domingo, 25 de setembro de 2011

Otimizando recursos - A carona solidária

Essa semana que passou foi comemorado em diversas cidades do mundo o Dia Mundial sem Carro, na quinta 22 de setembro. Muitos de nos moradores talvez tenhamos pensado no momento: morando aqui no Cantegril é impossível de aderir a uma campanha dessas pois dependemos muito do carro. É claro que a opção de morar aqui, trouxe a muitos de nós uma dependência maior ainda do carro, pois as compras, as idas à padaria, farmácia, super, etc. acabam dependendo do uso do carro. Por outro lado, quem sai daqui todas as manhãs vê uma quantidade muito grande de carros saindo com uma ou no máximo duas pessoas. Neste sentido, alguns vizinhos já vêm comentando sobre a prática das caronas. Gostaríamos de usar este espaço aqui para propor isso de um modo mais concreto: oferecer o blog como um espaço para marcar encontros entre as pessoas que poderiam disponibilizar espaço nos seus carros e aqueles que se deslocam de ônibus para Porto Alegre. Neste momento é apenas uma ideia, desse modo diminuímos o número de carros na já tão lotada Avenida Salgado Filho. Do mesmo modo, vejo que muitos voltam sozinho e nem todo mundo ainda adotou a prática de oferecer carona para quem está no portão de entrada no clube. Esta é uma oportunidade de conhecer um vizinho, bater papo e descontrair. A carona tem também esse aspecto social, dia desses (vindo de carona com o vizinho Chico ali da Peroba) conversamos sobre como o fato de vir conversando com outra pessoa, nos torna motoristas menos estressados, menos nervosos no trânsito, além de colocarmos o papo em dia. Quem se anima a ser o primeiro a oferecer espaço e ajudar a diminuir o congestionamento nas ruas?

8 comentários:

  1. LEGAL ESSA IDEIA, VAMOS AJUDAR O MEIO AMBIENTE E TAMBÉM SERMOS SOLIDÁRIOS. ANTES DE TERMOS MUITOS AMIGOS VIRTUAIS, VAMOS CONHECER NOSSOS VIZINHOS E AGREGAR NOVOS AMIGOS REAIS.

    MARIA CRISTINA

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia, já colocarei em prática.
    E, pensando em conhecer mais e melhor os vizinhos, o que vocês acham de iniciarmos uma caminhada em grupo por aqui? Podemos iniciar na 5a, às 19hs, se o tempo estiver bom. Encontro prá saída na praça da 2, junto aos brinquedos das crianças pequenas.
    Quem quiser, sinta-se incluído e bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Sempre pratiquei a carona solidária, tanto do clube para o condomínio como do condomínio para o clube e na conversa sempre tenho companhia muitas vezes até Porto Alegre. Já conheci diversos vizinhos que se tornaram amigos com as caronas.
    Duas caronas marcantes aconteceram, uma foi de deixarem cair uma carteira no carro que foi o Sr. Xavier (esposo da Glória fase 4 - pizzas) e que para localizar minha pessoas fizeram uma grande caminhada e a outra carona no final tive a feliz surpresa de saber que estava dando carona a um grande amigo nosso também da 4 que é o Alexandre.

    Gilmara de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Olá - correção do comentário anterior

    Sempre pratiquei a carona solidária, tanto do clube para o condomínio como do condomínio para o clube e na conversa sempre tenho companhia muitas vezes até Porto Alegre. Já conheci diversos vizinhos que se tornaram amigos com as caronas.
    Duas caronas marcantes aconteceram, uma foi de deixarem cair uma carteira no carro que foi o Sr. Xavier (esposo da Glória fase 4 - pizzas) e que para localizar minha pessoa fizeram uma grande caminhada e a outra carona no final tive a feliz surpresa de saber que estava dando carona ao PAI de um grande amigo nosso também da 4 que é o Alexandre.

    Gilmara de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa! Adorei a idéia. Vou para Porto Alegre de segunda á sexta, saindo da fase 4 ás 06:30 pela Bento, pego a Protásio Alves para largar meu filho no Colégio Farroupilha e depois sigo até o bairro Bom Fim (chego em torno das 07:45). Saio de Porto Alegre entre 17:45 e 18:15 pela Ipiranga. Tem 3 lugares sobrando no meu carro. Alguém se habilita? Grande abraço! Carla Sperb

    ResponderExcluir
  6. Muito boa esta, eu sou de acordo com a carona solidária. Todos os dias retorno para minha casa depois do final das aulas da PUCRS, normalmente estou sozinho, posso dar carona para quem quiser, basta me procurar na loja de serviços de reprografia do prédio 50 e a carona será confirmada.

    ResponderExcluir
  7. Caros vizinhos solidários da ideia genial e inteligente da carona:

    Acredito que uma das ferramentas de efetivação desta idéia é a criação de um "bótom" ou uma bandeirinha com slogam ou marca de cada cadastrado na Administração do Condomínio, a ser utilizada como instrumento vizível de tal propósito. Também pode até, na própria bandeirinha destacando destino: "POA"; VIAMÃO; Z NORT; Z SUL; etc a ser ventilados pela Comissão Solidária...
    Particularmente, há cinco anos, desde quando me mudei pro Cantegril, venho me recorrendo de caronas de vários vizinhos conhecidos, ex-desconhecidos, amigos que sem nenhuma vergonha, me coloco com dedão caroneiro e tudo bem, vamos conversando, colocando novidades em dia, posicionando sobre questões nossas em comum e outras impressões pessoais impessoais, políticas locais, nacionais, internacionais, futbool, cinema, cultura, lazer e até, quando sobra tempo as previsões de tempo, etc, que na verdade é um dos momentos em que acontece integração social de nossa comunidade cantegriliana...

    Ps; quando falo da idéia da "bandeirinha" ou bóton só estou começando a pipocar idéias pois podemos pensar e outras formas alternativas e talvez mais eficientes....



    Adm. Adalberto Sanhudo Borba

    ResponderExcluir
  8. HOJE ESTA FAZENDO 2 MESES QUE ESTOU MORANDO AQUI NO CANTEGRIL FASE 2 E EM DUAS OPORTUNIDADES RECEBI CARONA DA MORADORA "CÉLIA" DA FASE 4 E FOI MUITO LEGAL, POIS NÃO CONHECIA NINGUÉM AQUI NO CONDOMINÍO E CONVERSAMOS BASTANTE ATÉ A ANTÔNIO DE CARVALHO COM A IPIRANGA.
    OBRIGADA "CÉLIA" POR ME SALVAR DE CHEGAR ATRASADA NOS MEUS COMPROMISSOS!!!

    ResponderExcluir

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.