segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ASSEMBLÉIA CONDOMINIAL DO DIA 16/08

        Agradecemos a todos que no dia 16 atenderam nosso pedido para participar presencialmente da assembleia ou não forneceram procuração.
          Aqueles que não puderam comparecer ou aqueles que compareceram, mas foram embora antes do término da apresentação da prestação de contas, queremos esclarecer o que aconteceu e levou a nossa retirada da assembleia.
            Quando o Síndico solicitou a escolha de um presidente de mesa, apresentaram-se os condôminos Geraldo e Alcides, e após breve encenação o Sr. Geraldo renunciou, ficando o Sr. Alcides como presidente da mesa, que ao se apresentar para a assembleia citou por diversas vezes que era agente da Policia Federal, não entendemos por qual razão. Não houve sequer o pedido de concordância da assembleia.
          1 – Logo após a exposição do 1º item da pauta, aprovação de contas, um integrante do grupo Mais Cantegril sugeriu que não houvesse a votação da prestação de contas, pois existe uma ação de apresentação de documentos e como estes documentos ainda não foram entregues, não há como verificar a comprovação dos dados da prestação de contas. Foram apontadas algumas diferenças nos valores apresentados e não havia documentos que esclarecessem estas diferenças. Houve questionamentos ao conselheiro fiscal, que não esclareceu as dúvidas e sugeriu que se aprovassem as contas e DEPOIS as pessoas averiguassem os comprovantes/recibos, se quisessem.
          2   Uma moradora comunicou que sua procuração estava irregular, pois não havia fornecido procuração para esta Assembleia, o instrumento apresentado e outorgado por ela era única e exclusivamente para Assembleia de ano passado e a mesma estava em posse do síndico que tentou indevidamente reutiliza-la. Como havia mais de 90 procurações com apoiadores da atual administração, foi solicitada a suspensão da assembleia, pois tínhamos um fato que provava a invalidade de pelo menos uma das procurações apresentadas. No mínimo este fato já coloca em suspensão a lisura dos atos gerados pela assembléia
          3 – Foi proposta pelo presidente da mesa uma votação para decidir se a assembleia aceitaria ou não o pedido de suspensão da assembleia, e os presentes preparavam-se para votar quando o presidente da mesa informou que as procurações seriam utilizadas para contabilizar os votos. Esta proposição revoltou muitos dos presentes, pois a quantidade de procurações era muito grande.
         4 – Neste momento, percebendo que estávamos sendo manipulados e, independente do que os presentes votassem, as procurações é que definiriam o resultado, o candidato sr. Antonio solicitou que todos os que fossem contrários a utilização das procurações apresentadas na Assembléia fossem embora em sinal de protesto.
     5 – Não havia motivo para permanecermos na assembleia, afinal quem define as votações são as procurações em poder de 4 ou 5 conselheiros da administração.
       Estes atos ditatoriais geram descontentamento e levam condôminos a buscar ajuda judicial, o que provoca processos judiciais contra o condomínio.
    Não somos contra a Administração ou pessoas do condomínio, queremos simplesmente e urgentemente a transparência nas ações.
        Queremos que a Convenção e o Regimento Interno sejam cumpridos igualmente para todos.
      Queremos que as pessoas sejam respeitadas quando comparecem às assembleias e que seus votos valham mais do que as inúmeras procurações levadas por poucas pessoas.
É necessário um regramento urgente da utilização de procurações.
(Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados. Obrigado. Grupo MaisCantegril)

8 comentários:

  1. PARABÉNS É ISTO AI!!!! Queremos que as pessoas sejam mais críticas e participativas... vou checar estas procurações uma a uma, já fiz a solicitação da lista das utilizadas nesta assembléia, que foram na maioria entregues ano passado. Quero saber quantas, além desta, que estava irregular, esta presente neste conjunto de procurações deliberativas de contas e voto de Síndico. Silvia MAhlmann

    ResponderExcluir
  2. Sobre a assembléia que não ocorreu,não vou fazer comentário, pois lá também não pude fazê-lo.Tenho vergonha do que fizeram com os presentes.Nos deram um cheque sem fundos no final.

    Pedro R17

    ResponderExcluir
  3. O uso de procurações no Condomínio Cantegril Fase II passou dos limites. É imoral.

    A perpetuação do mesmo grupo de síndicos e conselheiros que se revezam sucessiva e desesperadamente em uma administração por várias gestões sendo eleita por pilhas e pilhas de procurações de teor e veracidade duvidosas denota, no mínimo, falta de transparência nos atos de gestão.

    Além do que o pessoal do Mais Cantegril colocou, lembro aqui outro fato ocorrido no início da Assembléia: a presidência da mesa e o assessor jurídico insistiram muito que devíamos aprovar 'ou reprovar' (como reprovar, com tantas procurações..??..) a ata da assembléia anterior.

    Mas como aprovar, se era impossível aprovar a tal ata da assembléia anterior já que uma série de anexos e adendos foram omitidos na sua impressão e distribuição?

    Quando recebi a ata em julho/12 e dei falta dos anexos e da minha explanação, telefonei imediatamente à funcionária da Auxiliadora Predial que ainda trabalhava aqui (Srta. Michele) e esta me informou que por ordem da administração a ata deveria ser impressa urgentemente, mesmo a administração estando ciente da falta dos anexos, e distribuída aos condôminos como estava.

    Estou até hoje esperando para ver minha carta protocolada entregue à mesa na penúltima assembléia como conteúdo da ata.

    Estamos cansados do teatro em que se transformaram as poucas assembléias existentes.

    Está na hora de mais transparência, está na hora de uma auditoria fiscal e contábil nas contas do condomínio (ou que se prestem as devidas informações), está na hora de por fim às procurações.

    E que também se explique: por que a ânsia por se perpetuar na administração de um condomínio?

    Existem objetivos de vida bem mais altruístas a serem perseguidos. Pensem nisto !


    Rafael Mottola Rocha.
    Fase II
    Q 30

    ResponderExcluir
  4. Acredito que para mudar a lei primeiro tem que chegar ao poder, para tanto, na próxima eleição não haverá outra saída se não pegarem procuração também, pois muitos moradores trabalham em outros municípios e como nós poderão não conseguirem estar presentes facilitando a perpetuação da inércia e descaso com as regras do condomínio. Lembre-se "Para andar com lobos, de lobo você precisará se travestir" infelizmente é verdade e se não quisermos seguir com a mesmice só resta a quem quer mudar o estado das coisas lutar com armas iguais para depois mostrar que tem ética e desconstituir esta palhaçada de "procurações perpétuas" aposto que deveriam ter mais procurações do ano passado nas tais 90.
    Lamento que mais uma vez a eleição se deu na famosa "mão grande".

    ResponderExcluir
  5. Putz!!! Parece tudo muito estranho e/ou muito irônico!
    O Presidente da mesa era policial federal? Bem...então agora estamos tranquilos, não é mesmo?
    Apareceu uma procuração irregular naquele montinho e ninguém foi preso? Podiam aproveitar o ensejo!!!
    Devem ter pensado: vamos em frente e rápido. Descobriram apenas uma...
    Vamos votar seus chatos, apenas essa é irregular. Que mania de achar que "aí tem"!!!
    E não é que "tinha mesmo"!!!
    Talvez devamos fazer uma votação para saber se as procurações irregulares tem direito a voto!!! Aí usamos nossas procuraçõezinhas irregulares e regularizamos o irregular!!! Quem sabe legalizamos o ilegal?
    Ética? Bom-senso? Isso é muito pessoal e relativo, não é mesmo? Tudo depende!!!
    É como o ditadorzinho vagabundo aquele que dominou o legislativo, executivo e judiciário e acaba idealizando sua própria "democracia", suas próprias leis.
    Polícia para quem precisa...polícia para quem precisa de polícia.
    E as algemas estão em quem?

    ResponderExcluir
  6. Estamos recebendo alguns comentários sem identificação. Se quiserem que o comentário seja publicado, solicitamos a identificação do mesmo. Contrário ao que nos foi enviado, aceitamos criticas e opiniões divergentes das nossas, mas não levamos a sério quando trata-se de acusações levianas, anônimas, aos moldes do que tem acontecido nas assembleias, provocaçõezinhas faladas bem baixinho para que só um ou outro escute, atitudes infantis e desnecessárias quando a proposta é de discussão adulta e séria. Quem tiver algo a dizer, seja concordante ou não, será muito bem vindo seu comentário, desde de que seja útil a discussão em pauta e civilizado, com a 'coragem' de assinar e identificar sua opinião, pois nós só publicamos aquilo que corresponde a regra que nós estabelecemos, é claro, e que está exposta aqui.
    Obrigada
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  7. Ao Grupo MaisCantegril:

    Hoje recebi em casa um papel em que o novo síndico diz que vai cumprir a Convenção e que pretende das acesso aos condôminos a todos os documentos do condomínio.

    Parece que é uma mudança de atitude, pois esse mesmo síndico Ivo foi o que, há alguns anos, negou acesso a documentos que requeri, principalmente das despesas pagas para uma megaportaria que nunca existiu. Tive de entrar na justiça só por meio desta é que consegui ver como aquela adminstração causou um buraco em nossas contas. Gastos inúteis. E depois de aprovadas as contas, mesmo com parecer contrário do conselho fiscal. Será que dá para cobrar isso ainda?

    Pois agora ele retorna. Parece que quer mudar seu comportamento. Acho que desta vez ele vai ter coragem de ir contra o advogado "do condomínio" que nos assobra a tempos e vai ordenar que entregue os documentos que vocês pediram e que o síndico Nivaldo negou.

    Quem sabe amanhã mesmo ele não dá essa ordem e encerra mais esse lamentável episódio. Será que ele tem coragem?

    Espero que sim e espero notícias a respeito. Vamos ver...

    Marcus Machado
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  8. Vale lembrar que o Presidente da Mesa nao deveria ter se identificado como Policial Federal por reiteradas vezes como fez, sob pena de exercício ilegal da profissão. Fiquei sabendo que ele poderia estar armado, logo, se ousasse mostrar a arma, poderia ser preso pela BM por coação. Do mesmo modo que "desacato" contra ele só poderia haver se ele estivesse a serviço da PF. Ah como a corregedores gostaria de ver um vídeo dele...

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.