quarta-feira, 27 de março de 2013

Em Resposta aos Comentários da Postagem Anterior

Prezados vizinhos da fase II, que compreendem que devemos comprar o terreno que está à venda na entrada do condomínio a fim de melhorar as instalações e o acesso ao condomínio.
Entendo que atualmente seria impossível financeiramente a compra, a menos que se faça uma chamada extra. Mas, se nas gestões administrativas anteriores tivesse havido um planejamento mínimo, haveria recursos suficientes para tal aquisição e melhorias.
Tenho acompanhado e auditado nossas contas do condomínio e constatei que temos um déficit acumulado em aproximando 100 mil reais, motivo pelo qual nossos recursos de Fundo de Reserva e Poupança já estão comprometidos.
Lembram-se da publicação neste Blog em 15 de Agosto 2012 onde nós já apontávamos o DÉFICIT ultrapassando 31%? Então, para quem não acompanha os extratos da Auxiliadora Predial, veja abaixo a situação atual. É importante salientar: Ainda faltam pagar as despesas restantes deste mês e as que vencem no início de abril, principalmente a FOLHA DE PAGAMENTO REFERENTE A MARÇO/2013. Somente a partir de 10 de abril é que entram os créditos das cotas condominiais para pagar as despesas do mês de abril.

CONDÔMINO - EXTRATO ATUAL
CONTA: 
1498 - CONDOMÍNIO HORIZONTAL CANTEGRIL FASE II



ASSESSOR: 
PERÍODO: 
01 A 26 DE MARÇO DE 2013
DIA
DESCRIÇÃO
DÉBITO
CRÉDITO
SALDO 
CANTEGRIL FASE II
1
SALDO ANTERIOR DEVEDOR (01/03/2013) 
-57.610,82
TOTAL PAGAMENTOS/RECEBIMENTOS
81.938,31
89.834,32
26
SALDO ATUAL DEVEDOR (25/03/2013) 


-49.714,81
RESUMO DOS SALDOS DAS CONTAS
SALDO FINAL CONTA FR -FUNDO DE RESERVA
68.477,21
SALDO FINAL CONTA OU3-OBRAS
75,00
SALDO FINAL CONTA OU4-FUNDO DE RESERVA - AGUA
82.258,42
SALDO FINAL CONTA UNC-CANTEGRIL FASE II
-49.714,81
TOTAL GERAL CREDOR


101.095,82
Informações atualizadas em 26/03/2013 

Elaborei um gráfico compilando todos os lançamentos da Auxiliadora Predial de mês a mês, de forma explicativa, muito mais detalhado e transparente, bem diferente dos que são apresentados nas prestações de contas das gestões, o qual posso disponibilizar para consulta aos vizinhos que se interessarem pela realidade da situação financeira do condomínio. Para isto, basta me procurar em minha residência na Rua Peroba, nº 2, nos finais de semana, geralmente estou em casa, ou se preferir, envie um e-mail para o maiscantegril@gmail.com, o mesmo vai chegar até mim e poderemos combinar um horário.

Carlos Gusatti – Lote N 01

- Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;

- As opiniões expostas nos comentários não representam necessariamente as opiniões do Grupo MaisCantegril;

Obrigado. Grupo MaisCantegril.

20 comentários:

  1. Concordo que a compra do terreno, na entrada da fase II, seria muito importante para o fluxo de veículos e pedestres. Entretanto, em função da atual situação financeira, que não é nada favorável, e de outras prioridades já existentes, entendo que esta compra deverá aguardar um outro momento mais oportuno.
    Na atualidade, acredito que o assunto água, e esgoto devem ser prioritário. Um colapso num destes sistemas, praticamente inviabiliza o Condomínio. Sendo assim, defendo a imediatas providências sobre o assunto.

    Abraço

    Claudio Darwin
    Rua Pau Brasil, 543

    ResponderExcluir
  2. Nao temos problema de caixa. Temos problema de classificacao das contas e outro de interpretação da lei. CLASSIFICACAO das contas: montou-se uma conta para receber os creditos de cobranca de agua, porem, quem paga os consertos, é a conta principal. Isso é errado, pois quem paga os consertos e melhorias do sistema hidrico do contominio deve ser a propria conta que recebe os creditos do uso da agua. INTERPRETACAO DA LEI: o fundo de reserva nunca pode ser usado para cobrir qualquer debito que nao seja aprovado em assembleia. Do jeito que está (a conta principal vive negativa), é óbvio que a Auxiliadora esta usando o dinheiro do fundo para cobrir a conta principal. Outro ponto importante: o condominio deixa de incrementar o fundo de reserva em pelo menos 6% anuais deixando este dinheiro "desaplicado". O condominio deveria ter uma conta propria em banco, bem como o fundo de reserva deveria ser investido em um fundo de CDB visando remunerar o dinheiro parado. Do jeito que está, perdemos 6 a 7% ao ano, que é o índice de inflação apurado pelo IGPM nos ultimos 12 meses. Pagamos todo mes para: jogar no lixo.

    Juliano
    T9

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos e vizinhos: independentemente de qualquer diferença política, julgo importante o trabalho de todos aqueles que discutem, procuram se informar, criticam, participam das assembleias e reuniões, dispendem um tempo de suas vidas particulares para acompanhar a situação do Condomínio, pois somente assim iremos crescer e aprimorar a administração dos espaços e coisas que são de TODOS. A omissão, não resta dúvida, é o caminho mais curto para o descontrole gerencial e a alavanca para os oportunistas, se é que eles existam por aqui. O trabalho do Carlos Gusatti, a quem não conheço, vem nesse sentido, me parece.
    Abraços fraternos a todos.
    Gilmar Splitt - ex-morador da F2 e atualmente residindo da F1.

    ResponderExcluir
  4. Entendo que além da água e do esgoto, a energia elétrica (rede, contínua melhoria nos postes e transformadores por parte da CEEE e aquisição de geradores), as APPs e a segurança são assuntos cruciais.
    Infelizmente, a aquisição do terreno, na minha opinião é importante mas não crucial neste momento.
    Vital é - neste momento - sanar as contas e o déficit e gerir o condomínio como uma empresa saudável, o que não está acontecendo.
    Para quem ainda não se deu conta: estamos quebrando.

    Rafael Mottola Rocha.
    Fase II - Q30

    ResponderExcluir
  5. Condomínio com dívida tem jeito, basta captar recurso na própria imobiliária para sanar o deficit e cobrar posteriormente na forma de chamada extra dos condôminos.

    A administração precisa urgentemente de orientação financeira, o condomínio é uma empresa e para que esta empresa obtenha sucesso, precisa de bons administradores.
    Elisa D-20

    ResponderExcluir
  6. Elisa,

    A revisão e orientação tem de ser também na questão dos gastos.
    Só vemos propostas para gastar mais, pagar mais não sei a quem:: portão, câmeras, cursos e não vemos um estudo para redução de valores....
    As pessoas vieram morar aqui pois além dos "sons da natureza" o valor do condomínio não era nada exorbitante, porque nada mais temos do que a "segurança" em comparação com outros condomínios próximos que tem piscinas e salões de festa...Se está negativo alguém tem de ser responsabilizado. Já foi apontado que o condomínio não cobrava a cota condominial de lotes com mais de 5 anos de atraso e que nem assim havia entrado no jurídico. Alguém tem de ser o responsável.... E aí os moradores é que tem de arcar com a má administração?
    Gilmara Oliveira - T24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior nesse caso, é que o condômino inadimplente por 5 anos foi conselheiro por várias vezes, mesmo inadimplente. E o advogado do condomínio fez vista grossa.

      Já que pagamos a Auxiliadora para administrar as contas, não entendo porque esse serviço ficou a cargo de um advogado que nem consegue fazer o serviço, pelo menos nesse caso em questão. E ganha mensalmente seus salários pago por todos nós.

      Marcus
      H22 e H23

      Excluir
  7. DISCORDO DO SEU PONTO VISTA COM TODO RESPEITO, O SINDÍCO EM QUALQUER CONDOMÍNIO PRECISA DA APROVAÇÃO DOS MORADORES PARA QUALQUER MELHORIA DE GRANDE PORTE, E QUANTO A COMPARAR NOSSO CONDOMÍNIO COM OUTROS , É PURA DESINFORMAÇÃO PORQUE ESSES,TEM TAXA CONDOMINIAL ALTÍSSIMA E COM CERTEZA OS MORADORES NÃO APROVARIAM E O QUE TEMOS HOJE É MUITO BARATO. CONCORDO SIM COM O MORADOR O SR.DARWIN , QUE DEVEMOS CONCENTRAR NOSSOS RECURSOS PARA OS PROBLEMAS DE ÁGUA E ESGOTO QUE SÃO PRIORITÁRIOS EM NOSSO CONDOMÍNIO.

    LUIZ CARLOS -

    ResponderExcluir
  8. Queremos nos desculpar por termos liberado equivocadamente um comentário sem a identificação completa, por isso, solicitamos ao sr. Luiz Carlos que nos encaminhe seu nome completo e lote. No entanto, aproveitamos a valiosa contribuição do vizinho para esclarecer que concordamos que o síndico, em qualquer condomínio precisa de aprovação dos moradores para melhorias de grande porte. O que se faz aqui neste fórum é discutir as necessidades da comunidade que só será definida em Assembleia, como deve ser.
    Quanto aos outros condomínios mencionados, toma-se como base o nosso condomínio vizinho, Condomínio Parque Buena Vista, que tem taxa condominial de R$ 269,00, o que não difere muito do valor que pagamos aqui no nosso, sendo que o Buena Vista é condomínio de alto padrão com clube incluído nesta mesma taxa. Então não podemos considerar que este seja um valor altíssimo e as informações e comparações aqui feitas não estão incorretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar me identifiquei,ou este blog não aceita ponto de vista contrário, pois não houve ofensa e sim meu ponto de vista de ver as coisas,quanto ao condomínio mencionado conheço muito bem e tenho amigos que moram no mesmo, e não é aquela maravilha que se imagina, mais uma vez falta de conhecimento de quem posta.Sugiro ao morador que não se identificou com sua réplica, que venda seu imóvel em nosso condomínio e compre no Parque Buena Vista e depois nos conte se é melhor que o Cantegril, ou então se candidate a síndico e mostre aos moradores como administrar o Condominio Cantegril.
      At. Luiz Carlos Fach

      Excluir
    2. Senhor Luiz Carlos Fach, não tomamos sua resposta como uma ofensa, de forma alguma. Aceitamos críticas e as mesmas são muito bem vindas, tanto que postamos seu comentário apesar de não haver a identificação que solicitamos a todos os nossos seguidores. Temos estas regras para que as pessoas que aqui se manifestam possam ser identificadas por todos, afinal somos todos vizinhos.
      Quem assina estes comentários, somos nós do Grupo Mais Cantegril, por isso não é assinado por uma pessoa somente. Podes saber quem somos no próprio blog onde tem um ícone “Meu Perfil Completo” com o nome de todos os integrantes.
      Quando falamos do Condomínio Buena Vista, só falamos por que o Mauro e eu, Maria Paula, temos uma casa neste condomínio e frequentamos o mesmo e estamos considerando a possibilidade de morar lá ou noutro estado... mas, o que realmente importa aqui, é que conhecemos o funcionamento e os custos de lá e, somente por isso rebatemos o seu comentário, o que esperamos sinceramente, que aceites também opiniões divergentes como solicitas de nós.
      Além disso, nosso vizinho Carlos faz um convite especial para lhe mostrar as contas das quais falou no texto publicado dia 27 de março, ou seja, já estamos oferecendo trabalho e sugestões ao síndico e à comunidade para a melhoria de nosso condomínio. O próprio blog é o resultado do nosso esforço para que este condomínio seja cada vez melhor.
      Voltamos a informar que só postaremos os textos devidamente identificados para sermos coerentes com as regras criadas para o blog.
      Mauro Coelho e Maria Paula
      A 21

      Excluir
  9. Muito bem respondido, prezados Maria Paula e Mauro Coelho.
    Particularmente penso que é muito deselegante, se não desagradável, que alguém insinue que um vizinho não possa apontar erros e reclamar da condução ineficiente do nosso condomínio e que, se reclama, deve "mudar-se". É uma visão muito estreita e intolerante de convivência.

    Pretendo alertar, no entanto, que não só o síndico é responsável direto por consumir as reservas legais sem aprovação da assembleia. Os membros do Conselho Fiscal, se não apontam o desvio e se calam, também o são.

    E faço um alerta a esses administradores: diferentemente de outros fundos de reserva, pago por todos tendo como base suas cotas condominiais (art. 7º da Convenção),o fundo de reserva da água não é passível de ser utilizado para pagamento de despesas gerais, nem que assim a assembleia decida, pois não foi recolhido com base no art. 7º, não tem ligação com o valor da cota condominial e não é pago por todos. Assim, se houver desvio da finalidade do dinheiro recolhido, quem deu causa e quem, por dever da função, omitiu-se, serão responsabilizados pessoalmente.

    Marcus
    H22 e H23


    ResponderExcluir
  10. Caros Vizinhos:
    Há sete anos, quando viemos morar aqui, o Condomínio Fase II tinha uma boa reserva financeira (R$ 200.000,00 aproximadamente), uma taxa condominial baixa e que cobria todas as despesas.
    Após algumas administrações e apenas com a troca de um veículo, três motos mais uma reforma na portaria, estamos com as contas no negativo, mesmo ocorrendo reajuste nas mensalidades.
    Nosso problema é que estamos com saldo negativo mês a mês e uma dívida que está sendo empurrada já há algum tempo. Temos um Conselho Consultivo e um Conselho Fiscal eleitos junto com o Síndico para administrar e fiscalizar nossas contas, mas somente agora surge a ideia de usar o fundo da poupança para cobrir o 13° salário de 2012!!??
    E 13° salário de 2013, vamos vender algum bem do Condomínio? Ou vamos cobrir utilizando um empréstimo (pagando juros altíssimos) para a imobiliária.
    Resumindo: Com o fundo de reserva, cobrimos parte da dívida atual e o valor da poupança, utilizamos para cobrir o restante. Ficamos dependendo de um considerável reajuste na cota condominial, para cobrir o gasto excessivo da folha de pagamento e outras despesas mensais tais como:
    Pró Labore do Síndico;
    Pagamento do Assessor Jurídico;
    Salário do administrador;
    Pagamento do eletricista;
    Pagamento do engenheiro;
    Pagamento da supervisão do plano de arborização;
    Pagamento de curso na área de segurança;
    Pagamento anual do seguro das casas do condomínio;
    Se não ocorrer o reajuste e uma adequação nos gastos em pouco tempo estaremos novamente com uma dívida grande e sem reservas para cobrir o rombo.
    Será esta a melhor maneira de administrar o que é nosso? Será que a única opção é gastar o que temos de reserva (patrimônio) e aumentar a mensalidade todo ano?
    Quando cito uma adequação nos gastos, sugiro uma análise ponto a ponto, avaliando sua importância e analisando a redução ou a eliminação temporária da despesa até nosso equilíbrio financeiro.
    Devemos refletir e agir sobre isso.
    Lenio Fraga
    O14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenio, cabe lembrar que para a referida reforma na portaria, houve chamada extra de R$ 38.701.06.
      O mais preocupante, dos sete anos que você mora no condomínio, nos últimos quatro foi Creditado nas contas do condomínio mais de R$ 800.000,00 referente acertos de inadimplentes e, assim mesmo, as contas estão negativas sem mesmo ter havido melhorias significativas no condomínio.
      Carlos Gusatti - N 01

      Excluir
  11. E é claro que o síndico vai deixar para avisar a todos na assembleia geral, fazendo aquele velho discurso de "paz", mencionando seus panfletos de lixo (sobre o lixo...), enaltecendo sua administração, contando com suas procurações para aprovar, "de um susto", suas contas e tudo isso. A conta vem depois. Enorme!

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  12. Estamos novamente recebendo agressões, ANONIMAS é claro! Ai, que cansativo, mas vamos lá!
    Estamos sendo acusados de só publicar o que nos interessa. Pois bem, esta é a pura verdade. Nos interessa a integridade, nos interessa a transparência, nos interessa administração competente; não nos opomos às opiniões diferentes das que defendemos, desde que o autor tenha a hombridade de assinar o que diz, pois nos interessam as pessoas com atitude, com intenção de mudar o que não está bom, de manter e aperfeiçoar o que está funcionando; enfim, pessoas que valham a pena dar atenção e ouvir o que tem a contribuir. É isto que estamos fazendo, trabalhando e contribuindo... o resto, realmente, não nos interessa.
    Abaixo, um link de texto que fala sobre a conduta anônima, para quem se interessar...
    http://advivo.com.br/blog/luisnassif/internet-da-visibilidade-a-covardia-anonima

    ResponderExcluir
  13. Bom dia.

    Primeiramente gostaria de dizer que concordo com as prioridades mencionadas pelo vizinho Claudio Darwin. Em relação as nossas contas eu também concordo com o Sr. Lenio quando diz que precisamos fazer "uma análise ponto a ponto, avaliando sua importância e analisando a redução ou a eliminação temporária da despesa até nosso equilíbrio financeiro".
    Bem, minha sugestão é que criemos um grupo de moradores que estejam dispostos e disponíveis para junto com o grupo fiscal desta chapa do síndico, fazer uma análise de tudo que está acontecendo, pensar em alternativas e apresentá-las (para todos os moradores) numa assembleia extraordinária - eu acredito que precisamos agir a curto prazo, se possível daqui a 30 ou 40 dias nos reunirmos em assembleia para decidirmos que atitudes deverão ser tomadas. É imprescindível, na minha opinião, aproveitarmos todo o material elaborado pelo vizinho Carlos Gusatti para nos auxiliar nesta análise. Por favor Sr. Carlos Gusatti, eu gostaria de conhecer a realidade da situação financeira do condomínio, se puderes me receber, eu ficaria agradecida. Att. Ângela Ungaretti M7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, terei o maior prazer mostrar a situação financeira do condomínio, da forma como compilei todas os lançamentos extraídos dos extratos da Auxiliadora Predial. A partir desse, a análise de tudo é fácil para você concluir.
      Podemos combinar por e-mail maiscantegril@gmail.com, para este final de semana nos encontrar, por favor, se tiver mais alguns vizinhos interessados pode levar junto. Att. Carlos Gusatti – N 01

      Excluir
  14. O condomínio contratou recentemente um funcionário "administrativo" bem caro. Além disso pagamos a Auxiliadora Predial e mais 3 salários mínimos ao síndico, além do valor de sua taxa condominial.

    Não seria hora de voltarmos a alguns anos quando síndico fazia o serviço administrativo residual mínimo de administração e não recebia salários?

    Na situação atual de penúria, sugiro que a assembleia corte o subsidio do síndico para ajudar. Vamos voltar à Convenção, que diz que o cargo de sindico será exercido de forma gratuita. A assembleia pode fazer isso, o que não acarretará em prejuízo algum para administração, que está como está.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  15. Quanto às agressões anônimas, há condôminos que se prestam a isso. E muito pior, como o caso da denúncia "anônima" (hoje já se sabe quem foi) e falsa ao Conselho Tutelar contra mim.

    A internet dispõe de meios de saber qual é o computador do anônimo em qualquer situação.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.