terça-feira, 23 de julho de 2013

Notícias da Assembleia

Na tarde de sábado último estivemos presentes numa assembleia da fase 2 que mostrou-se proveitosa, rica e objetiva.
Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Viamão, do setor de Meio Ambiente, para nos orientar, assessorar e trazer boas notícias quanto à atenção ao nosso condomínio. Disseram também que é preciso licença para qualquer intervenção na natureza e quando ocorre desmatamento parcial ou total, a Prefeitura só verifica o ocorrido se tiver alguma denúncia. Deixaram o telefone da secretaria para contato.
O Sindico informou que a CEEE de Viamão receberá um investimento vultoso e, segundo informação, um valor expressivo estaria destinado a instalação de cabos ecológicos e transformadores no condomínio Cantegril. Informou também que a CEEE vai começar a trabalhar nas podas a partir de 2ª feira
Foi formada uma comissão eleitoral para regrar as eleições que ocorrerão em agosto próximo.
Também foram tratados os assuntos do Fundo de Reserva água: Constatou-se que a receita (50%) destinada para custeio das despesas com produção, manutenção e tratamento da água não cobrem os valores gastos; portanto, deliberou-se que 25% do saldo do fundo de reserva de água seja transferido para a conta comum, uma vez que a mesma encontra-se negativa e que a receita da água que é transferida para a conta corrente não cobre as despesas de geração da água. Entendendo-se que o fundo de reserva de água é gerado pelo consumo de água individual de cada morador, não é correto a utilização deste fundo com a finalidade de investir em outros setores que beneficiarão também aos que NÃO contribuem para o mesmo.
Outro tema que foi tratado foi a liminar que tenta anular o que foi decidido na última assembleia sobre o uso indiscriminado de procurações e também notícias sobre outras ações judiciais. O assessor jurídico, que tem por tradição não perder nenhuma ação do condomínio, Comprometeu-se em entrar com recurso de Agravo de Instrumento junto ao Tribunal, buscando assim, seguir valendo o que foi decidido pelos presentes naquela assembleia, após exaustivo trabalho de 8 meses de encontros abertos a quem quisesse participar. O assessor jurídico confirmou que vai defender a decisão da maioria que aprovou as mudanças no Regimento Interno na última assembleia. Contamos com mais esta vitória democrática em nosso condomínio.
Grupo MaisCantegril.
----------- xxx -----------
- solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados.
- as opiniões expostas nos comentários não representam necessariamente as opiniões do grupo maiscantegril.
 obrigado.
grupo MaisCantegril

6 comentários:

  1. Bom dia!
    Saiu "melhor que a encomenda" a assembléia do dia 20, conforme o relato acima. Parabéns a quem pôde participar.
    Qual o telefone da secretaria do meio ambiente de Viamão cas o seja necessário contato para quem quiser denunciar o desmatamento no momento em que está para ocorrer.
    Abraço Lylyane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylyane, os contatos que foram informados na assembleias foram:

      demam@pmviamao.com.br
      Lucilene Dornelles Fraga
      Fone 3427.7612
      Departamento de Meio Ambiente SMDE

      Excluir
  2. Só se lamenta que o "advogado" tenha que se "comprometer" para defender a assembleia e suas decisões. Era uma obrigação dele. Agora vamos ver se como ele vai argumentar contra os próprios argumentos que foram anexados à ata. O síndico, em defesa da assembleia, deveria nomear outro advogado para o caso, como já fez em outras ocasiões. É muito suspeito um advogado que é, por escrito, foi contra um ato da assembleia, possa defendê-la em juízo. O que não dirá o juiz confrontando a ata, em que foi anexada seu primeiro parecer e os argumentos de seu recurso?

    O prazo está correndo. 10 dias.

    Marcus
    H22 3 H23

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, peço desculpas pq o texto ficou longo demais e isso dificulta a disseminação.
      O que podemos "pinçar" deste texto acima .. como sendo o mais importante é que uma remoção total ou de 100% poderá SIM ser autorizada pela Prefeitura. Depende do laudo. Sempre foi assim. Inúmeras vezes remoções totais foram realizadas e aprovadas pela Prefeitura nos diferentes Condomínios. Quero ver se esta nova gestão vai fazer diferente. Acho pouco provável.
      O que tem feito a diferença é a conscientização .. do executor do laudo e do proprietário do lote.
      Obs.: A medida compensatória .. que seria a Prefeitura se responsabilizar pelo plantio de nativas na cidade não é realizada. As mudas vão se aglomerando em grande quantidade no viveiro, passando do ponto e a Prefeitura não dá conta disso.
      Obs.: pessoal do Blog ... quero que coloquem esta mensagem e não penúltima.

      Excluir
  4. Para aqueles que se incomodam c/ as "limpezas" totais nos terrenos .. assim como eu. Pensem no regimento interno das suas respectivas fases.
    Por que vc defende a "limpeza" parcial e ñ total dos terrenos? Re: Por que é perfeitamente possível, ambientalmente mais adequado e financeiramente mais barato p/ o dono do lote. Sem falar na descaracterização...
    Fiz diversos laudos por aqui e me responsabilizo por eles. Os proprietários dos lotes aceitam as minhas ponderações. Marco as plantas que precisam sair e marco aquelas que podem ficar pq ñ atrapalham em nada a obra e os objetivos do proprietário. É uma maneira de preservar ... até porque ñ sei se as fases possuem área de reserva legal devidamente atualizada. Obs.: Esta é a minha maneira de proceder e não posso falar pelos outros profissionais que elaboram laudos por aqui. Realmente eu não sou o único que executa este tipo de serviço por aqui.

    Augusto A. G. F4

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.