 11/04 (condcantegrilfase2@hotmail.com) solicitando esse aumento dos horarios porem até agora nao veio resposta
      Pelo jeito para sermos escutados e atendidos deveremos pressionar via abaixo assinado.
      Abs
      Jair
      Jair

      Excluir
  2. Realmente é uma situação bem complicada. Deveria ter um espaço no blog de sugestões para esse tipo de problema. Que ao meu ver precisa de uma atenção especial por parte de todos nós. A população do Condomínio Cantegril está crescendo e com isso, os problemas de estrutura também vão começar a surgir.Um baixo assinado virtual e logo após, levar essas assinaturas para a administração do condomínio. Importante é que, aqueles que assinaram, deveriam comparecer na reunião para completar o processo de solicitação ou mediante procuração para aqueles que não podem participar. Elisabete Pereira da Silva - Pinheiro 500.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisabete. Esta situação é complicada sim e precisamos encontrar soluções. O abaixo assinado é uma excelente ideia. Acredito que esta é uma via bastante efetiva para encaminhar propostas.
      E por enquanto o espaço que temos aqui no Blog é este para que as pessoas possam trazer suas ideias, sugestões, dúvidas, críticas. Mas vamos pensar em como criar um espaço específico como tu sugeres. Obrigada pela contribuição.
      Maria Paula

      Excluir
    2. Com certeza o espaço que o blog está dando é ótimo. A partir dele começa o processo de como vai ser resolvido as reclamações de todos nós e levado para administração. O meu propósito foi passar minha idéias. E o blog deixa espaço para os moradores darem seu depoimentos e sugestões. E é isso que estou fazendo aqui.

      Excluir
  3. Concordo, Jair. Sou usuária das vans e a proximidade do inverno me preocupa. Precisamos aumentar a frequência das vans no horário entre 19 e 20h, mas acho que o diminuir o horário da tarde causará muitos transtornos. Ele já é reduzido entre as 13h30 e 15h30, reduzi-lo ainda mais vai ser complicado.
    Erica F. Schultz - Mogno, 733

    ResponderExcluir
  4. Outro problrms com as vans (na verdade são atualmente são microônibus) é sua ausência total em alguns feriados. Como estamos em um terreno encravado, distante alguns quilômetros da rodovia, esse serviço não deveria ser interrompido nem nesses dias.

    Marcus Machado, Canjerana, 547

    ResponderExcluir
  5. Meu total apoio quanto a intensificar o horário da van na hora da chegada das pessoas em casa.
    Me chamou a atenção o seu relato sobre assalto. Dentro do condomínio? Gostaria de ter mais informações até para tomar mais cuidado.
    Cristina - Mogno - Fase 4

    ResponderExcluir
  6. Oi veja bem o ocorrido que me relataram nao foi dentro do condominio (pelo menos este caso) isso aconteceu no caminho entre o clube e a entrada da fase 1(na parte escura)

    Entao Cris ja havia escutado sobre isso (assaltos no caminho escuro) o mais recente foi semana passada ...Escutei De uma senhora que ela estava indo a pe e neste trajeto viu a frente um homem entre as arvores e resolveu voltar correndo para a entrada do condominio.
    Abs
    Jair

    ResponderExcluir
  7. olá , não sou usuário das Vans .Há dois dia atrás dei carona ,na parte sem iluminação do clube,para um morador que disse que valia mais a pena caminhar pelo clube do que esperar a Van,notei que diversas pessoas estão fazendo o mesmo no horário das 19h,sugiro os moradores que estão com esse problema que organizem uma comissão e busquem através do diálogo uma solução com a administração,tanto da fase 2 como da fase 4 já que é a mesma empresa contratada.EM TEMPO A COLETA DO CAMINHÃO DO RECICLADO TEM FALHADO,TERÇA PASSADA E VEJO QUE MUITOS MORADORES ESTÃO DEPOSITANDO O LIXO RECICLÁVEL NA COLETA.Obrigado pelo espaço .Pedro costa Lote r17

    ResponderExcluir
  8. Jair,
    concordo contigo e com todos os que postaram no blog até agora. Só quem sai de Porto Alegre às 18h sabe que, dificilmente, chegamos às 18:57, para conseguir atravessar a ERS-040 e embarcar no micro-ônibus às 19h.
    Moro aqui há 5 anos e vou relatar abaixo o que eu acho e o que já escutei, se alguém souber que isto não é verdade, por favor, me corrija:
    Um tempo antes da mudança de horários, em junho de 2010, a empresa de transportes e/ou a administração do clube resolveu(ram) realizar uma estatística de fluxo de passageiros. O que foi constatado é que não justificaria a continuação desses horários pelos motivos:
    1) O que eu já escutei: Baixo fluxo de passageiros após às 19h;
    O que eu acho: Com certeza, se compararmos o fluxo de moradores/visitantes e o fluxo das empregadas. Em nenhum comentário aqui postado pretendo ofender ou desmerecer as empregadas, que vêm ao nosso condomínio trabalhar dignamente, mas o fato é que a amostragem da pesquisa não foi adequada e como sempre, o fluxo é dominado pelas empregadas, teremos sorte se o nosso fluxo coincidir com o delas!!!! Podem ver: principalmente no horário de saída delas, a maioria, entre 17 e 19h, continuou igual, alterou a partir das 19h, quando a maioria delas já foi para casa.
    2) O que eu já escutei: Os micro-ônibus poluem o meio ambiente, logo, diminuindo os horários, diminuiriam as emissões de gases;
    O que eu acho: Concordo, mas, se os familiares forem, cada um no seu carro, lá na frente, buscar o pessoal, não serão mais carros em circulação, poluindo igual ou até mais do que o transporte coletivo?????
    3) O que eu já escutei: Os micro-ônibus fazem muito barulho, logo, diminuindo os horários, diminuiria o barulho na porta de casa;
    O que eu acho: A pessoa que fica preocupada com a poluição sonora do micro-ônibus que passa na sua porta realmente não tem o que fazer... já estive de férias, em casa, alguns dias, e nem tomei conhecimento da passagem dos micro-ônibus e, na minha porta, passam as 2 fases. Quem se incomoda com o barulho dos micro-ônibus também deve se incomodar com os pássaros, com as crianças, com a música, com as obras, com os caminhões, etc...
    4) O que eu já escutei: Os micro-ônibus são veículos pesados, logo, diminuindo os horários, diminuiria o dano causado às vias de acesso ao condomínio, bem como às fases;
    O que eu acho: Se os familiares forem, cada um no seu carro, lá na frente, buscar o pessoal, não serão mais carros em circulação, danificando a via mais pelo aumento do fluxo em si do que pelo peso do transporte coletivo????? E os caminhões que circulam dentro do condomínio com material para as obras?????
    5) O que eu já escutei: O clube estaria “fazendo 1 favor” ao deixar as vans (antes) e micro-ônibus (atual) circularem por dentro do clube, pois o correto seria utilizar o acesso lateral/estrada de terra para nós chegarmos até a ERS-040.
    O que eu acho: No momento em que eu pago “pedágio” para passar por dentro do clube, tenho direito de circular tanto de veículo individual quanto coletivo. Isso é apenas 1 opinião, não tenho embasamento jurídico, posso estar errada.


    Depois de tudo, restam ainda algumas dúvidas e constatações:

    1) Quem decide a/ participa da elaboração dos horários não anda de ônibus, tampouco internamente de micro-ônibus, estendendo isso aos seus familiares;
    2) Se os micro-ônibus estão andando menos, então: menos gasolina, menos manutenção = menos custo, mais lucro. O salário dos motoristas aumentou ???? O número de motoristas aumentou???? Para que, se cada vez mais os horários são reduzidos???? O valor do condomínio baixou ???? Não sei, não ouvi isso de ninguém.
    3) Moro num condomínio que se considera ecologicamente correto. Depois de tudo isso que eu citei, qual o incentivo para deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo, especificamente nesse caso, o interno????
    4) Quem são os verdadeiros beneficiados com a redução dos horários?????
    Continuando...

    ResponderExcluir
  9. Continuando...
    Desculpem se o texto ficou longo, mas acho que todos esses aspectos precisavam ser evidenciados/apresentados. PELA VOLTA DOS HORÁRIOS MAIS FREQUENTES ENTRE AS 19:00 E AS 20:30!!!!!
    Podem contar comigo para abaixo-assinados presenciais e/ou virtuais!!!!!!
    Roberta
    Paubrasil, 710 – Fase 2

    ResponderExcluir
  10. Ontem, dia 14, foi alterado o horário da van para 19:10 e 19:40.
    Eu cheguei as 19:12 e a van já tinha saído.
    Só para ficar registrado, das 19:12 até as 19:40 chegaram muitas pessoas, encheu a van.
    Logo, o morador que solicitou esta mudança do horário tem razão.

    Mas de qualquer forma, no inverno eu acho que a partir das 18:45 o ideal seria de que tivesse van a cada 15 ou 20 minutos até as 20:00hs.

    No verão é tranquilo porque o pessoal até faz um exercício, mas no inverno é complicado.

    Flordolis.
    Mogno - Fase 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Eu estava nesta van, e concordo com voce que no inverno das 19:10 as 19:40 é muito tempo esperando...o pessoal da administracao tem que entender que este horario da noite( das 19:00 as 20:00) tem tanta demanda quanto o horario da manha entre 07:00 e 08:00
      Jair

      Excluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.