terça-feira, 6 de agosto de 2013

Texto a pedido do vizinho Pedro Costa

Carta para o próximo Síndico(a)
Logo, logo estaremos nós moradores da Fase 2 recebendo a carta de convocação para as eleições condominiais. Gostaria de falar  um pouco dos desafios que o próximo síndico (a)terá. Não tenho a pretensão e capacidade de escrever aquelas belas mensagens que recebia nos boletins das administrações anteriores, onde o assessor jurídico escolhido pelo síndico falava nos desafios e responsabilidades que o cargo de síndico possui e também no interesse da coletividade.
O primeiro desafio do síndico é apaziguar os ânimos de diversos moradores, por um lado há os que defendem a manutenção de tudo como está e por outro, os que querem mudanças. Como já tenho me posicionado pela busca de mais transparência na administração e tenho muitos exemplos práticos sobre esse tema: registro em livro de ocorrência, processos não detalhados para a assembleia, e-mail não respondidos pela administração, inadimplentes participando da administração e  quando barrados ficando magoados com o síndico etc.Tomo partido dos que querem mudança, sem cerimônia.
Vimos agora, exemplo dessa disputa na limitação do uso de procurações onde um grupo de moradores convenceram o síndico a chamar uma assembleia específica para limitar o uso delas, e que foi aprovado por ampla maioria e do  grupo que acha que o síndico e os conselheiro eleitos saem  moralmente fortalecidos com o uso abusivo delas, mesmo algumas sem validade o que pude constatar  graças a boa vontade de uma funcionária da imobiliária Auxiliadora, que não prestou atenção no que o outro colega disse e me cedeu algumas cópias e  que estão em mais um processo, no Fórum de Viamão.
Mas voltando aos desafios e conselhos ao síndico, o primeiro é resgatar moralmente uma questão: dar a todos os moradores tratamento igual, não se preocupar se o morador o apoiou na eleição e sim se ele esta certo perante a lei. Alias, futuro(a) síndico(a), não se isente de pagar o a taxa condominial, mesmo que a assembleia, equivocadamente, tenha decidido ir  contra a convenção, na sua eleição. Escolha pessoas para trabalhar que sejam de sua inteira confiança afinal quem responde pelos atos de seus subordinados é você, inclusive criminalmente. Tenha controle de seus funcionários, não os autorize a assinar declarações contraditórias ou   mover processos contra moradores,  mais ainda se julgados  improcedentes pela  justiça e sem autorização da assembleia. Lembre-se que no exercício da sua função poderão  aparecer muitos amigos que logo pedirão algum favor e se não realizado serão os primeiros a abandoná-lo. Não faça nada sem o conhecimento da assembleia:     obras, contratação de serviços, compras, processos judiciais, divida com a assembleia, é sua garantia de não arcar pessoalmente com o ônus. Não suspenda nenhum leilão judicial sem o conhecimento da assembleia, mesmo que  haja algum apoiador seu  interessado. Não isente ninguém de pagar a cota condominial ou as multas e leve todos os inadimplentes para cobrança judicial, inclusive eu se estiver nesse caso, pois quem se sacrifica em pagar em dia o condomínio vai se sentir lesado e isso é ilegal.
Não permita  que os funcionários emitam opinião sobre a conduta de moradores, ou tenham intimidades com eles como: frequentar a casa ou dirigir o carro durante o expediente, ficar de brincadeirinha na portaria, ficar de papo com empregados domésticos, ou fazendo pequenos favores a quem quer que seja durante o horário de trabalho e ainda espalhando pelo condomínio que perderão o emprego caso outro que não seja seu apoiador concorra contra você.
Tenha em mente que o seu cargo é visado e muitas vezes falarão mal de você, inclusive sua esposa(o) se for casado(a), pois um bom síndico(a) dispensa seu tempo para resolver problemas dos outros deixando de lado sua família em prol da coletividade e os cônjuges são os primeiros a reclamar, inclusive há casos de divórcios.
Não nomeie ninguém a falar em seu nome, principalmente nas assembleias fica fácil perceber quando um síndico(a) é influenciado e não tem voz, fale com a autoridade que você possui e que não é pouca; fale  em nome do coletivo e não tenha medo de assumir seus erros. Lembre-se que os méritos e desacertos de quem o antecedeu fazem parte da história e que agora o momento é outro, é o seu. Deixe boa impressão e um bom sucessor. Após sua gestão sentirão a sua falta e falarão bem de você, inclusive nas assembleias.
Para finalizar, te desejo sorte, bom-senso e tolerância. Se precisar ajuda meu endereço é Pitangueira 25, mas não apareça para pedir procuração.
Boa gestão.
Pedro Costa.

Um comentário:

  1. Este caso das procurações é, no mínimo, muito estranho, principalmente por "reverter" totalmente o andamento normal deste tipo de instrumento legal, onde normalmente quem precisa de um procurador vai em busca de um, e não o contrário como tem acontecido fartamente em várias fases do Cantegril.
    Que tipo de relação democrática pretendem pessoas que tentam obter uma falsa maioria de votos através de uma caçada quase imoral de procurações de outros vizinhos?
    Fica, realmente, muito difícil de entender... ou será que nem é tão difícil assim?
    Augusto Ferreira

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.