terça-feira, 26 de julho de 2011

Cantegril e Árvores

Cada um de nós quando veio morar aqui, ou quando diz para alguém que conhece o lugar onde moramos, tem a lembrança viva de que Cantegril lembra árvores. Isso nos foi sistematicamente lembrado quando compramos a casa ou o terreno, na hora de construir, etc. Mas no dia a dia, sabemos que a situação é mais complexa, árvores são seres vivos, crescem, precisam de espaço, competem com os fios de energia, a rede de água, a visibilidade das ruas, a iluminação, o uso das calçadas, entre outros.
Diante disso, e de posições extremadas como "deixa a natureza tomar conta" ou "pavimentem tudo e cortem todas as árvores das ruas", há vários anos, um grupo de moradores vêm tentando debater, propor um planejamento e iniciar o manejo da nossa arborização. a primeira iniciativa concreta, foi ainda na última gestão do Ivo, através do Rafael e do Ayub, que chegaram até a distribuir mudas na portaria, depois disso, na época do Evandro o Rafael fez algumas propostas, mas não foi para a frente, pois ninguém colocava em prática as idéias e nós, que defendíamos o verde, éramos chamados como ecochatos. Na última versão do regimento (2008/2009) conseguimos colocar como meta um prazo de seis meses para a Administração apresentar um Plano de Arborização. Durante o ano de 2010, com o Bueno à frente como síndico, a Comissão de Meio Ambiente, da qual tive a honra de participar, elaborou o plano e o mesmo foi aprovado em 25/10/2010 para ser implantado neste ano, contando, inclusive, com metas claras; até agora nada foi feito. O Plano faz parte do atual Regimento (Artigo 6º), mas talvez muitos moradores nem o conheçam, portanto precisamos colocar em prática, pois planos e ideias só trazem benefícios se executados, caso contrário, são apenas um conjunto de palavras e intenções num pedaço de papel (ou no espaço virtual).
Se você quer conhecer o plano acesse:
http://pt.scribd.com/doc/60951104/Plano-de-Arborizacao
Se quiser auxílio técnico sobre as árvores de seu terreno ou calçada, nos procure, com certeza teremos imensa alegeria em ajudar a tornar esse um Cantegril MAIS VERDE.

7 comentários:

  1. Quem de vocês já leu o Plano de Arborização do condomínio? Já viu se sua calçada precisa de adaptação ou se está nas normas, se não tem alguma intenção de adequar o espaço?

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa e meio para comunicar as alterações que regem nossas vidas no Cantegril. Plano de Arborização, alterações no Regimento Interno e cobrança da água foram modificações aprovadas e votadas por pouquíssimos condôminos que compareceram as Assembéias, mas deverão ser cumpridas por todos. Em agosto teremos eleição de síndico,é o momento de conhecer e escolher a melhor proposta. Vamos comparecer a Assembléia e participar/escolher o futuro do nosso Cantegril.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Mauro, mas o blog não é só meu, tive apenas a iniciativa de colocar no ar algo que muitos condôminos almejam que é um espaço para debater e ele só tem razão de existir se realmente servir como espaço democrático de debate de todos os moradores, pois aqui a nossa participação pode trazer a mudança. sou solidária contigo em relação á participação de todos, é preciso ir na assembléia, opinar, se inteirar e realmente conhecer as propostas de quem está se candidatando a administrar o condomínio; temos aqui muita coisa em jogo; nosso patrimônio, nosso bem estar e qualidade de vida e, acima de tudo, os sonhos construídos por todos nós. Não basta dar procuração e lavar as mãos fazendo de conta que nada disso me interessa!

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos....há mais de ano participei de uma assembléia que ficou decidido que limpariam as calçadas para os moradores caminharem, mas até o momento não vi mudanças....aliás o que já vi é casa soltando esgoto direto na rua.... e pergunto o porque que nunca ninguem fez nada?
    Vemos ações que fazem para uns moradores, mas para outros não...

    ResponderExcluir
  5. Olá vizinho, entendo seu sentimento, pois estamos todos muito frustrados com a não implantação do plano, algo que inclusive tinha ficado em assembléia soberana no ano de 2010. Espero que agora, diante de mais oportunidade saibamos avaliar muito bem as propostas e cobrar um cronograma de ação da nova gestão. O plano tá pronto há quase um ano, temos funcionários para executar, me coloquei à disposição, como técnica para orientar esse pessoal, mas nada andou... Quanto ao esgoto, é outro problema sério, urgente e que temos de tratar, ainda eta semana faremos um post aqui sobre isso, não deixe de ler e participar e venha você também nos ajudar a fazer do condomínio um lugar melhor para todos

    ResponderExcluir
  6. Triste é ver os novos moradores. Principalmente na 4, chegarem sem quaquer ou pouco planejamento e depenar o terreno antes de se quer ter uma planta da casa. Sendo que a menos de uma quadra há terrenos sem mato.

    Enquanto isso, moro na parte alta onde há apenas grama e estou plantando arvores em meu terreno.

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.