domingo, 11 de agosto de 2013

Um País Chamado Cantegril


       Como é do conhecimento de todos, estamos atualmente vivendo um momento histórico de grandes transformações, não só em nosso país, pois isto é uma tendência mundial. Aqui no Brasil as manifestações ocorrem por diversos motivos, tais como, corrupção, má gestão e falta de transparência da coisa pública, faltas de investimentos em áreas essenciais para a população de baixa renda; enfim, motivos não faltam. E nós, muitas vezes ficamos só reclamando sem tomarmos nenhuma atitude para revertermos a situação, visto que a democracia é algo ainda muito novo para alguns.

E aqui no nosso quintal? Como anda a democracia e a transparência? Andam agonizando. Por quê? Porque depois  do grande esforço e trabalho despendidos nestes últimos oito meses e que resultaram numa assembleia que determinou por ampla maioria dos presentes (mais um abaixo-assinado com quase 200 assinaturas) que fosse regrado o uso das procurações em nosso condomínio; mais uma vez, apesar do desejo dos moradores, fomos derrotados. A democracia foi derrotada. Mais uma vez nosso assessor jurídico sai vencedor, pois como ele mesmo declarou, não acreditava que fosse possível o regramento; então não empenhou-se em revogar a liminar... Simplesmente entrou com o pedido e deixou que o ‘barco corresse’... como ele mesmo falou: ‘fiz o que estava ao meu alcance’. Sabemos que ações muito mais complexas foram por ele ganhas com muito êxito.
Tanto quanto o senhor que entrou com a liminar, quanto o assessor jurídico e também nós, sabíamos que é impossível alterar nossa Convenção. Por isso, foi feita a alteração em Regimento Interno. A liminar foi trazida a baila justamente porque há uma impossibilidade matemática de conseguirmos os 2/3 de votos a favor da alteração exigidos em convenção. Os 2/3 referem-se ao numero de lotes, sendo que as APPs e inadimplentes são lotes, mas não contam como voto e assim nunca se chegará ao número necessário para mudanças. Estamos reféns de uma convenção obsoleta (registrada no cartório em 05/02/90) que não dá mais conta do condomínio que é hoje. É nisto que os mesmos que fazem questão de manter as coisas como estão apostam e, mais uma vez, se movimentam para barrar a direção natural das mudanças e atualizações das normas de convivência. Tudo isso nos leva a perguntar: quais os motivos dessas pessoas que vão contra a democracia? Que motivos às levam a barrar a participação dos moradores nas decisões do condomínio?
Há três anos um grupo de moradores se reuniu e batizou-se como Grupo Mais Cantegril. Tem sido três anos de trabalhos e convivência aos quais nos dedicamos a compreender, organizar e ver onde estão os problemas de nosso condomínio e propor soluções viáveis. A questão é por que este grupo, que não é o administrativo, se dedica a isto? A resposta é bem simples. O fazemos porque somos parte de uma coletividade, coletividade esta que nos interessa diretamente, pois é nossa qualidade de vida e nosso patrimônio que ali estão. Fazemos porque cansamos de tanto amadorismo e falta de seriedade e competência nas administrações que se perpetuam. Fazemos por acreditar na transparência e na participação. Fazemos porque não podem mais achar que dá pra ‘levar no bico’ os moradores do Cantegril e depois empurrar ‘goela abaixo’ a conta da má gestão. Queremos que a nossa qualidade de vida e nosso patrimônio sejam tratados com a seriedade que merecem, pois somos todos cidadãos cumpridores dos nossos deveres.
E assim, como atualmente as pessoas de todas as idades e classes sociais  têm saído às ruas para protestar contra os descalabros que  vêm ocorrendo em nosso país,  devemos nós nos servir disto como referência para sairmos da zona de conforto e comparecermos à assembleia para fazer valer nosso direito de voto.
A convocação para a assembleia de eleições, que ocorrerá dia 15/8, traz em seu corpo que os candidatos podem se apresentar individualmente ou por chapa; porém, devido a uma ação judicial, o Art. 47 caiu e não é possível, pela nossa Convenção, a candidatura por Chapa.
É fundamental a presença de cada um.
Não dê procuração para que alguém vote em seu nome.
Se não puder ir, não dê procuração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos que os comentários sejam assinados e identificados para serem postados;
Obrigado. Grupo MaisCantegril.