quinta-feira, 28 de julho de 2011

Saúde, saneamento, sanidade e saudade.


Olá vizinhos, voltando aos temas que tenho visto, nesses anos de Cantegril, como relevantes e preocupantes para a maioria, hoje vamos falar de esgoto. Sim, amigos, esgoto, aquela mistura nojenta de cocô, com gordura da pia de cozinha, fios de cabelo e água da máquina de lavar roupas. Agradável, com certeza não, mas necessário falar disso, sem dúvida.
Por pior que seja o tema, ele deveria ter mais atenção, é horrível num condomínio desse porte, com casas neste padrão, não se poder mais confiar na água que vem pela torneira por não sabermos ao certo o destino do esgoto nosso de cada dia. Sim, queridíssimos compatriotas cantegrilsenses, o esgoto de hoje pode ser a água da sopa de amanhã, portanto esgoto e saúde tem tudo a ver!
Alguns, moradores há mais tempo e, saudosistas do velho e despovoado Cantegril, vão lembrar com orgulho de quanto era possível se orgulhar da qualidade da água, “muito melhor do que essa porcaria cara que vem pela CORSAN” e dizíamos cheios de orgulho que aqui nossa água era pura, de poço, puxada das profundezas do lençol freático. Além disso, pasmem, numa cidade em que o esgoto ainda corre a céu aberto e que ter fossa é luxo, nós, cidadãos de primeiro mundo, já estávamos instalando o conjunto fossa + filtro + sumidouro, o auge da “inteligentzia” em termos de tratamento doméstico.
Bom, o tempo passou, o vento levou, as crianças cresceram e o Cantegril também, outras tecnologias vieram e por aqui ficamos na mesma. Hoje o que se vê é dejeto de máquina de lavar correndo junto ao meio-fio (em alguns lugares é até cheiroso, tem cheiro de amaciante), vizinho expurgando água com cloro da piscina em APP, outro largando esgoto de cozinha em boca de lobo, só porque bem em frente à sua casa tem uma!
Será que ninguém vê que isso nos prejudica? Prejudica o nosso verde, a água, o lençol freático, junta bicho, mosquito, denigre o nosso patrimônio? Qual a cara de cada de vocês quando recebe uma visita e ao caminhar para mostrar o paraíso onde vive, sente aquele inconfundível cheiro de esgoto, vamos combinar, fica um tremendo mal estar no ar, a gente fingindo que não sentiu, maldizendo o vizinho e a visita com cara de curiosa.
Bom e agora? O que fazer, não basta sentar ou teclar e chorar! É preciso começar a pensar na instalação de uma Estação de Tratamento (não é tão caro assim tratar esgoto, vejam esse artigo em que casas de cerca de 1,2 milhões investiram R$ 440,00 para tratar o esgoto em um condomínio de luxo, http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=27&Cod=263), existem outras possibilidades, inclusive a de financiarmos isso via Programas Governamentais.
Espero, sinceramente, que as novas administrações e os candidatos a síndico nessas próximas eleições tragam o assunto à tona, pois está passando da hora de se buscar uma solução concreta e definitiva para a questão.

9 comentários:

  1. No caso dos esgotos residenciais ligados a rede pluvial existem situações já identificadas e inclusive denúncias de vizinhos incomodados com as consequências, mas nenhuma providencia é tomada. Como já dito, Convenção e Regimento Interno são apenas palavras em um documento que estabelece regras de convivência e esperamos que a nova administração faça a sua parte.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que este assunto aponta nas assembléias percebe-se caras e bocas, apreensão e desconfianças, em relação principalmente ao custo de um empreendimento destes. Fala-se em milhoes para a implantação de Estação de Tratamento de Esgoto em nosso condomínio, mas pelo visto, a necessidade deste procedimento é real e urgente e surgem idéias e processos que barateiam efetivamente o custo. Então, quem sabe levarmos a sério a necessidade e enfrentarmos a falta de tratamento de esgoto e resolvermos este problema, pois assim, gasta-se agora e investe-se em mais saude e qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço seu retorno rápido Andrea.

    É gratificante, além de educado, quando nos respondem rápido as questões que colocamos. Tenho passado para vizinhos e moradores sua iniciativa e atitude. Não basta apenas colocar em um livro sugestões ou reclamações que não são levadas adiante e por isso os moradores não tem conhecimento. Desgastei-me indo a assembléias por vários motivos, entre eles por ver moradores, incluindo minha pessoa, a votar somente com um voto de meu terreno e ver uma pessoa com 10 ou 15 procurações que, embora legal, considero imoral e desrespeitoso com quem vai na assembléia levando apenas seu único voto em presença; avisar os moradores das reuniões do conselho (nunca soube) nem por cartaz tal data; as atas que foi decidido ler no final de cada assembléia e mais outras ....

    Espero participar novamente e democraticamente das assembléias com um maior número de moradores e não apenas assistir a um pequeno grupo de moradores decidir por 300 .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aos moradores e vizinhos....
    Seria interessante fazermos uma campanha:
    Não dê procuração, vá a reunião. Respeite seu vizinho

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal, a ideia é essa mesma, poder participar e questionar independente do seu "poder em procurações". a questão dos esgotos é essa mesma que o Mauro e a Paula falam aí em cima, muitos sabem do que ocorre, a gente vê e sente o cheiro desses esgotos mas muitos continuam fazendo de conta que o problema não existe. Mas, acima disso, acho que temos de buscar a questão do tratamento: implementar uma ETE - Estação de Tratamento de Esgotos, que dê conta do esgoto do condomínio e que poderá assegurar a qualidade e sanidade dos poços

    ResponderExcluir
  7. Oi andrea tudo bom! estou começando a construir no cantegril fase II. Realmente temos que nos preocupar e tentar conseguir alternativas para resolver tais problemas.Vou morar na pinheiros e já comecei a observar e a me preocupar. Também tenho um blog qualquer coisa me deixe informada ou entre em contato.Estou sempre colocando novidades para esses tipos de problemas.
    Bete
    http://helpconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi elisabete
    seja bem vinda, como podes perceber muita coisa ainda precisa ser feita e nós moradores teremos que assumir diversos papéis. Esperamos poder contar com você para fazer daqui um lugar melhor, venha conhecer o pessoal do Mais Cantegril nos encontros da pracinha, ou nas reuniões, sei que quando a gente tá em obra, a vida vira uma loucura e todo o tempo do descanso acaba sendo tomado pela obra em si, mas não deixe de participar pois se vens morar aqui, cada decisão de assembléia vai afetar também sua vida. Vou dar um pulo no seu blog para conhecer e deixo o convite para todos os visitantes do grupo também.

    ResponderExcluir
  9. ola pessoal parabéns pelo blog era o espaço que faltava para discutir nosso condomínio de forma civilizada.Com relação ao esgoto penso que a maioria das residencias do cantegril não foram planejadas para suportar o volume de resíduos produzidos pelos núcleos familiares.Alguns pedreiros utilizaram a técnica de ligação direta do fossa á rua economizando neste setor .Quando construí minha casa meu pedreiro quis 'me ajudar' dizendo que não era necessário ter os 3 equipamentos para o processamento dos excrementos,mas meu arquiteto brincou dizendo que minha casa iria tornar o condomínio uma merda.Penso que cada morador é responsável em administrar seu esgoto e a administração tem fiscalizar essas residências.edu krindges

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.