terça-feira, 13 de novembro de 2012

Na busca de soluções para os cães de rua

(Trocamos o título por considerar que o mesmo não estava expressando adequadamente a nossa proposta, que é alertar para a busca de soluções para estes animais sem dono que vivem dentro de nosso condomínio.)

Temos visto alguns cães nas ruas de nosso condomínio que estão soltos e são alimentados por vizinhos. Fazendo isso, eles continuarão pelo condomínio transmitindo doenças e oferecendo perigo aos outros animais e transeuntes. Precisamos encontrar soluções que atendam melhor a estes animais para tirá-los das ruas. 

Se continuarmos somente alimentado os animais de rua, poderemos ter problemas sérios, como o relatado por nossa vizinha Cris Martin, da Mogno, o qual passamos a reproduzir na íntegra, para alertar sobre  a precaução a ser tomada por quem conduz cachorro na guia e a necessidade urgente de resolvermos esta questão em nosso condomínio.

"Olá pessoal do Mais Cantegril,
No domingo último passei por uma situação complicada que acho importante divulgar para que os demais possam se proteger e não viver o mesmo.
Fui na padaria da Hípica com minha filha de 4 anos e um cãozinho lhasa (aqueles pequeninhos peludões). Tinha uma pessoa no caixa e minha intenção  então era pedir a meia dúzia de pãezinhos a partir da porta mesmo para não entrar com o cachorrinho.
Estacionei na frente da padaria, tirei minha filha do carro e em seguida o cachorrinho, nesse momento percebi a aproximação daquele cachorro que seguidamente está na frente da padaria. Ele foi rápido, foi direto no cachorrinho.
Puxei a guia, puxei minha filha (acabei machucando minha filha porque na confusão do momento ela se enrolou na guia) e percebendo a voracidade do cachorro em cima do pequeno gritei por socorro.
O rapaz que estava pagando no caixa correu e livrou o cachorrinho, minha filha chorava assustada e eu também chorava e tremia a essas alturas agradecendo ao  rapaz por ter nos ajudado em algo que certamente não terminaria bem.
O pessoal da padaria? Nem para oferecer um copo de água... e ainda justificaram dizendo que o cão nos atacou por causa do cachorrinho e que não é de ninguém.
Gente, se ele tem dono, peço encarecidamente que o mesmo retire o seu bicho da frente da padaria pois pode acontecer algum acidente mais sério. 
Contando o episódio para outras pessoas soube que não é a primeira vez que ele ataca quem aparece por ali com cachorro pois ele entende aquele território como seu.
E se ele realmente não é de ninguém vou me informar com a prefeitura ou quem quer se seja como se faz para retirá-lo daqui já que, com certeza, representa perigo."

(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado.  Grupo MaisCantegril)

34 comentários:

  1. Não concordo com que cães de rua são um perigo. Ao contrário, sem território próprio, são mansos. Não há relatos de cães de rua atacando pessoas nas ruas. E em Porto Alegre há milhares deles. A relação com outros cachorros é outro assunto e é próprio do instinto de todos, domésticos ou de rua. Se o pobre sente um pouco que ali é seu território, deve-se respeitá-lo e não levar os animais de casa para o local. É simples e ajuda um pobre animalzinho no mínimo que ele tem no mundo.

    Certa vez, passeando com meu cachorro em frente da minha casa, veio um grande cachorro de um vizinho. Peguei o meu no colo e subi em um apoio de uma grade e mesmo assim o grandalhão veio para cima e tive de lhe dar um chute.

    O grandalhão não era de rua e era do condomínio. Isso não lhes tira o instinto.

    O meu querido Çabaka era de rua e é gentil, educado por natureza e dócil ao extremo. Era de rua e passou aqui em frente de casa há uns 6 anos. Nunca vez xixi em casa, nunca tive de pegar seu cocô, que ele sempre faz no limite da mata. Em suma, mais educado que muito cachorro de raça.

    Se vejo um animal sofrer, com fome ou sede, doente com sarna, maltratado, ajudo sim. É dever de todas as pessoas de bem.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Marcos. Passeando dentro do condomínio com meus shih-tzu já os tive atacados por cães de dentro do condomínio soltos em frente suas casas, isto sim é que não deveria acontecer.

      Excluir
    2. Concordo! Eu tenho 3 cachorros que foram adotados da rua, e sempre foram bem educados e mansinhos.
      Nós ao invés de tentar prejudicar alguém ou algum animal, devemos ajudar eles. É o mínimo que podemos fazer.
      Mônica Lemos

      Excluir
  2. Complementando, já levei meu filho que também tem 4 anos para ver os cavalos que ficam em frente à padaria. Meu cachorrinho estava conosco, mas ficou no carro, pois não vou afrontar os cachorros que ali vivem soltos com o meu, só porque é de casa.

    O direito dos outros cães que ali vivem vem na frente do meu de passear por ali eventualmente.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  3. Estes animais precisam mesmo de cuidados, mas a alimentação somente não é suficiente! Precisam de atenção, alimento, um espaço para marcar seu território, vacinas e cuidados diários. Se aqueles vizinhos que se apiedam destes cãezinhos dando-lhes comida mas não os levam para dentro de seus pátios e lhes oferecem efetivamente um lar, de nada adianta pois eles continuam pelo condomínio sem um lar.
    Nós adotamos uma cadela que estava em nossa obra quando viemos para cá e decididamente ganhamos uma mascote carinhosa e fiel. Valeu a pena! Penso que se queremos cuidar dos animais, devemos fazê-lo com consciência pois somos responsáveis também pela saúde publica, zoonose, etc. temos que fazer a nossa parte. Se não quisermos adotar o animal, devemos encontrar meios para encaminhá-lo para adoção, existem inúmeros abrigos que se propõe a isto. Quanto ao cão da padaria, que é brabo, penso que devemos promover uma campanha para que ele seja adotado ou encaminhá-lo para um abrigo, pois realmente ele oferece risco e o pessoal da padaria não se responsabiliza por ele, então, precisamos, na minha opinião, encontrar uma solução.
    Maria Paula - A21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em alguns pontos. Discordo em outros. O "Amarelo" como é chamado por todos, não é brabo. Quando chego na padaria e abro a porta do carro ele coloca as duas patinhas no meu colo e me dá beijinhos, carinhoso e manso! Porque? Porque nunca desafiei ele, porque sempre tratei ele muito bem.
      O pessoal da padaria, mesmo todos sabendo que o "Amarelo" não é responsabilidade deles, estão tentando arrumar um lar para ele. E provavelmente eles consigam isso logo!

      Excluir
  4. Cães e gatos soltos por aí acabam trazendo problemas para os outros moradores. Um animal solto como aquele que fica em frente a padaria parece dócil e alimentado, mas quem cuida das vacinas, do vermífugo, das pulgas e carrapatos que trazem doenças inclusive para as pessoas.
    Entendo que é necessário a posse responsável, inclusive com cuidados para que os cães não fiquem latindo por qualquer coisa. Temos atritos de moradores devido a barulheira que muitos cães fazem a noite e pela manhã, não deixando os vizinhos descansarem nem dormirem direito.

    Lenio Fraga
    O14-fase II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificilmente uma doença canina atinge os humano. Até a gripe dos cães é diferente da nossa. É simplesmente uma desculpa de que há preocupação com "saúde", "doenças", etc. Querem mesmo é chutar os pobrezinhos dali.

      Concordo que alimentar apenas não é suficiente. Mantenho um cão em hotel na Casa do Cachorro que encontrei em péssimo estado e com a pata quebrada na RS040. Isso já faz 3 anos e pago mensalmente a hospedagem, as vacinas, 1 ossinho semanal e, além da ração normal, 1 latinha de carne para cães. Ele é muito velho e dificilmente seria adotado. Três outros tratei, arrumei caminha e roupa. Consegui três adoções, mas nem sei se já não os largar na rua de novo. Já cuidei de vários outros na rua mesmo,passando remédio para sarna diariamente.

      O fato de não podermos dar mais espaço não significa de maneira alguma que não possamos aliviar o sofrimento da fome e da sede, nem que seja por um dia. Quem puder, deixe um pote com água limpa diariamente na porta de casa em época de muita seca, para aliviar a sede não só dos cães, mas de pássaros, lagartos, e outro ser vivo em agonia por água.

      Se alguém pode pagar vacinas, que o faça também, mas não se pode criticar quem apenas se comove com o sofrimento desses pequenos e indefesos animais.

      Os abrigos de animais estão superlotados e já nem aceitam mais cuidar de outros animais, senão os que estejam feridos ou muito mal mesmo. Infelizmente.

      Se alguém não pode ajudar de outra forma, não pode também fazer campanha para que não alimentem os animais, que não têm noção de propriedade dos humanos, de cartório, etc. Vivem suas vidas como podem e onde lhes parece menos perigoso.


      Marcus
      H22 e H23

      Excluir
    2. Ok, Marcus, tu tens razão. Em momento algum critiquei as pessoas que se comovem com o sofrimento, pois sou a favor de minimizar o sofrimento em toda sua abrangência. A intenção do texto foi a de buscar soluções justamente para estes animais abandonados. A chamada para não alimentá-los foi uma estratégia para chamar a atenção para o texto sobre o problema do abandono de animais. Sinto muito se não consegui transmitir isto em meu comentário, efetivamente não somos favoráveis aos maus tratos ao animais, abominamos esta atitude não foi isto que dissemos.
      Maria Paula
      A21

      Excluir
    3. Marcus disse tudo! Concordo em cada ponto e vírgula!

      Excluir
  5. Pessoal, concordo com todos os que defendem o lado do cachorro, mas entendo o susto que a moradora levou e sua indignação.

    Infelizmente sabemos que esse tipo de discussão não leva a nenhum fim prático e objetivo. No máximo, o cão em questão acaba "desaparecendo" ou sofre maus tratos.

    Para evitar isso me proponho a buscar a partir de hoje um adotante para ele, como já consegui para quatro cães, sendo um resgatado ali mesmo, na área do clube.

    Há meses já venho pensando em fazer isso com esse cão e só não o fiz por desconfiar que alguém das redondezas - provavelmente da academia ou da hípica estivesse dando um pouco mais de cuidado pra ele.

    Na verdade não posso oferecer um cão que não é meu, sem saber se alguém já não se considera tutor dele.

    Se conseguirmos verificar que ninguém responde por ele, eu posso fotografá-lo ainda neste feriadão, divulgá-lo e ficar responsável pelos contatos e doação.
    Em contra-partida:
    - não posso abrigá-lo temporariamente em minha casa pois já estou com um cão de rua em tratamento;
    - e conto com ajuda do Grupo Cantegril no sentido de comunicar aos incomodados que estamos tomando providências e que tenham paciência e respeito pelo animal enquanto isso.

    O que me dizem?

    P.S.: como de costume, acabei de passar por ele com meus dois cachorros. Ele correu em nossa direção, latindo e mostrando os dentes. Bastou ignorá-lo para que nada acontecesse. Entendo e respeito quem não tem essa postura por qualquer que seja o motivo, mas relato apenas para constar que não é um cão agressivo. Se fosse, eu mesmo não estaria caminhando mais por ali.

    Abraços,
    Maurício Cavalheiro - Fase3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maurício, pela tua atenção e sensibilidade para este problema. O fato de dizeres que o cão não é agressivo já tranquiliza enquanto busca-se a adoção.
      Valeu as dicas para lidar com ele!
      Maria Paula
      A21

      Excluir
  6. Sincéramente, é lamentável querer tirar o cachorro de perto da padaria pq ele acha que o território é dele, gente, é um cachorro, e tb tem sentimentos, tem tanta gente que se acha dono de tudo, pq um cachorro que tem um sentimento puro e verdadeiro não pode se achar dono de um território? Não concórdo com a violência do cachorro, mas tb não concórdo que tenham que se livrar dele, pois o que ele precisa é de um lar e de alguém que o ame e lhe de carinho.

    ResponderExcluir
  7. Hoje encontrei em frente a minha casa uma cadelinha pretinha e já velha, muito magra e com uma patinha machucada, a coitadinha caminhava com dificuldade e quando me viu sai assustada. Ofereci comida e mesmo com muito medo ela acabou se aproximando e aos poucos foi ganhando confiança. Eu e meu marido nos encantando com a doçura dessa cadelinha e resolvemos adota-la, amanhã vai na veterinária, enquanto isso ela já esta dentro do nosso pátio dormindo confortavelmente em uma caixa de papelão forrada com um cobertorzinho que deve ser provavelmente a primeira "casinha" de sua vida. É incrivela a gratidão que esses bichinhos sentem por aqueles que lhes dão um pouquinho de carinho e atenção, por isso não acho que a solução seja não laimentar cão de rua. Acho válido nos mobilizarmos em busca de um lar para esses anjos de patas que só nos dão alegrias.

    Adriana
    Araucárias, fase IV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Adriana, a tua atitude. Já comentei aqui que adotei uma cadela de uns 7 anos aproximados, na época, hoje com 12, e dos 3 animais que tenho (2 cães e uma gata) esta vira-lata é a mais doce e educada... uma verdadeira lady. Fico contente que a tua cadelinha tenha encontrado um lar, espero que isto aconteça com todos os cães abandonados.
      Um abraço.
      Maria Paula

      Excluir
    2. Adriana.. Como gostaria que todos pensassem como você! Se todos fizessem o mesmo, resgatariam muitas vidas de animais!

      Excluir
  8. O que preocupa não são apenas os cães de rua mas sim os cães abandonados,que muitas vezes estão dentro dos pátios.
    Muitas pessoas terminam comprando ou adotando um animal de estimação mas não querem ter o compromisso com seu ato, pois água e comida são apenas algumas das necessidades que estes animais precisam.
    É triste a situação de vários animais maltratados dentro do pátio em nosso condomínio, basta ver a aflição de vários cães que latem dia e noite tentando chamar a atenção de seus donos.
    Mauro Coelho
    A21

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, Mauro, muitas vezes ouço cachorros latindo de forma que parecem mais pedindo socorro do que avisando de perigo, principalmente na Fase 3, bem atrás da mata. Observo que isso ocorre em alguns em finais de semana. Parece que sofrem bastante com alguma coisa. Até não me incomodo com os latidos, mas em pensar no que estão sofrendo.

    Parabéns ao Rodrigo pelo comentário e à Adriana pela adoção.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  10. Penso que os animais domésticos, deveriam restringisse soltos dentro dos terrenos fechados e tratados pelos seus próprios donos. Entendo que alimentá-los na rua ou soltá-los por algum motivo, coloca os outros animais silvestres em desvantagem.

    Entendo que o animal doméstico bem tratado, torna-se um potencial predador aos animais silvestres, estes, por direito estariam em seu território já demarcado muito antes dos cachorros e gatos (domésticos) chegarem ao nosso condomínio, eles atacam e matam os lagartos, gambás, passarinhos e filhotes nos ninhos, muitas vezes apenas por extinto, não comem a caça, pois já estão bem alimentados.

    Onde moramos, eu e minha família, ao lado de uma área de preservação, que contempla alguns animais silvestres vivendo por perto, é triste ver gatos rondando a mata atacando e destruído ninhos e passarinhos. Há uns quinze dias atrás presenciamos um cão preto estraçalhando um gambá, depois os restos ficaram cheirando por lá mesmo, ontem foi a vez de um lagarto. Já são poucos, não se vê mais tantos como em anos anteriores.

    Percebe-se também moradores que soltam seus animais, em horários específicos, para suas necessidades fisiológica, ou até mesmo conduzidos pela guia, geralmente os excremento são deixadas nas áreas comuns, muitas, em frete nossas própria casas.

    Concordo que se busquem soluções para os cães de rua, bem como, os domésticos que são soltos eventualmente.

    Carlos Cezar – Lote N 01 Fase 2

    ResponderExcluir
  11. Entendo seu desconforto Carlos, até porque nosso Regimento Interno prevê:
    Artigo 11 - É expressamente proibido deixar soltos animais domésticos de qualquer espécie e porte nas áreas de uso comum do condomínio. A circulação com animais domésticos somente será permitida mediante o uso permanente de guias e respeitado o horário de silêncio. Incumbe, igualmente, ao proprietário do animal ou pessoa por ele credenciada efetuar o recolhimento de dejetos do animal. Cabe ao responsável pelo animal a responsabilidade por todo e qualquer dano causado a pessoas ou a coisas nas dependências do condomínio, bem como tomar as medidas necessárias quando de atos praticados pelo animal que perturbem a paz e a convivência com os demais condôminos. Cabe aos proprietários manterem atualizados os registros vacinais e sanitários de seus animais.
    § Único: A circulação nas áreas de uso comum do condomínio com cães de raças consideradas perigosas ao homem, como pittbul, rottweiler, fila brasileiro, doberman, bull terrier, dog argentino, mastim napolitano e outras de potencial agressivo, somente será permitida mediante o uso permanente de guias e fucinheiras, e se conduzidos por pessoas capazes de contê-los.
    Artigo 12 - Os proprietários, cujos animais domésticos estiverem perturbando o direito de vizinhança, prejudicando o sossego, a salubridade e a segurança dos demais condôminos, serão notificados pela Administração para no prazo máximo de 30 (trinta) dias resolverem o problema. Se, decorrido este prazo, não houver solução definitiva, o assunto deverá ser submetido à Comissão de Mediação, que envidará esforços para obter uma solução harmônica entre as partes, orientando, caso isso não seja possível, ao sedizente prejudicado a busca da tutela jurisdicional apropriada
    Está faltando a administração cumprir o que os condôminos já decidiram.
    Mauro Coelho
    A21

    ResponderExcluir
  12. O tema de animais soltos (principalmente cachorros) é antigo no condomínio. Decorre muito das administrações seguidas que temos, que são seletivas quanto a quem pode desrespeitar as normas e quem não pode.

    Por várias vezes vi até cavalo na pracinha, onde não se permitem os cachorros. Lá no meio dos balanços e gangorras. Os porteiros estão do lado, mas não fazem nada.

    Outros soltam religiosamente seus cães à tardinha. Os "guardas" dizem que já cansaram de avisar, de chamar, mas sentem-se desanimados porque não podem fazer mais nada. Cabe ao síndico multar, dentro do devido regramento do regimento, coisa que não é feita igualmente para todos, ao que parece.

    Por isso, proponho que as multas por descumprimento do regimento sejam aplicadas ao síndico que não cumpre o que de sua obrigação. Afinal, quando o Regimento Interno fala em multas, trata de TODAS os descumprimentos das normas, incluindo o síndico quando não cumpre as suas.

    Vamos ver se na próxima alteração, o que já existe, fique mais claro: síndico que não cumpre o Regimento TAMBÉM é multado.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, aqui funciona para alguns, digamos que;
      eu por exemplo que sou desafeto das últimas administrações pois concorri contra a tropa das procurações já fui multado por estacionar o carro em frente a minha residência apesar de ter justificado para o responsável da época o Sr. Ezequiel. Ao contrário de alguns que até presidem assembléias favorecendo é óbvio o grupo dos "Perpétuos" que manteêm o seu automóvel quase que diariamente em frente a sua residência e por se tratar de um simpatizante dos "Donos do condomínio" , nem notificado ele foi...esse é só um exemplo...tem coisa muito pior acontecendo....mas uma hora como dizia a minha avó a "Carapuça Cai" ai vamos ver.....

      Antonio
      K 10

      Excluir
    2. Entendo isso muito bem, Antônio. Como exemplo, um funcionário inventou uma mentira contra mim, dizendo que eu o humilhei publicamente, etc. Foi na polícia,registrou queixa.

      O síndico da ocasião, o Nivaldo, sem sequer procurar saber dos fatos, como manda o Regimento Interno, em um dia lascou-me uma penalidade por Ofício.

      Entrei na justiça (pequenas causas) e a penalidade foi anulada, com sentença e tudo.

      O funcionário, mal orientado por "seu" advogado, teve a infeliz ideia de querer "indenização". Processou-me, assessorado pelo advogado do condomínio.

      Perdeu a causa. Esse funcionário foi o mesmo que fez uma declaração falsa em juízo contra mim, forjando uma história que teria tentado entregar-me um documento. Só que no dia e hora que ele e sua "testemunha" afirmaram o fato, eu estava em Porto Alegre, com documentos apresentados no ato em juízo.

      Os dois funcionários já estão sendo criminalmente processados pelo Ministério Público e já houve a primeira audiência. O advogado de ambos também é o advogado do condomínio!

      Pedi a demissão de ambos por justa causa. Mas como são "amigos" da administração, manterão seus cargos custe o que custar, mesmo com declarações falsas contra a Assembleia, denúncias falsas na Polícia e tentativa de extrair vantagem financeira contra um condômino.

      Não se pode, portanto, esperar tratamento igualitário no caso dos cachorros ou de estacionamento. Ainda bem que não tentaram (ainda) tirar algum dinheiro teu.

      Marcus
      H22 e H23

      Excluir
  13. Bom pessoal, vou conversar com o Altair da padaria pra saber se há algum responsável e não havendo vou tentar buscar um adotante para o cão. Se alguém quiser ajudar ou intervir deixo meu contato: mauriciocavalheiro@yahoo.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. O texto não pede aos moradores que destratem os cães. Mas que bom que chamou a atenção para o que temos visto diariamente: pessoas alimentando os cães que ficam soltos pelo condomínio e que acham que somente assim estão ajudando. Mas fica faltando outros cuidados como vacinas e a falta de preocupação com crianças brincando e adultos caminhando pelo condomínio. Além de tudo existe uma população canina muito grande e alguns proprietários acham que somente colocando os animais no pátios não é preciso fazer mais nada. Cão precisa de atenção, carinho e que seja chamado sua atenção para que não fique latindo 24 horas como tem em alguns pontos no condomínio. Tem pessoas que saem para trabalhar e ficam 10 horas longe mas tem pessoas que ficam o dia inteiro aguentando latidos. Nosso condomínio é chamado de cãotegril por pessoas que entram para visitar e tem moradores que pretentem ir embora pela falta de consideração de proprietários de animais. Gilmara de Oliveira T 24

    ResponderExcluir
  15. Li todos os comentários. Ajudo a cuidar do "grandão" faz muito tempo. Conheci ele debilitado e fico muito feliz em vê-lo feliz e saudável. Dou ração sempre que posso, medico, tiro os carrapatos, já levei almofadas e papelões no inverno e sei que outras pessoas faziam o mesmo. A informação que recebi é de que já foi desverminado e vacinado. Já mediquei ele, com a ajuda dos rapazes que vendiam colchões ao lado da padaria, quando teve um corte profundo nos dedos em consequência de vários cacos de vidros nos fundos do restaurante. Lavei e escovei toda a calçada do restaurante que ficou toda ensanguentada porque não quiz que algumas pessoas encontrassem motivos para "dar um fim nesse problema" que é o grandão. Sempre soube que esse dia chegaria. Sempre tive medo desse dia.
    Adoro esse cachorro mas não posso adotá-lo. Já tenho quatro filhos caninos. Sempre achei que com ele a adoção seria mais difícil. Sempre houveram cães na volta da padaria mas foram mais facilmente adotados. O grandão é mais grandão e naturalmente assusta. Ele é muito dócil!!! Sempre brinco com ele e vejo crianças brincando com ele, mas era evidente que esse dia chegaria.
    Digo isso porque sempre soube que ele precisaria de um responsável. Digo isso com muita tristeza e preocupação, mas a situação do grandão precisa ser resolvida, não por mim mas por pessoas que tem o direito de exigir isso.
    Peço apenas muita paciência e compreensão com o grandão que está muito feliz e merece todo nosso carinho e respeito. Acredito que ele será adotado mas pelo seu perfil pode demorar um pouco. Vamos tentar achar um lar para ele...é o que peço...é a melhor solução!!! A Prefeitura não tem estrutura.

    ResponderExcluir
  16. Temos de respeitar a todos: Não é por gostar de algo que tenho de obrigar meu vizinho a gostar também.
    Abaixo matéria de 2008 a qual pedi autorização de seu autor para colocar neste blog.

    Fonte

    http://www.viamaohoje.com.br/caes-ainda-nao-votam-em-viamao.html

    Cães ainda não votam em Viamão…
    Escrito em 09 abril 2008
    Viamão já foi a "Terra dos Guris" (pois havia mais "moleques" que meninas nas ruas e nas escolas), depois também foi chamada de "Cidade Dormitório", pois todos trabalhavam fora do municipio; "Cidade sem Lei" (ainda muito usada) e agora também é conhecida por seus conterrâneos de "Cidade dos Cães".
    Não que estes animais não mereçam viver em nosso meio ou coisa do
    gênero, muito antes pelo contrario. Acreditamos que o mundo é de todos
    os seres vivos e antes de nós humanos chegarmos, eles já estavam aqui,
    como os indios que nossos ancestrais exterminaram.
    Mas durante
    o dia e principalmente durante a noite, não se consegue dormir em vista
    a tantos uivos, gritos, latidos e outros gemidos mais principalmente de
    cadelas no cio. Se é bom para eles (os cães), não é para a maioria as
    pessoas que tem que trabalhar no outro dia. Sabemos que é dificil para
    a Prefeitura ir atrás e multar as pessoas que tem 3, 5 ou mais cães
    soltos ou fazendo algazarra pelas ruas. A administração Popular mal
    consegue dar conta de atender as pessoas! Cabe então o bom senso entre
    os vizinhos e chegar a um acordo. Veja o relato de um morador que nos
    pede ajuda. Sr. Prefeito, atenda este e outros moradores, afinal, cães ainda não votam!

    "ASSUNTO: DENUNCIA – Cães Na Rua Que Não Nos Deixam Descansar!!!Os(as)-
    MENSAGEM/OBS: Amigos(as)
    moro na rua norberto mottola,viamão e os
    caes(as), ficam soltos e não se pode dormir, nem de dia e muito menos de noite,
    e os donos dea maioria possui donos, ja falamos !!!! mas sem resultados ,podem
    nos ajudar!!!
    Atte.
    O QUE PODE SER FEITO: "
    ALERTA: O Viamão Hoje não tem poder alguma para fazer nada. Não é formado por políticos nem seus integrantes como o Editor (Silvio Monteiro ), não concorrem a nada e nem recebem nada para pelo menos tornar publico o que não é mostrado em outras mídias locais, muitas vezes amparadas financeiramente através de anúncios por sabe lá quem.
    Publicado Originalmente no www.viamaohoje.blogspot.com

    Gilmara Oliveira - T24

    ResponderExcluir
  17. Informo a todos que o cão da padaria, responsável por levantar este tema tão polêmico e que nos mobilizou a todos na busca de soluções, enfim, venho informar que o Grandão, como é carinhosamente chamado pelo vizinho Rudinei, o Amarelo, como é chamado pela Mônica, enfim encontrou um lar. Ele foi adotado e será levado esta semana para um sítio amplo, por uma pessoa que gosta de animais e topou oferecer um lar a ele.
    Quanto a Cris, que levou um susto e tanto com o ataque sofrido, fica nossa compreensão, afinal, às vezes nos vemos em situação de perigo e temos todo o direito de ficarmos preocupados. Assim como ela muitos não se sentiam muito a vontade com a presença dele por ali.
    Maria Paula.

    ResponderExcluir
  18. Maria Paula, fico feliz que o Amarelo tenha encontrado um lar, no fim tudo isso teve um resultado positivo pois ele vai ser mais feliz sendo adotado. Agradeço o apoio e me desculpo pela polêmica que isso acabou gerando, não era a intenção.
    O meu desabafo era na intenção de prevenir outros ataques como o que eu sofri. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Putz...o que dizer...
    Obrigado mais uma vez ao cada vez "Mais Tudo de Bom Cantegril"!!!
    Obrigado em especial à pessoa que adotou o "meu" querido Grandão. E parabéns...é claro...pela humanidade da pessoa que o adotou!!!
    Pô, Grandão, tu vai morar num sítio, meu véio!!! Tu tá realizando esse sonho primeiro que eu!!! Não reclama!!!
    Vais poder latir à vontade e não vai aparecer ninguém para encher o teu saco.
    Vais ter espaço para correr e baixar essas tuas banhas.
    O pão do Altair é bom mas tu viu que engorda e vai dizer...tu já não aguentava mais aquele pão à seco...ele tava te matando...
    Meu véio, tu tá no lucro, vai com Deus e nos vemos no Facebook!!!

    Beijos em todos


    ResponderExcluir
  20. Parabéns ao Rudnei pela atitude de carinho e cuidado com um animal de rua que achou um pouco de sossego junto à padaria. Parabéns mesmo.

    Outros virão para o mesmo lugar, certamente. Aos que se assustam facilmente, não levem animais pequenos quando perceberem outros por perto. Os cães sempre disputam uns com os outros e não é culpa de nenhum a situação, senão dos donos. Como o de rua não tem, será sempre a do que expõe seu cãozinho ao perigo.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  21. Muito bem Rudnei. Eu tenho um Rottweiller que sempre levei para passear deste lado da padaria, indo para os descampados ai, mas preferi deixar de levar meu Rottweiller par este lado, porque prefiro ver o Grandão feliz. Grandão e o meu não se bicavam muito. Mas, o meu tem lar e é feliz, não achei justo tirar o pouco de felicidade que tem o Grandão. Sou contra deixar os animais nas ruas, largá-los ao relento, sem comida e sem água, e, sou contra quem tem um animal no pátio sofrendo abandono, também.Existem vários tipos de abandono. Houve um feriado no ano passado que passei por uma casa grande na fase 1, onde um cão branco e magro, gritava, fui olhar, pelo portão, e estava preso com correntes em um cubículo, sem água e nem comida. Foi triste ver que ele vive em uma casa com um enorme pátio e vive só naquele cubículo.Por que uma pessoa com um enorme pátio mantém um animal acorrentado?Tem leis que proibem correntes, tyem lei que proibem maus tratos, abandono, ou qualquer tipo de violência. Consegui colocar água e comida naquele feriado para o cão e deu muita revolta o que vi. Eu e amigos participamos de uma campanhas para conseguir melhores condições de vida para os animais de rua e os que estão sofrendo em pátios, temos, também, a campanha Alimente um cão de Rua, em Porto Alegre. Aqui no condomínio eu sei que não é permitido, mas é difícil ver um animal passar fome e sede, ter doenças e não cuidá-lo, só que não tem coração é quem deixa um animal sofrer, pois eles não tem a quem recorrer, não podem pedir ajuda.Sabe-se que alimentá-los somente, não é a solução, mas ajuda que não morram, aumenta seu tempo de vida que, na maioria das vezes, é tão breve, já que vivem expostos. Em Porto Alegre, ajudamos alimentando os cães, dando remédios para vermes e sarna, carrapatos, e tentando adoção com gente que investigamos para ver se gostam de animais ou se só querem seus serviços. Aqui, em Viamão, a coisa é bem séria, pois não sei de nenhum projeto que ajude os animais. O interessante é que as pessoas preferem condenar os animais de rua, acham mais fácil envenená-los ou jogá-los pelos matos, tirando de um local e colocando-os em ambientes muito piores, do que irem em busca de uma solução para eles. É muito triste. Sei que a moça deve ter levado um susto com o Grandão, porque já passei por algo parecido, pois os bichos também tem instinto de defesa, mas a intenção do Rudnei é boa, e poucos tem esta atitude. Acho incrível como um cão, como o Grandão, que é dócil e bonito, não consegue um dono.As pessoas preferem ter um cão de raça. Tenho um Rottweiller que eu ganhei de presente e é meu xodó, mas sei que os Raças não definidas (Vira Latas) são os melhores. Pena o Grandão e meu Rottweiller não são simpáticos ao outro, pois são dois machos. Meu Rott aceitou bem uma cadelinha que apareceu em minha rua e que está linda agora, pois, também, foi muito rejeitada e eu a alimentava na intenção de conquistar sua confiança e ficar com ela, era muito arisca e foi maltratada, sempre assustada, pois não a queriam aqui. Ela sangrava sempre, estava com um câncer e deve ter sido jogada fora por isso. Agora, após tratamento, está linda, esperta.Minha amiguinha. O Animal de rua pode transmitir doenças? para que isso não aconteça, nós podemos ajudá-los com remédios. Nós podemos, também, achar soluções para eles, sem ter que judiar deles ou deixá-los passar fome ou trocá-los, simplesmente, de frente de nossas casas e jogá-los em vilas. Ninguém é obrigado a gostar de cães, de gatos ou de qualquer bicho, mas deveriam pelo menos respeitá-los. Eu não confio em que não gosta de bichos,acho que não gostam de gente também, no entanto, sei que nem todo mundo é igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Carmen, gostei muito de tua manifestação.
      Aqui em Viamão há o projeto da Paula. Está no Facebook e chama-se ali Paula Projeto.

      Ela tem um pequeno sítio, especialmente mantido para abrigar cães de rua. Tudo é organizado e limpo. Os cães têm abrigos separados. Ela ajuda os animais de rua e sempre tem dívidas com clínicas veterinárias que lhe dá assistência, mesmo sem pagamento imediato.

      Fazia no Gasômetro, em Porto Alegre, o "Brechocão", na verdade um brechó de roupas para arrecacar dinheiro para a manutenção de seu sítio.

      Por exemplo, há hoje um cão, tipo pastor alemão, que foi encotrado sem a parte de cima do crânio e com o cérebro exposto. Fiquei impressionado. Mas cuidaram do bichinho, que já está recuperado e para a adoção. Vale a pena entrar em contato com ela.

      Marcus
      H22 e H23

      Excluir