segunda-feira, 10 de junho de 2013

NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA

Ocorreu neste sábado a tarde, dia 08/06, a assembléia que definiu novas regras para o nosso Condomínio Fase II. Com grande votação presencial foram aprovadas mudanças no Regimento Interno, entre elas a limitação do uso de procurações, a proibição de utilização de procuração por parte do Síndico e Conselheiros Fiscais, a criação de uma Comissão Eleitoral e novas regras que devem possibilitar uma melhor convivência entre os condôminos.
Foi apresentado no início da assembléia e aprovado, a anexação do abaixo assinado com aproximadamente 200 assinaturas apoiando o regramento do uso das procurações em nosso Condomínio.                   
Entendemos que a partir de agora a administração, os moradores e a Assessoria Jurídica possam trabalhar juntos pela divulgação e implementação das novas regras para que possamos nas próximas assembleias continuar valorizando a presença efetiva dos moradores.
Agradecemos a presença de todos que participaram deste processo e que votaram a favor por mais democracia e transparência, inclusive ao síndico atual que teve uma participação importante no processo.
----------- xxx -----------
- Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
- As opiniões expostas nos comentários não representam necessariamente as opiniões do Grupo MaisCantegril;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.

6 comentários:

  1. Parabéns ao grupo MaisCantegril que incentivou a maior conquista de nosso condomínio. A prática de uso de procurações estava distorcida por aqui. O interesse de ser representado não era mais do outorgante (condômino), mas sim do outorgado. Essa pessoa é que tinha seus interesses e amealhava procurações.

    Disso resultava distorções nas eleições, na insistência dos síndicos em negar apresentar documentos (muitos condôminos entraram na justiça por isso), falta de transparência nos contratos (muitos com acesso negado)e de "acertos" de dívidas de taxas condominiais (nunca se soube o valor original e o cálculo desses "acertos" que aparecem nos balancetes), Seletividade dos síndicos em aplicar as normas do condomínio,chegando ao ponto de condômino eleito para o conselho nas antigas "chapas" conseguirem dever taxas condominiais por cinco anos sem que nada fosse feito. E ainda ser eleito! E manutenção de funcionários que agem com falta de respeito e criminosamente contra condôminos (temos dois desse tipo entre nós)só por suas amizades escusas.

    Tudo agora tende a melhorar com a representatividade legítima que foi aprovada pela Assembleia.

    Parabéns a todos nós.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, parabéns a todos nós, em especial, aos mais de cem condôminos presentes na assembleia que votaram quase unanimemente a favor do regramento, as duas centenas de moradores que através do abaixo-assinado demonstraram a necessidade de levar o assunto ao debate para por fim da prática abusiva de procurações, a coragem do Síndico ir até o fim mesmo diante de contrariedades de alguns, ao presidente da mesa por sua imparcialidade, e principalmente aos meus vizinhos batalhadores do MaisCantegril. Em fim, demonstra que o sistema anterior já era ultrapassado e quase ninguém para defender publicamente.
    Acredito que agora, teremos Administrações mais comprometidas com o bem em comum de todos, teremos mais transparência e a democracia será respeitada.

    Parabéns ao Condomínio Cantegril Fase II.

    Carlos Gusatti
    Lote N-01

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os moradores!!

    Exemplo de democracia e de participação.

    Gilmara Oliveira - T24

    ResponderExcluir
  4. Resolvida a importante questão das procurações, penso que dois assuntos deveriam ser atacados com urgência: as constantes oscilações e quedas de luz e o calçamento no acesso via portaria do clube, que está piorando a cada dia. O Cantegril instalou diversas placas de publicidade recentemente, as quais geram receita para o clube (o que acho perfeitamente razoável), mas isso só ocorre graças aos que utilizam o acesso pago (que é a quem os anunciantes se dirigem, ou seja, somos o público-alvo daquele tipo de mídia). Portanto penso que, das duas, uma: ou bem diminuem o valor cobrado mensalmente, ou melhoram as condições de pavimentação (que é o que penso ser o mais adequado, porque questionar a tarifa e mesmo a razão de sua cobrança é um assunto bastante complexo, ao que estou informado. Do jeito que está, é um absurdo, pois o que era para ser um valor pago mensalmente para garantir segurança e melhores condições para o veículo pode acabar gerando é mais gastos com manutenção de suspensão e balanceamento.
    Grato,
    Ricardo Bueno
    S-26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Clube Cantegril está em franca decadência e não há solução pela frente.

      O espaço físico está degradado, O gramado da entrada sumiu pelo seu uso constante como estacionamento. As propagandas das festas bem na entrada mais lembram as de boates vulgares de beira de estrada principalmente com os carrinhos de churasquinho. Não se pensa nos sócios.

      Os espaços do clube, que deveriam ser dos sócios,são arrendados, sem benefício algum aos que contribuem para a manutenção gera. O campo de futebol agora é de uso exclusive de quem se dispôs a pagar para arrumá-lo. Agora é fechado aos sócios,que sequer podem pisar ali. De que adianta?

      A única coisa boa que ainda tínhamos era a paisagem, estragada pela poluição visual da alameda. O que antes era orgulho, agora é vergonha. Não se justifica acabar com o espaço físico em troca de dinheiro. Se não restar nada aos sócios, de que serve esse esforço de arrecadar? Deveria ser para trazer benefícios aos sócios e não aos comercianates interessados em suas propagandas e nos patrocinadores de eventos.

      Depois que tiraram a vegetação que dava para a rodovia, ficou escancarado a todos a feitura das construções vista dali.

      Não se tem privacidade de nada. A entrada é praticamente uma rodoviária, tal o movimento que há ali.

      É preciso que os proprietários reflitam o que pretendem com o espaço. Se é um clube de sócios ou uma terra para arrendamento.

      Lamentável essa decadência.

      Marcus
      H22 e H23

      Excluir
    2. Acho que é hora de pensarmo na portaria original dos condomínios na Fase 1. A rua paralela à rua Ospa já está asfaltada, é larga, com faixas separadas por canteiros. Basta arrumar o pequeno trecho que une a portaria a essa rua. Chega-se ao trevo mais adiante, muito mais rapidamente. Creio que economiza-se mais de 2 Km contando com o trecho do Clube. Sem necessidade de se chegar ao Seminário e sem pagamento de mensalidades.

      Relatam-se problemas de segurança no trecho, mas é hora de se pensar em alternativa à passagem pelo clube.

      Marcus
      H22 e H23

      Excluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.