segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A PORTARIA NOVA É ASSUNTO VELHO - Texto a pedido do morador Cláudio Darwin.

Este assunto da criação de uma nova portaria nas dependências do Clube, com a finalidade de atender os Condomínios é bastante antigo. No início da década passada, mais precisamente no ano de 2002, após uma longa disputa judicial, o Clube e alguns condôminos chegaram a uma solução negociada e firmaram um acordo. Entre os seus itens, o documento, contemplava a construção de uma nova portaria nos domínios do Clube, junto a Av. Salgado Filho. Esta portaria, teria por finalidade  atender exclusivamente os Condomínios. Os custos da obra seriam suportados inicialmente pelos Condomínios, que posteriormente seriam ressarcidos pelo Clube, dentro de um prazo determinado.
Outro item importante do acordo, era o que estabelecia para os não sócios, a cobrança de  um valor menor do que o da mensalidade cobrada pelo Clube de seus sócios, a título de  taxa de passagem. Assim, o não sócio  acederia aos Condomínios via Clube.
É verdade que o acordo firmado não prosperou. Apenas a taxa de passagem passou a ser cobrada dos não sócios.
Em 2008, novamente o assunto veio à baila. Nesta ocasião o Clube nomeou uma Comissão para estudar mais detalhadamente o referido acordo. As conclusões foram de que o mesmo era totalmente inexequível. Havia inúmeros motivos de ordem legal e operacional que impediam a sua realização.  A sugestão oferecida pela Comissão,  foi a de que o Clube deveria estabelecer um critério especial, para  que os condôminos não sócios, se associassem ao Clube.
Agora em 2013, o Clube e os Condomínios,  discutem novamente  a construção de uma nova portaria. A pressão para que isto ocorra, tem no momento um terceiro envolvido. O poder público.   Segundo os órgãos governamentais responsáveis, será criada em breve, uma terceira faixa de rolamento, na Av. Salgado Filho. Isto implicará no seu alargamento.  Por consequência  haverá a desativação da atual portaria do Clube, e a construção de uma nova  mais recuada.
O Clube ao que tudo indica, pelas suas colocações, esta desejando uma participação efetiva dos Condomínios nesta empreitada. Uma das suas justificativas, é que o projeto da nova portaria contemplaria também um caminho exclusivo para os condôminos. Seria criada uma passagem asfaltada, aos Condomínios, que passaria entre o Campo de Futebol, e as Quadras de Tênis. Esta solução, segundo a Direção do Clube, evitaria  que a área do mesmo fosse dividida ao meio, por uma via de alta circulação de veículos. Ora, convenhamos, esta justificativa  apresentada , não resiste a mais tênue análise lógica e geométrica. A concretização desta proposta, é que dividiria a área do Clube ao meio. Portanto é altamente nociva aos interesses do Clube. Ao que tudo indica, esta proposta tem apenas o objetivo de atrair parceiros investidores, que estejam dispostos a participar dos seus custos de implantação. Na realidade, para a nova  portaria funcionar, mantendo os mesmos moldes atuais, fica claro que a responsabilidade da sua construção e operação, é uma exclusividade do Clube. O Clube constrói uma nova portaria, e tudo continua como até  então.
Caso os Condomínios desejem ter uma portaria exclusiva, como já foi proposto no acordo de 2002,  com frente para a Av. Salgado Filho, ou mesmo para a Rua Ospa, a situação muda totalmente de figura. Entretanto, sempre é bom lembrar que o Condomínio, por imposição legal, não pode investir recursos fora da sua área geográfica, por isto o investimento na construção da nova portaria, devera ser exclusivamente de responsabilidade do Clube. Além disto, tem o aspecto de operacionalidade. Quem seria o responsável pelo funcionamento da mesma?  Se realizado pelos Condomínios, os mesmos seriam diretamente responsáveis pela entrada de pessoas estranhas nas dependências do Clube. Não sei se tal solução seria aceita pacificamente pelo Clube e se os Condomínios estariam dispostos a assumir esta responsabilidade. Alem disto, persistiria o entrave dos Condomínios colocar recursos financeiros (manutenção, salários etc) fora da sua área geográfica, o que é vedado para os Condomínios.
No caso do Clube construir e ficar com a operacionalidade da nova portaria, exclusiva para os Condomínios,  obviamente  o  Clube  exigiria uma compensação financeira. Isto posto, novamente ocorreria a situação de aplicação de recursos por parte dos Condomínios fora da sua área geográfica,  que como se sabe, é vedado legalmente. 
Como se pode ver até aqui, o assunto  além de velho, é um tanto indigesto. No entanto, quero lembrar a Comissão encarregada de buscar uma solução para o tema, que  atente nas possibilidades da participação da Associação de Moradores  ou  até da criação de uma nova personalidade jurídica com fim específico. 

Claudio Darwin
Rua Pau Brasil, 543 – Fase II
-solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados.
-as opiniões expostas nos comentários não representam necessariamente as opiniões do grupo maiscantegril.
obrigado.
grupo MaisCantegril

6 comentários:

  1. Prezado Cláudio:

    Faço apenas uma correção no teu texto: a finalidade da portaria do Clube é atender aos SEUS SÓCIOS e não aos condomínios. Existe uma coincidência de a maioria dos sócios ser de condôminos. Disso decorre que, se o clube quer ou precisa fazer melhorias em sua área, que cobre dos SÓCIOS PROPRIETÁRIOS, que são os beneficiários diretos por qualquer benfeitoria no clube, como bem escreveste. Há os beneficiários indiretos, os SÓCIOS CONTRIBUINTES, de quem se cobra a mensalidade para USAR O CLUBE, o que inclui passar por ele, o que nem vale mais a pena, dada a penúria e feiúra de sua sede atualmente.

    Nosso condomínio, a FASE II já gastou fortunas de dinheiro, na administração principalmente do síndico Ivo Hoerhle, com uma portaria naquele clube. Gastamos com projetos no DAER, pagamos engenheiros, taxas, registros, plantas, etc. TUDO SEM APROVAÇÃO DA ASSEMBLEIA. Não deu em nada. Dinheiro pelo ralo. Só consegui ver esses documentos por processo judicial e cujas cópias me foram apresentadas na frente de um tabelião, que lavrou uma ata notarial do fato.

    Se vão alargar a RS 040, é hora de os Condomínios (as Fases, não o Clube), apostarem na passagem, como consta de nossas escrituras, pela Rua Ospa, que certamente será asfaltada. Por um pequeno trecho de asfalto, já poderemos chegar ao trevo que fica antes da Ospa, economizando tempo e dinheiro, pois não precisaremos mais das a volta pelo Seminário da PUC. Nem pagar mais ao Clube Cantegril.

    Obviamente os sócios PROPRIETÁRIOS do Clube Cantegril não têm interesse nisso, pois perderiam uma boa parte dos seus "sócios", que não se verão mais obrigados a pagar para passar pelo clube.

    Aliás, nem vale mais a pena passar pelo Clube Cantegril, O que está bom é por arrendamento a terceiros, O que restou, foi tomado por placas de propaganda. A entrada, degradada por estacionamento destinado aos que alugam o salão para eventos. Não vale mais a pena.

    O melhor é o Clube tratar de seus assuntos com seus sócios e não com os condôminos, que são coisas separadas. Se querem melhorias, façam suas assembleias DE SÓCIOS e pronto. Até porque não nos consultam para nada para fazer outras coisas. Nessas horas fazem como bem entendem em suas reuniões particulares. Além disso, o clube possui muito sócio proprietário remido, que não paga nada, e que se beneficiaria diretamente das benfeitorias erguidas por terceiros no seu patrimônio pessoal.

    Marcus
    H22 e H23

    ResponderExcluir
  2. Cheguei um pouco atrasado e não vi a apresentação do projeto da nova portaria que foi concebido, ao meu ver, apenas pela ótica do Clube. A primeira pergunta feita pelos participantes foi onde seria construída a nova portaria. O Presidente respondeu que o local seria o mesmo da atual e que no local sugerido próximo à Ospa dividiria o Clube ao meio. Disse que esse assunto já teria sido refletido/pensado/discutido nessa e em outras gestões. Então levaram anos para chegar a uma conclusão absolutamente inexplicável, injustificável e completamente ilógica. Sem querer desrespeitar ninguém, mas levei segundos para perceber isso.
    É exatamente no local atual que dividiria toda a estrutura do Clube ao meio! É evidente! Por outro lado, a proposta dos moradores colocaria a estrutura do Clube de um lado e o que ficaria na outra metade? Absolutamente nada! Só se o Presidente e seus antecessores estão vendo algo que desconhecemos.
    O que é melhor para o Clube, uma via de acesso de alta mobilidade isolada à estrutura do Clube e consequentemente aos associados ou uma via cortando as quadras de futebol, tênis, churrasqueiras, acesso à piscina, eventos no salão etc.
    A proposta do Clube tumultuaria a atividade dos associados e os colocaria em risco quanto à segurança com o trânsito. Eu gostaria de acessar à Fase 4 sem atrapalhar ninguém. Gostaria de passar por um cantinho isolado sem importunar seus associados. Não gostaria de dividir espaço às cotoveladas na fila de carros com pessoas que pagaram para ingressar nos eventos organizados pelo Clube e que obviamente tem prioridade. Não quero ser um estorvo para o Clube...um chato ranzinza revindicando coisas. Quero libertar o Clube da minha presença indesejável como sócio pedágio chorão. Não sei porque o Clube não me expulsa! Reconheço, porém, que POR ENQUANTO é negócio para mim.
    Acho que o Clube deve ser preservado e o acesso é seguro. Essa é a razão para eu ser um sócio-pedágio convicto.
    Sr. Presidente, se eu der dinheiro para a nova portaria, o que eu ganho em troca? Devo aumentar seu patrimônio por bondade? Vou pagar menos na minha mensalidade? Por quanto tempo? Quanto vai custar o pedágio no futuro? Tenho direito a voto? Que garantias ou vantagens eu teria?
    Como o Clube me trata?
    O calçamento fica insuportável até que se faça algo. Quando fazem é mal feito e me obriga a andar em via alternativa com crateras que quase quebraram meu carro ao meio. A reforma da piscina foi um fiasco, reduzindo até a temporada. Os banheiros e vestiários caindo, instalações elétricas e hidráulicas podres, paisagismo abandonado mas com um barzinho, no nível da água, novinho. Quem não trocaria esse barzinho por banheiros melhores? Conhecem o Galpão crioulo do Clube? Aliás, o que o Clube oferece aos seus associados pedagiados? Como está a reforma que fizeram no Salão principal? Como ela está? E a nova abertura que fizeram na fachada do salão principal? Aquela que colocaram uma rampa de madeira que ficava atravessada na via. Que lindo! Que iniciativa criteriosa! Que senso arquitetônico! E o paisagismo do Clube? Como estão lindas aquelas churrasqueiras no meio das árvores! E os canteiros? Quanto investimento e atenção! E o buraco na estrada em frente ao Clube! Estão esperando o Estado ou o município tapar! E as lixeiras feitas de tubulações! Lindas! E as eternas obras nas bocas-de-lobo? Que velocidade! E o festival de placas de propaganda no caminho dos...no caminho de quem mesmo? No nosso? Então o Clube tá faturando conosco? E a renda vai para onde? São só exemplos. Existem muito mais...
    Quais os sinais que o Clube nos passa? Ele quer nossa parceria? Não vejo nenhum parceiro do outro lado!
    Parabenizo a gestão do Clube pela iniciativa da reunião, mas é muito cedo e muito precipitada a tentativa de reformas no Clube patrocinadas por mim, por nós! Temos muito o que conversar, Sr. Presidente, até me convencer a meter a mão no meu (no nosso) bolso sem um retorno justo, adequado, democrático e totalmente transparente.

    ResponderExcluir
  3. Sergio Veloso Lima - Fase 3.
    Vamos analisar a questão da nova portaria, a situação do clube e dos condomínios, respondendo às seguintes perguntas:
    1. A nova porta ria é realmente necessária? Sim, e deverá ser recuada considerando que existe o projeto do DAER de criar uma terceira faixa na Av. Sen. Salgado Filho. Por sinal, esta 3ª faixa nos será muito útil, principalmente considerando que teremos finalmente uma pista de acesso para facilitar a entrada-saída de veículos, tal como existe na frente do Campus da PUC (Seminário). Pelo que sei, haverá também uma alteração no local da parada de ônibus, o que facilitará também o escoamento do nosso tráfego, principalmente nas horas de pico.
    2. A portaria deverá ser de uso do clube e dos condomínios, ou somente do clube? A meu ver, deverá ser de uso tanto do clube como dos condomínios, embora possa ter portões de acesso separados para facilitar o controle, conforme prevê o projeto apresentado (parcialmente) pelo clube. Ocorre, como já foi mencionado nos comentários anteriores, que salvo melhor juízo, não seria viável para os condomínios construírem e operarem uma portaria fora da área dos mesmos (seja na Av. Sen. Salgado Filho, seja na rua Ospa), devido a aspectos jurídicos (questão a ser melhor analisada, talvez).
    3. Como fica a situação dos não-sócios? Confesso que não sei com está sendo o acesso dos não-sócios, com o fechamento do portão da rua OSPA, na Fase 1. Mas a meu ver, este problema não deveria nem existir, por que acho que não deveriam existir não-sócios. Explico: já fui proprietário de lotes em primeira mão na Fase 2 e fui o primeiro comprador de lotes da Fase 3, onde moro há 21 anos. Portanto, com exceção da Fase 1, que acredito não teve o seu lançamento muito divulgado na mídia, pude conhecer os trabalhos de divulgação e promoção das demais fases - todos apresentando uma ideia em comum, tipo "compre um lote no Condomínio Horizontal Cantegril e ganhe o direito de desfrutar de um clube campestre". Ou seja, a ideia do Condomínio Horizontal Cantegril nunca esteve desassociada do Clube Cantegril, embora talvez isto não estivesse explícito nos documentos escriturais de compra e venda. Mas estava nas propagandas oficiais da(s) incorporadora(s) deste(s) empreendimento(s). Portanto, não tem sentido o Condomínio Horizontal Cantegril (CHC) desassociado do Clube Cantegril. Até porque se assim não fosse, o condomínio não mereceria este nome e seria um condomínio de casas como qualquer desses outros que existem por aí. Justamente o que valoriza o CHC é o fato de se poder ter o clube à disposição. Ou seja, valorizando-se e melhorando-se o clube, estamos automaticamente valorizando o nosso patrimônio pessoal, embora não sejamos proprietários do clube, apenas usuários contribuintes. O que não quer dizer que não devamos ter o direito de opinar e votar sobre as ações administrativas do clube.
    Quanto à questão da mensalidade, creio que se pode chegar a um valor adequado para que todos possam ser associados sem precisar "abrir um rombo" no orçamento familiar. Em troca de poucas dezenas de reais, poderemos ter um clube renovado e atuante e o nosso patrimônio pessoal valorizado.
    4. Questão do transito de veículos dentro do clube. Este é um problema que existe hoje e continuará existindo se não for mudado o trajeto atual, com a passagem dos veículos na frente do salão e - pior - por baixo da marquise da porta principal! Acho um absurdo os veículos dos condôminos estarem disputando espaço com as pessoas que frequentam o clube nos dias de festa, criando constrangimento e perigo para ambos os lados.
    A meu ver, a melhor solução seria asfaltar o acesso que passa pelo campo de futebol e o desvio utilizado pelas vans e micro-ônibus (que tem sofrido bastante com os buracos nos dias de chuva), retirando finamente o tráfego da frente da sede do clube.

    Saudações a todos.
    email: sergiov.lima@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sérgio!
      Me permita discordar. Não existe absolutamente nenhuma relação automática ou necessária entre o Clube e as Fases (Condomínio).
      Se és morador antigo sabes da história do Condomínio. A concepção do Condomínio era essa que colocaste mas o desfecho foi outro bem diferente. Inicialmente o Condomínio era para abrigar exclusivamente associados.
      Pelo que sei os moradores mais antigos como tu, compravam os lotes e ganhavam um título do Clube se já não o tinham. Mas isso é muto antigo e a realidade é totalmente diferente hoje. A maioria das construções são recentes, não ganham título de Clube nenhum. As vendas de lotes não dizem respeito ao Clube. Hoje as Fases são independentes e precisam se organizar porque a Construtora deixou seus projetos executivos pela metade. Ou deveria responsabilizar o Clube? Quantos problemas os moradores enfrentaram e ainda enfrentam por esse calote na estruturação do Condomínio. Pagamos pelo nosso condomínio. Pagamos pela nossa administração. Pagamos pela estruturação das áreas abandonadas e pagamos em alguns casos, para surpresa de muitos, apenas para acessar nossas casas.
      Quando as pessoas compram terrenos e constroem no Condomínio Cantegril fazem isso absolutamente desassociadas do Clube Cantegril, Só é sócio do Clube quem quer, quem acha que vale a pena. Por que então o Clube criou a categoria sócio-contribuinte? Para atender/alcançar quem? A Fase 4 onde moro tem sua portaria independente e tem um custo alto. Sou sócio pedágio do Clube por opção e o motivo é a segurança e o meu medo de ver esse clube/área se transformar em algo muito pior.
      Sérgio, essa coisa de sede campestre é muito bonito no nome e no passado pode até ter sido bem legal, mas agora??? O que essa sede campestre nos oferece?
      Concordo contigo quando tu falas sobre a valorização que o Condomínio teria se o Clube fosse recuperado e preservado. Hoje, ao contrário do que dizes, acho o Clube é sucateado e só está de pé porque parte dos condôminos pagam para usar a portaria. É o Clube que tem que valorizar os moradores. Hoje é o Condomínio que valoriza/sustenta o Clube e não o inverso. Para quem são as propagandas nas placas que acompanham a via de acesso ao Condomínio? Os expositores visam quem? Para quem existe uma padaria, uma academia e restaurante no interior do Clube? Para os sócios proprietários de títulos? Não...para os moradores e vistantes dos moradores. O que seria do Clube sem os moradores e pedagiados?
      Por outro lado por que a Fase 2, 3 e 4 tem portaria? Bastava o Clube fazer o controle na entrada da "sede campestre do Cantegril". Quanta economia fariam.
      Enfim, Sérgio, acho que o Clube precisa conquistar mais associados e deve fazer isso com iniciativas competentes e bem mais simpáticas aos moradores.
      Sobre a nova portaria me parece que ela terá que ser feita de qualquer forma. Então porque devo colaborar? O Clube tem alguma proposta? Se o clube quiser aumentar agora ou futuramente o valor do pedágio, cabe a mim analisar e concordar ou não. Se não concordar usarei a portaria da Fase 4 e pronto!!! Que o Clube faça uma campanha estadual/mundial para atrair novos sócios com toda essa maravilhosa estrutura e que seus sócios proprietários sejam muito felizes!!!
      Lamento de verdade, mas é minha opinião.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Ainda não sou morador efetivo do Cantegril apenas tenho um terreno na fase IV e pretendo construir ainda antes do fim do ano, porém já estou começando a me ambientar com os assuntos e gostaria de expressar a minha opinião:
    Acho que a cobrança de passagem pelo clube é um absurdo, absurdo porque se o morador usa apenas para passar este valor não se justifica, porem vejo que este dinheiro que entra para o clube é um dinheiro que vem de forma muito fácil e o clube não vai abrir mão tão facilmente assim.
    No meu ver a forma mais correta de ser feita esta cobrança seria assim: Para aqueles que querem usar só a passagem deve-se ratear entre todos o custo da preservação e conservação do caminho (estrada) que os mesmos usam.
    E vamos ser realistas o valor que se gasta com a manutenção é muito menos que este valor que é cobrado hoje.
    Segundo ponto se tivesse a entrada pela rua Ospa seria muito simples os moradores das fases I, II, III e IV que não querem ser sócios do clube pagarem guardas para ficarem em uma guarida colocada nesta entrada.

    E outro ponto que me chamou a atenção foi no comentário do Sergio que diz: "compre um lote no Condomínio Horizontal Cantegril e ganhe o direito de desfrutar de um clube campestre".
    Desculpe eu discordar , mas no meu caso não foi assim eu comprei um lote pensando em um condomínio fechado e com segurança.
    A parte do clube pra mim esta muito mal cuidada e não tenho o menor interesse que usar qualquer beneficio do clube.
    Bom esta é minha opinião, volto a citar que eu ainda não estou morando ai.

    Grato
    Edinei Fase IV

    ResponderExcluir
  5. Noticias ref. abertura da Ospa.

    http://www.jornalcantegril.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=267:noticias-sobre-a-reabertura-da-ospa&catid=1:pagina-inicial

    Grato
    Edinei Fase IV

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.