sábado, 21 de julho de 2012

Reunião junto à CEEE

Apesar de poucos moradores presentes para a entrega do abaixo-assinado ao Engenheiro Jéferson de Oliveira Gonçalves, representante da CEEE e ao Prefeito de Viamão, Alex Boscaini. Integraram a mesa de trabalho o sr. Eduardo Pinto de Carvalho, presidente em exercício do Cantegril Clube e anfitrião deste encontro, o Sr. Antônio Boelhouwer, integrante do grupo Mais Cantegril e mentor deste movimento, e os síndicos e/ou representantes das fases.

A reunião foi muito produtiva e esclarecedora.

Já existem investimentos em Viamão que estão sendo executados aos poucos. Ações serão iniciadas nos Condomínios Cantegril.

O Prefeito e o Engenheiro da CEEE mencionaram que houve reunião agendada em outubro de 2011 na prefeitura para discutir assuntos relacionados aos problemas de falta de energia no Cantegril e que não houve o comparecimento dos moradores ou síndicos para discutir. O comentário das autoridades nos alerta para a realidade de que quanto mais participação e interesse, maior a possibilidade de resolvermos os nossos problemas, caso contrário, não teremos nossas necessidades ouvidas. A reivindicação com participação é fundamental.

A partir de 1º de agosto, serão realizadas podas necessárias para a manutenção adequada da fiação. Estas podas são realizadas por técnicos da CEEE, credenciados e licenciados pelos órgãos ambientais quanto aos cuidados com a preservação ambiental. O Sr. Leandro (Departamento de Manutenção da CEEE), estará disponível para reclamações ou dúvidas através do telefone 3382-4274. Biólogos da empresa contratada para as podas, poderão ser chamados caso haja alguma inadequação das mesmas, sendo que é permitido poda de até 1 metro de distância dos fios para que seja efetiva a preservação da fiação.

 
O Eng. Jéferson informou que poucos chamados de emergência partem da nossa comunidade. O sistema prioriza os setores com maior número de ligações ou torpedos gratuitos para o número 27307, com a mensagem Luz+nº da instalação. Disse que quanto mais clientes comunicarem a falta de luz o atendimento será mais prioritário. Este procedimento deve ser realizado pelo maior numero de pessoas que estejam sem luz.

Foi explicado também que a maioria das quedas acontecem devido a carga de consumo ser maior que a carga informada (muitos tem instalações monofásicas quando sua carga de consumo exigiria uma instalação trifásica), informa que o motivo principal é a não comunicação à CEEE sobre a aquisição de equipamentos que irão somar-se a carga já existente nas residências. A sugestão do Eng. Jéferson foi de mandar um formulário para que os moradores informem a real carga de consumo de suas residências, estas informações são vitais para readequar as redes de distribuição sem custo adicional aos consumidores. As administrações de cada condomínio se comprometeram em distribuir, recolher e protocolar, o formulário próprio da CEEE, onde cada um dos moradores relacione seus aparelhos e equipamentos existentes para atualização de seus cadastros junto a mesma. Após concluída esta etapa a CEEE deverá substituir primeiramente os transformadores deficitários e, na sequencia, a substituição de postes e adequação das linhas de distribuição internas.

Estas foram as linhas principais da reunião de hoje.

Esperamos que este seja o início de um diálogo com a CEEE em parceria com todos os moradores do condomínio cantegril e seus síndicos e clube, na busca de uma modernização efetiva do sistema elétrico e consequentemente de uma melhoria significativa em nossa qualidade de vida.

Nós, do Mais Cantegril, agradecemos imensamente ao apoio do Sr. Eduardo Pinto de Carvalho que foi um anfitrião atento e interessado, ao Prefeito Alex Boscaini que muito bem colocou a necessidade do Governo do Estado voltar os olhos para Viamão e foi uma peça importantíssima para sensibilizar a CEEE em comparecer a este encontro. Nosso especial agradecimento ao Eng. Jéferson que muito disponível respondeu a nossas questões, aos nossos apelos e entendeu nossas necessidades e esperamos que ele seja um elo importante nas nossas tratativas com a CEEE.

Informamos que o abaixo assinado foi um sucesso, tendo já ultrapassado as mil assinaturas.

Nosso agradecimento especial a todos que assinaram e tornaram possível esta ação.

http://correiorural.com.br/comunidade/falta-de-luz-ceee-e-prefeito-recebem-abaixo-assinado-do-cantegril/
(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado.
Grupo MaisCantegril)

8 comentários:

  1. Parabéns ao pessoal do Mais Cantegril pela iniciativa e pela visibilidade que está dando ao nosso problema de interrupções constantes no fornecimento de energia elétrica.

    Rafael Mottola. Fase II. Q-30.

    ResponderExcluir
  2. olá não pude comparecer á reunião,gostaria de agradecer aos moradores que tomaram a frente desta tarefa,descobri somos omissos até para ligar para CEEE ,quando falta luz.Temos que ter a capacidade de reagirmos e exigir nossos direitos é vergonhosa nossa omissão.Parabéns,novamente essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa de vocês e por nos manterem informados sobre tudo, infelizmente por motivos de saúde não pude comparecer, mas sempre que puder ajudar estou a disposição.

    ResponderExcluir
  4. O Grupo Mais Cantegril e, principalmente o idealizador, o Sr. Antônio Boelhouwer, estão de parabéns pela mobilização aos problemas dos cortes de energia elétrica no Cantegril. Já está dando resultados positivos. Ontem a equipe de podas fez visita nos condomínios para reconhecimento da situação. Hoje, conforme informação na portaria da Fase 2, técnicos da CEEE acessaram para verificar transformadores e avaliar problemas.

    ResponderExcluir
  5. Gente...estou sem tempo para relatar o que presenciei durante "poda" realizada pela "equipe técnica" da CEEE. Impedi um escândalo/crime nas "minhas" árvores mas, por outro lado, fui convidado a conferir o servicinho vergonhoso dos técnicos da CEEE em outra residência. Vivenciei o sofrimento da vizinha Elisabete Cavalcante que teve sua residência invadida e seu jardim e árvore parcialmente destruídos. É claro que árvores e jardins, para alguns, são apenas árvores e jardins, para outros, são árvores e jardins com todo o seu significado, importância e valor traduzidos na legítima indignação e revolta da querida vizinha. Não ousem, por favor, embarcar naquele falso dilema de que: ou temos luz ou temos árvores. Isso seria tão baixo e tão pobre que eu perderia...como diria...meu respeito pelo contraditório. Digo isso porque tudo me pareceu extremamente previsível. Previsível? É claro que previsível!!! O que esperar de uma "equipe técnica" de poda da CEEE? O que esperar da gestão do Condomínio? Os dramas se repetem, os conflitos se repetem, a revolta se repete, a omissão se repete mas, dessa vez, a letargia não vai se repetir. Vou relatar e me manifestar em outro momento. Um abraço!
    Por Rudnei Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rudinei, tens toda razão em relação ao significado de plantas e jardins para cada um de nós. Também acreditamos que não se tenha uma ideia tão infantil do tipo ou luz ou árvore. Certamente poderemos conviver perfeitamente com ambas. Acontece que nós do Grupo Mais Cantegril iniciamos este diálogo com a CEEE para resolvermos um problema sério de falta de luz que assola nosso condomínio. Luz esta que, para uns serve para situações de menor monta, como acessar seu computador ou refrigerar seu alimento, para outros serve para manter a vida do filho, já que há vizinhos que dependem de aparelho respirador. Ou seja, quer por uma razão ou por outra, a luz nos é necessária. Para resolver isto, iniciamos o processo junto a CEEE. Estamos novamente sensibilizando as administrações para que acompanhem o trabalho de poda para evitar situações lamentáveis como esta ocorrida com nossa vizinha Elisabete. Estivemos lá para conferir o que foi feito. Infelizmente algumas pessoas acabam tendo atitudes indelicadas e intransigentes, por isso os agentes de portaria poderiam perfeitamente acompanhar os funcionários para evitar tais situações e proteger os condôminos de atitudes agressivas ou desrespeitosas. Tomara que consigamos chegar a um consenso e resolver definitivamente o nosso problema de falta de luz, e para isso precisamos conviver com o serviço da CEEE.
      Então, um diálogo mais preciso e respeitoso com ambas as partes faz-se necessário e urgente.

      Excluir
    2. Bem...já que quem fala comigo é o Grupo Mais Cantegril, responderei ao Grupo Mais Cantegril.
      É perfeitamente compreensível tamanho e deprimente cuidado com nossas reações aos abusos e omissões cometidos pelas gestões das Fases, Síndicos, seguranças, motoristas de caminhões, pedreiros, vizinhos, CEEE, Prefeitura e outros. É medo! Estou inserido nesse contexto mas ainda não me acovardei assim como vocês também não, tenho certeza. Talvez não seja covardia mas no mínimo uma noção do que seja cidadania.
      As coisas se repetem, sim.
      Reconheço, parabenizo, agradeço, dimensiono os esforços e a importância de mobilizações de pessoas que lutam, assim como eu, pelos meus/nossos direitos. Vocês tem sido fundamentais nesse processo de transformações positivas. Vocês sabem que eu os apoio e admiro.
      Mas sinceramente não sei o que quer dizer uma expressão "acontece que" depois de concordar com meu testemunho das velhas omissões e dos velhos desrespeitos com nossos vizinhos.
      "Acontece que" não vou me submeter a esses abusos porque a energia é imprescindível. Isso é exatamente o que eu estava prevendo quando falei em falsos dilemas.
      Do que temos medo? De não chegar a um consenso ou tais críticas ou cobranças nos levarem a retaliações? Escuto isso de muitos!!! Não posso aceitar!!!
      A Dona Elisabete e muitos outros seriam algo como um efeito colateral ou mal necessário para um bem maior, isto é, desta vez a energia que mantém a vida?
      Falso dilema!!!
      É simples...a CEEE mandou uma equipe técnica que não é técnica. Ela não sabia disso? Foi "sem querer"? Que "responsável técnico", depois de ser interrompido e questionado no "seu trabalho técnico", responde: Ôpa, desculpa, foi mal!!! Que técnico deixa na árvore um tronco de quase 10Kg pendurado? Que técnico é esse que poda um galho rente ao chão para "não conflitar com a fiação"? Que responsável pela CEEE é esse (Leandro) que depois de ser contatado por telefone e e-mail para avisar o proprietário (eu) do dia da poda, manda seus Técnicos fazerem o serviço sem avisar?
      E a Administração? Qual a postura? Como se portou? Como se portou diante dos abusos? Se portou dizendo algo como: "Vocês nunca estão satisfeitos" ou "isso é com a CEEE, não é comigo". Previsível novamente.
      Eu não estou satisfeito. Longe de estar!
      O problema não é nem nunca foi a falta de luz. Isso é apenas uma das consequências desse "acontece que". O problema é com "quem" tenho que ter consenso!!!

      Excluir
  6. Rudinei, realmente as palavras escritas não carregam junto a escanção, a intensidade e a conotação da palavra dita. A expressão 'acontece que' utilizada no comentário que fiz aqui era para marcar que frente a situação ocorrida, estamos dedicando todo nosso esforço para solucionar o problema. Já participaste de eventos nossos e nos conheceste nestas ocasiões. Se acompanhas nosso blog e movimento certamente percebes que não temos medo, não estamos nos acovardando, estamos buscando, com certeza, um consenso. Em nenhum momento estamos apoiando atitudes inadequadas da CEEE ou das administrações. Acredito que a Elisabete tenha percebido que estamos com ela e com todos no sentido de conseguirmos o que é melhor para o condomínio. Não estamos de forma alguma alimentando falsos dilemas. Como disse, a luz é sim imprescindível mas não estamos usando este mote para desculpar atitudes inadequadas. Precisamos das pessoas, de nossos vizinhos, para ajudar a encontrar soluções para os problemas que temos - todos os problemas. A tua participação nesta luta é importante. Teu conhecimento técnico, tuas opiniões. Já te convidamos outras vezes e reforço o convite: vem participar conosco desta luta. Temos investido tempo, muitas vezes dinheiro do próprio bolso, mas principalmente desejo de que este condomínio se torne mais harmonioso e nos tornemos quem sabe, uma grande comunidade, uma grande família.
    Um abraço.
    Maria Paula Duarte da Silva
    Timbaúva, 264.

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.