sábado, 8 de setembro de 2012

Você sabia que...

Foram usadas mais de 90 procurações em nossa ultima assembleia da fase 2.
Que apenas CINCO moradores detêm mais de 60 votos por procurações.
Que as procurações são validadas e usadas por até DOIS anos.
Que foram validadas no mínimo OITO procurações cujos lotes estavam inadimplentes.
Que havia procurações revogadas e que foram utilizadas mesmo assim?
Por estas situações verificadas e suas consequências, estamos propondo  um abaixo assinado para que a administração da Fase 2 chame uma assembleia específica para regularizar e moralizar o uso das procurações.
Após as ultimas assembleias temos assistido inconformados a falta de civilidade e respeito nestas ocasiões, principalmente com as pessoas que se disponibilizam para participar das mesmas, devido à maneira tendenciosa como é encaminhado o processo decisório em nosso condomínio, onde as proposições encaminhadas já estão previamente definidas e tornam-se oficializadas com o uso das procurações nas assembleias.  É inadmissível que, em um condomínio com mais de 500 lotes, as reuniões sejam tratadas de maneira tão desorganizada, porém direcionada.
Queremos a adesão de todos para conclamar uma assembleia que trate especificamente da maneira como irão ocorrer as votações em nosso condomínio.
Propomos que cada procurador represente somente um condômino, que a procuração seja pública e específica para a assembleia em questão.
Não podemos mais aceitar que as procurações definam as votações em detrimento da presença daqueles que se dispõem a comparecer às assembleias.
Os que se interessarem em aderir a esta campanha contatem-nos pelo email maiscantegril@gmail.com
 (Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado.  
Grupo MaisCantegril)

11 comentários:

  1. Prezados condôminos:

    O voto por procuração de lotes inadimplentes é irregular, e pode mesmo constituir-se em fraude contra a assembleia. Mas a Auxiliadora garante que nunca deixa inadimplentes votarem. Tenho até mesmo uma resposta da advogada deles no processo em que pedi a destituição daquele conselheiro que devia por 5 anos e mesmo assim foi eleito várias vezes para o cargo, com a "inexplicável" benevolência do advogado do condomínio, que deixou-o dever tantos anos sem ao menos entrar com uma reles ação de cobrança, mesmo sendo contratado justamente para isso. Pois nessa resposta, garante que a Auxiliadora sempre mantém uma lista dos inadimplentes na assembleia e que não permitem inadimplentes votarem, pois não dão cédula de votação para eles. Será verdade? Convém requerer da Auxiliadora essa lista apresentada no dia.

    No outro caso, a de utilização de procuração revogada, é crime. Quem utilizou pode ir preso, caso condenado. Por isso é necessário que os qualquer condômino que tenha a prova desse crime, como interessado e prejudicado pela fraude, pois usada em uma assembleia, registre ocorrência na polícia contra quem a utilizou fraudulentamente e manifeste o desejo de representar. Deve insistir com o Delegado para encaminhar com urgência para o Forum e comunicar o caso ao Ministério Público, que fica ao lado.

    Tentei ver as procurações junto à Auxiliadora, que negou o acesso. Como sempre, o síndico Ivo impede o acesso a documentos com desculpas esfarrapadas. É da índole dele, já conhecida de outros carnavais. As procurações são documentos particulares, mas quando usadas em um negócio ou em uma assembleia, passam a ser documentos desses atos. e fazem parte, portanto, de arquivo do condomínio, a que todos, "teoricamente", teriam acesso.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vizinhos!
      Posso garantir que estava inadimplente na última assembléia, pois não havia feito o pagamento do último mês e minha cédula estava liberada, por procuração, no bolso do Sr Nivaldo, juntamente a outras. Afirmo isso porque, embora inadimplente, resolvi passar na assembléia e soube na ocasião que a procuração que havia assinado para outra eleição seria usada novamente. Não concordando com o fato, solicitei a devolução da minha cédula e ele o fez imediatamente. Assim tive a confirmação: eu, inadimplente iria votar por procuração na assembléia. Certamente a advogada que afirmou que os inadimplentes não votam está equivocada. Ou serão somente os inadimplentes com procuração que podem votar???
      Cíntia
      Carobá, 368

      Excluir
  2. Apesar da chuva e ventos desta noite, até então, não teve corte de energia elétrica em nosso condomínio. Graças à iniciativa do grupo MAIS CANTEGRIL e o comprometimento da CEEE.
    Lembro a todos, que o mesmo grupo de cinco pessoas que detêm os mais de sessenta votos por procurações NÃO participou e muito menos contribuíram no movimento para melhorias do sistema de abastecimento de luz em nossa comunidade. Cleci Tartaro – N01.

    ResponderExcluir
  3. Assunto: procurações nas assembleias da Fase 2

    Esta pratica de uso de procurações é uma falta de respeito as ideias e anseios do vizinho condômino que participa da reunião representando a si proprio.
    E o pior é que esta atitude esta sendo noticia Ruim, pois ja saiu das nossas fronteiras e esta prejudicando a imagem de nossos investimentos. O meu circulo de amizade não é pequeno e varios amigos interessados em morar aqui estão desistindo, justamente por este motivo, procurações, atitude ANTI-DEMOCRÁTICA.

    Antonio Ribeiro
    Pau Brasil 414

    ResponderExcluir
  4. Vizinhos,
    me causou surpresa o comentário do Sr. Carlos Dubal no final da última assembléia, inclusive constando na ata da mesma como único assunto do ítem 4 - Assuntos Gerais, a proposta para que seja realizada assembléia específica para aprovar ou não um limitador para o uso de procurações. Além de ser o único assunto, o comentário partiu de um senhor (Carlos Dubal) que passou a assembléia toda ironizando as pessoas que foram contra o uso das procurações para a aprovação das contas do Síndico Sr. Nivaldo , que no momento que o então único candidato ao cargo de síndico o Sr. Antonio Boelhouwer após constatar que estava tudo "novamente armado" sugeriu as pessoas a se retirarem em sinal de protesto, porque a assembléia já estava ganha pelo candidato que ainda nem sabíamos quem seria, pois, até aquele momento ninguém havia se candidatado . Então de imediato varias pessoas retiraram-se ( em torno de oitenta) já considerando os que já tinham ido embora indignados.
    Foi quando vi e ouvi o Sr. Carlos Dubal enxotando algumas pessoas , inclusive eu mesma e minhas sobrinhas, dizendo o seguinte; "Xô fora....vai vai chinelada ...agora vamos votar , aprovar e eleger quem a gente quizer......QUE ESTRANHO NÃO É....NO FINAL DA ASSEMBLÉIA ELE PROPOR UM "LIMITADOR" ?????
    No ano passado li um documento que foi entregue e protocolado na portaria que sugeria um estudo do uso de
    procurações. E também li a resposta dada pelo síndico Sr. Nivaldo, que dizia simplesmente que a constituição permitia o uso de procurações e ponto.
    O que eu acho incrível é que aqui na fase 2 algumas pessoas saem pedindo procurações de porta em porta....e o pior....tem pessoas que ACEITAM DAR AS PROCURAÇÕES.....sem saber nem quem vai ser o candidato e nem as suas propostas....
    POR FAVOR VIZINHOS SE INFORMEM MAIS SOBRE OS ACONTECIMENTOS EM NOSSO CONDOMÍNIO.....

    Abraços

    Hedy - Lote k 10

    ResponderExcluir
  5. Prezados condôminos:

    É lastimável essa ciranda de procurações e o aliciamento que se faz para obtê-las. Seria bom uma auditoria a respeito, principalmente com tantas irregularidades já apontadas. É claro, quando não houver "procuradores" para barrá-la. Se há fraudes, como parece que há, pelo que aqui se noticia, seria bom a polícia investigar. E também a conduta da Auxiliadora, pois parece que ela mentiu em juízo sobre o voto de inadimplentes e aquela história de não dar a cédula para os inadimplentes. Acho que seria bom avisar o dono da Auxiliadora do que acontece em Porto Alegre.

    Por hora, gostaria de informar que estou disposto a cobrar do síndico Ivo os valores gastos por ele (que não são poucos) com uma portaria que não existiu, que seria construída fora do terreno do condomínio. Se alguém quiser ajudar nessa empreitada, favor entrar em contato.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  6. Vizinhos,

    Tudo o que penso já foi dito acima: o uso das procurações nas assembléia de condomínio da Fase 2 é imoral.

    Votam o que querem, em benefício próprio; deliberam o que querem em benefício próprio; elegem quem querem em benefício próprio.

    Por que tanto anseio em não deixar as pessoas participar?

    Por que tanto anseio em fazer parte da ciranda-cirandinha de síndico e conselheiros que são sempre os mesmos ?

    Precisamos de uma auditoria independente e isenta urgente nas contas. O condomínio é nosso, o dinheiro é nosso.

    FIM ÀS procurações !!!


    Rafael Mottola Rocha.
    Q 30
    Fase II

    ResponderExcluir
  7. Eu voto por limitar as procurações com certeza!

    Podemos sugerir o uso de apenas 03 procurações por pessoa incluindo neste montante os seus próprios votos, no caso da pessoa em questão ter mais de um lote votante.

    Digamos que um morador tenha 05 lotes, ele não poderá usar procuração alguma, se tiver 02 poderá utilizar apenas uma e assim por diante.

    Elisa D - 20

    ResponderExcluir
  8. Eu acho "As Procurações" jamais votarão contra si mesmas. Estando presentes em uma votação sobre isso, certamene irão votar contra.

    Talvez uma campanha mais específica dirigida a essas pessoas que dão procuração dê mais resultado. Uma comitiva de visita, por exemplo. Alguma coisa há de ser conseguida. Outra é verificar se todos os que dão procuração tem competência para tanto. Cônjuge de proprietário, por exemplo, não pode dar procuração do terreno. Há relatos de procurações de não proprietários, assim como há marido de proprietárias que assinam por elas, como se eles pudessem, sem procuração das esposas, votar nas assembleias. Tudo é muito irregular.

    Outro caminho seria exigir uma formalidade maior do outorgante em cartório.

    Marcus
    H22 e H3

    ResponderExcluir
  9. Pior foi as procurações usadas duas vezes por pessoas diferentes. Um chega no começo da reunião com as sua pastinha, descarrega as 25 procurações, assina, sem ser verificado nada, se ta inadimplente ou não, se foi revogado ou não e quando a reunião começa... a outra pastinha de mais 25 chega com procurações do mesmo lote do anterior. Pra que toda esta artimanha? É querer muito se eleger. Fico muito aborrecida com tudo isto. Na próxima reunião vou caracterizada como tal... palhaça.. perdi meu tempo numa reunião ja pré decidida.

    Silvia MAhlmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÓTIMO SILVIA. EXCELENTE IDÉIA. SUGIRO QUE TODOS QUE SE JULGAM INDIGNADOS PELAS PROCURAÇÕES E PELA VEDAÇÃO AO DIREITO DE PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS DE TRABALHO E CONSELHOS COLOQUEM UMA BOLA VERMELHA NO NARIZ NA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA !!!

      RAFAEL MOTTOLA ROCHA.
      Q30 - FASE 2.

      Excluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.