quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nós, o vento e a chuva

Bom dia vizinhos!
Depois de um início de semana com cara de primavera o inverno gaúcho deu as caras de novo, com uma dupla velha conhecida nossa: a chuva e o vento.
Nesses momentos, qualquer um que tenha a alegria de morar aqui no condomínio, independente do tempo e do quanto investiu na construção, tem o seguinte pensamento: "Será que vai faltar luz?" e, adivinhem só, na grande maioria das vezes isso acontece. Pois é, temos sérios problemas com a queda do fornecimento de energia por aqui, problemas esses que só pioram com o aumento do número de casas, de aparelhos de ar condicionado, estufas elétricas e outras 'bugigangas" eletrônicas que compramos, trazemos para casa e ligamos na tomada.
Mas, só para saber, se alguns de nós estão aqui há mais de dez anos, se isso só vem piorando ano a ano, o que será que acontece?
Será que só a mim incomoda, olhar pela janela no décimo episódio sem luz do ano e verificar que só nós, a chamada "elite do Cantegril" estamos sem luz? será que é tão difícil assim resolver? alguém já fez um estudo sério para saber o por quê dessa crise energética constante? quem? quando? Que conclusões foram tiradas? O que foi feito ou não para melhorar?
Confesso que morro de curiosidade em saber se isso incomoda só a mim ou a algum vizinho mais por aqui. e vocês o que acham?
Se alguém quiser ler algo mais sobre o assunto, visitem o site da ANEEL (www.aneel.gov.br/) , ou leiam este texto, bem interessante que achei navegando por aí. http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/ed61_fasc_instalacoesMT_capII.pdf.
Boa quarta-feira a todos, leiam , opinem participem e divulguem as nosssas idéias e espaços a outros vizinhos.
Pode soar piegas mas a pequena força de muitas formigas através de uma rede pode sim mover o elefante.

2 comentários:

  1. Para aqueles que querem saber um pouco sobre as regras no fornecimento de energia sugiro a leitura da Resolução 414 da ANEEL de 2010, disponível em http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2010414.pdf.
    o conhecimento pode não resolver nossos problemas, mas é capaz de nos mostrar os caminhos para a busca das soluções.

    ResponderExcluir
  2. Andréia, te confesso que eu fico muito incomodada com as faltas de luz, até porque muitos dos meus eletrodomésticos e 'bugigangas'eletrônicas acabam queimando com as faltas e quedas de luz. Obrigada pelos enderços que passaste. Vou ler e volto para quem sabe propor e sugerir ações que possam nos livrar destes transtornos.

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.